Conecte-se conosco

Cotidiano

Ex-ministro Eliseu Padilha morre aos 77 anos

Publicado

em

Ele estava internado em Porto Alegre para tratar um câncer no estômago

Coordenador da transição, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, fala à imprensa, no Palácio do Planalto.

O ex-ministro Eliseu Padilha morreu na noite desta segunda-feira (13), aos 77 anos, em Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento para tratar um câncer no estômago, descoberto há um mês.

A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). “Com pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-ministro e ex-deputado Eliseu Padilha. Quadro histórico do MDB, ele foi ministro de três presidentes e se destacou na Câmara como hábil articulador político ao longo de quatro mandatos. Minha solidariedade à viúva, filhos e amigos”, tuitou.

Em nota, o MDB lamentou a morte do político. “Ele deixa forte legado marcado pela dedicação a projetos do Rio Grande do Sul e do Brasil”, destacou o partido. “Ajudou a construir e a consolidar a Fundação Ulysses Guimarães, braço de formação política e de plataformas políticas para o MDB. Padilha sempre será reconhecido por sua dedicação e lealdade.”

Natural de Canela, na Serra Gaúcha, Padilha era formado em direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e atuava como advogado e empresário. Ele deixou a esposa, Simone Camargo, seis filhos e cinco netos.

Filiado ao MDB desde 1966, Eliseu Padilha foi prefeito de Tramandaí (RS); deputado federal; ministro dos Transportes no governo de Fernando Henrique Cardoso; ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República no governo de Dilma Rousseff; e ministro-chefe da Casa Civil no governo de Michel Temer.

*Com informações da Agência Câmara.

Comentários

Cotidiano

Com apoio do Governo do Estado, Grupo Axé Capoeira realiza roda de intercâmbio na Cidade do Povo

Publicado

em

Por Ithamar Souza

O Grupo Axé Capoeira, em parceria com a Associação Cultural e Desportiva Axé Capoeira do Acre e com apoio do Governo do Estado do Acre, através da Secretária de Educação e Cultura, por meio do Departamento Estadual de Esporte, realizou uma roda de intercâmbio na tarde deste domingo (19), no Centro Comunitário no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.

A roda de intercâmbio foi realizada com alunos do Grupo Axé Capoeira da Baixada da Sobral e Cidade do Povo no Centro Comunitário. Durante a atividade, foi realizado além do aulão e a roda de capoeira, o coco de roda, frevo, samba de roda e samba reggae. Todos os elementos que compõe a cultura a afro-brasileira, organizado e ensinado pela Instrutora de Dança, Cristina Raquel, que no mundo da capoeira é conhecida como Graduada Pimenta.

A Graduada Pimenta tem vasto conhecimento no ensino das danças, tendo em vista ela ter grupos já formados e há muito tempo vem dando aulas desse seguimentos para crianças, jovens e adolescentes no Centro de Treinamento Axé Capoeira do Acre.

A roda foi conduzida pelo baluarte da Capoeira, Contramestre Adalcides (Tainha), que é um dos mais conhecidos no mundo desse esporte no Acre, além do Contramestre Malvado que é o Presidente do Grupo Axé Capoeira no Estado do Acre. A atividade contou a participação de aproximadamente 100 Capoeiristas e já foi considerado um dos maiores eventos esportivos realizados na Cidade do Povo.

As aulas de Capoeira na Cidade do Povo são coordenadas pelo Professor Tuche, que conta com apoio de alguns alunos “Borracha, Louva a Deus, Puguinha e Ximbinha”, que também auxiliam as aulas, que acontecem no próprio Centro Comunitário e no espaço da Igreja Católica na Comunidade São Marcos. Os alunos durante nas aulas são acolhidos e ensinados a arte da capoeira.

O Governo do Estado do Acre, através da Secretária de Educação e Cultura, por meio do Departamento Estadual de Esporte, apoiou atividade cedendo um microônibus para que transportasse alguns alunos do bairro Sobral na região da Baixada da Sobral para o Conjunto Habitacional Cidade do Povo, para que juntos realizassem esse evento. Esse momento permite a convivência harmonioso e troca de conhecimento e experiências na capoeira.

Nos próximos meses deverá ser realizado a 2° Edição dessa atividade no Centro de Treinamento Axé Capoeira do Acre na Baixada da Sobral, como forma de interatividade entre os capoeiristas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acreanos confirmados no Brasileiro da NHBA em São Paulo

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Bel vem realizando os treinamentos e sonha com uma grande campanha

A amazona Isabelly Cristine Valentim (Bel), Agro Campo, e o cavaleiro Roniglessy Nunes (Duty), Rancho Porta do Céu, serão os representantes acreanos na disputa do Campeonato Brasileiro da NBHA na prova do Três Tambores. O torneio nacional vai ser realizado entre os dias 3 e 11 de junho em São Paulo.

“A Super Semana é um dos eventos mais importantes da temporada. Teremos uma premiação de 400 mil reais para todos os torneios e isso movimenta os melhores do Brasil”, comentou o presidente da NBHA Acre, Kalú Ferraz.

Bel faz preparação

A amazona Isabelly Cristine vem realizando treinamentos físicos sob a orientação personal trainer Ane Lima, uma das mais conceituadas na área.

“O treinamento da Bel tem como objetivo o fortalecimento muscular. O esporte praticado por ela exige muito da sua postura e da força, principalmente, da musculatura do core (região central do corpo) e dos membros superiores. Estamos trabalhando forte em busca dos objetivos”, afirmou Ane Lima.

Calendário acreano  

Quanto ao início do calendário da NBHA, no Acre, Kalú Ferraz afirmou ter sido programada cinco etapas para a atual temporada.

“Estamos realizando alguns ajustes, mas teremos um 2023 bastante movimentado e com grandes eventos. Os nossos campeões garantem vagas nas competições nacionais e isso aumenta a importância do nosso circuito”, avaliou Kalú Ferraz.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Confederação atende pedido de presidentes e oficializa Copa Norte

Publicado

em

FOTO: ALEXANDRE LIMA

O departamento técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) resolveu atender o pedido dos presidentes na assembleia realizada nesse fim de semana em São Paulo e confirmou a promoção da Copa Norte na temporada de 2023. A competição vai ser disputada de maneira simultânea com a Copa Norte/Nordeste, evento programado para os dias 18, 19 e 20 agosto em Porto Velho, Rondônia.

“A criação da Copa Norte é muito importante para o nosso ciclismo. Temos mais chances de medalhas e também teremos os nossos atletas marcando pontos no ranking nacional”, explicou o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques.

2ª etapa do Estadual

De acordo com o Tuxauá Marques, a segunda etapa do Campeonato Estadual vai ser disputada no próximo dia 26.

“Faremos uma prova de estrada. Tivemos um excelente início de Estadual e queremos melhorar para a próxima prova, que será na estrada Trasacreana”, afirmou o presidente.

FOTO: ALEXANDRE LIMA

Comentários

Continue lendo

Em alta