Estudo detecta mais de 6 mil hectares em alerta de desmatamento até maio deste ano no AC

Análise chama atenção para o projeto de Assentamento Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, onde há mais de 400 hectares em alerta. Os alertas de abril foram os maiores desde 2015.

A primeira análise do projeto da Universidade Federal do Acre (Ufac) identificou que o estado tem 6.100 hectares em alerta de desmatamento até 22 de maio deste ano. O estudo é feito pelo Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGAMA) da Ufac.

O estudo é encabeçado pela engenheira agrônoma e mestre em produção vegetal pela Ufac e doutora em ciências florestais tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Sonaira Silva.

“Os alertas de desmatamento concentraram-se nos municípios de Feijó, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Rio Branco. O maior alerta do desmatamento identificado foi de 230 hectares em Feijó. Chamamos atenção também para a região do projeto de assentamento Santa Luzia em Cruzeiro do Sul, onde já identificamos mais de 400 hectares em alertas”, pontua a professora.

O objetivo é complementar os dados dos alertas e indicar onde pode haver um desmatamento (florestas derrubadas sem ser queimada).

O primeiro relatório da análise mostra ainda que abril deste ano foi o mês com a maior área de alertas de desmatamento desde 2015. Naquele mês, segundo o estudo, o estado teve mil km².

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência Brasil