Everaldo Gomes entrega plano de reconstrução de Brasileia para Sebastião Viana

Everaldo Gomes entregando o Plano de Reconstrução ao governador Sebastião Viana – Foto: Lair Sabino

Governador falou sobre da não mais construção da ponte e trecho da BR 317 entre Epitaciolândia e Xapuri

Alexandre Lima, com Samuel Bryan

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta sexta-feira, 22, o prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, junto com vereadores do município a deputada estadual Leila Galvão, para apresentar o maior até então feito, Plano de Reconstrução de Brasileia. Entre os investimentos de recuperação e a necessidade de casas para atender a população de áreas de risco, o plano apresenta um valor global de mais de R$ 54 milhões.

O prefeito Everaldo recorrerá principalmente ao governo federal para angariar recursos, e o governador Tião Viana prometeu analisar o projeto para ajudar como for possível. “Brasileia está passando por um momento muito sofrido em sua infraestrutura, mas também testemunhando uma revolução econômica. Iremos analisar muito bem esse plano. Eu quero deixar a cidade em uma condição muito melhor em quatro anos”, disse o governador Tião Viana, ao lembrar como a região do Alto Acre vem recebendo novos investimentos principalmente na suinocultura, na avicultura e na bacia leiteira.

O prefeito Everaldo agradeceu todos os esforços do governo no momento difícil de Brasileia, durante a alagação que deixou 90% da área urbana do município debaixo d’água durante a cheia histórica no começo do ano. “Este é o momento de nos unirmos em torno da população da cidade. Sabemos que é um momento difícil para o país na economia. Por isso eu venho pedir com muito carinho que o governador avalie esse plano e veja o que pode ser feito por Brasileia”, disse.

Tião Viana reforçou que, mesmo após o desastre ambiental, Brasileia vive uma revolução em sua economia (Foto: :Lair Sabino/Secom)

Entre os pedidos de apoio feitos ao governador, um está relacionado à disponibilidade da usina de asfalto para as demandas do município. A nova ponte de Brasileia também entrou em pauta. Promessa de Tião Viana para o município, ele atentou que os planos precisarão ser adiados, pois, após a nova cheia, um novo projeto precisará ser feito.

Segundo o governador não será mais possível a construção de uma nova ponte com o haviam anunciado, o projeto será transferido para uma nova área abaixo que está sendo estudada, uma vez que a cheia do rio Acre mostrou sua força com erosões e o Ministério da Integração teria condenado o projeto, restando somente a manutenção da existente.

“Não vou mais colocar o dinheiro naquele lado, por que não tem mais condições… O gatos de aterramento vai ser uma loucura e vai ter que subir a outra (…) vamos derrubar a ideia e precisamos (…) Veio engenheiros hidrológicos de São Paulo e as águas dão uma volta de 800 metros (…) entram do mesmo jeito e em 15 minutos pra água invadir pelo outro lado (…) pra gente não se iludir e estar unido na coisa”. Disse o governador.

Em relação a BR 317, disse que os trabalhos só poderão reiniciados, após serem concluídos os serviços de investigações no trabalho que foi feito a menos de um ano. Sebastião Viana falou que as empresas estariam sendo investigadas Pela Polícia Federal e Tribunal de Contas no trecho entre Epitaciolândia e Xapuri.

Desse modo, o governo do Acre estaria impossibilitado de fazer qualquer tipo de paliativos ou reformas nos 55 quilômetros. “Eu tenho as máquinas e só queria que devolvessem o material para começar os tapa buracos (…) e não seria problema meu. Por mim já tinha resolvido”, segundo Sebastião Viana.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima