Everaldo Gomes reúne secretários e autoridades para possível evacuação de ribeirinhos

Everaldo Gomes se reuniu com seus secretários, autoridades militares e vereadores, além de representantes do Meio do Ambiente de Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

O prefeito da cidade de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), realizou uma reunião de emergência em seu gabinete, onde convocou todos os seus secretários e convidou o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, vereadores e representantes da Secretaria de Meio Ambiente da cidade vizinha de Epitaciolândia.

A reunião, dar-se-á, pelo nível do Rio Acre que alcançou a marca de alerta durante o dia desta sexta-feira, dia 30, que é de 10,30cm. Foram traçadas metas de apoio para que caso seja necessário, a remoção de famílias que moram às margens do rio.

Mesmo com notícias de que o rio deu sinal de vazante em Assis Brasil desde terça-feira passada, o nível em Epitaciolândia ainda dá sinal de que está enchendo. A rua Olegário França, que dá acesso aos Bairros Eldorado, Leonardo Barbosa e Samaúma, falta pouco para que seja transpassada pelo rio.

Às 13h54, foi registrado 10,30cm nas réguas da estação de monitoramento a Agência Nacional das Águas – ANA – Foto: Alexandre Lima

Foi montado no gabinete, equipes que ficaram de plantão nos próximos dias. O Corpo de Bombeiros terão disponível, o Centro Cultural Sebastião Dantas, caso seja necessário um local para que seja montando um centro geral para coordenar os trabalhos de evacuação, transporte e apoio àqueles venham precisar.

Também ficou resolvido, caso seja necessário, o governo do Acre, através da Secretaria de Educação, a disponibilidade de escolas da rede estadual, aja visto que o Município não dispõe de uma com capacidade para receber muitas famílias.

Segundo o comandante dos Bombeiros, Capitão Fernandes, uma equipe estará monitorando o Rio Acre, juntamente com homens da Polícia Militar. Veículos da rede pública, juntamente com as corporações, também estão disponíveis para uma eventual enchente.

Foto: Alexandre Lima

“Estamos preocupados com as famílias que moram às margens do Rio, pois estes poderão ser afetados a qualquer momento. Mesmo com a vazante vindo de Assis Brasil, as próximas 24 horas será crucial, uma vez que encheu bastante deixando algumas famílias desabrigadas”, disse o prefeito.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima