Ex-prefeita de Brasiléia tem prestação de contas reprovadas pelo TCE

Ex-gestora de Brasiléia, Leila Galvão, teve sua prestação considerada irregular pelo TCE do Acre – Foto: Arquivo

Alexandre Lima, da redação

O Tribunal de Contas do Acre – TCE, divulgou no último dia 11 no Diário Oficial do Estado, o parecer da prestação de contas da ex-prefeita do município de Brasiléia, Ana Leila Galvão Maia, referente ao ano de 2008 com efeito de multa, que poderá ser cobrada via judicial.

A ex-prefeita petista, ainda teve em seu favor, o parecer favorável emitido pelo conselheiro Ronald Polanco que votou pela regularidade com ressalvas por entender que no caso da ex-gestora, não tenha havido observância e atendeu os princípios constitucionais da economicidade e eficiência.

Mas, os demais conselheiros não concordaram com o parecer e votaram contra a decisão, onde decidiram por maioria, pela emissão de parecer prévio considerado irregular a prestação de suas contas referentes ao material de consumo e incorreção no pagamento de subsídios da secretaria de obras.

Pela má gestão, lhe foi aplicada uma multa de R$ 7.140 reais em razão da irregularidade. O relatório técnico será enviado para a Câmara de Brasiléia, onde os vereadores deverão tomar ciência da decisão e se irão aprovar, ou não. Também foi emitida uma cópia ao Ministério Público Estadual e à Corregedoria do TCE, para a normatização sugerida neste acórdão.

Segundo informações, a ex-gestora petista já teria contratado um especialista para fazer um relatório a ser encaminhado ao TCE, para contornar a situação. O prazo seria um fator negativo contra si, aja visto que não tem maioria na Câmara de Brasiléia e já dispôs seu nome como pré-candidata a deputada no próximo pleito.

Obrigação

Segundo foi dito por um senador petista em sua última visita à Brasiléia, Leila Galvão tem obrigação de ser candidata, para provar que é merecedora do que vem recebendo pelo Estado.

Sem falar que não conseguiu votos no Município para o atual governador, presidente, não elegeu seu sucessor e passou a ser olhada de canto pelos cardeais do PT.

Leila e seu grupo está sendo considerada um dos culpados pela derrota do PT na regional do Alto Acre, juntamente com os outros prefeitos, que, apesar de terem recebidos tantos benefícios do governo, não conseguiram tirar os mesmos de algumas inadimplências enquanto gestores.

Atualmente, o calendário não está sendo muito amigo da ex-gestora, pois tem que se apresentar com suas contas em dia na convenção do seu partido. Só resta correr contra o tempo.

Veja parecer do TCE publicado no Diário Oficial do Estado no dia 11 do mês em curso.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima