Estudante paralímpica emociona 37ª sessão da Câmara de Brasileia com relato de superação pelo esporte

Maria Clara emocionou plenário ao relatar trajetória no esporte; estudante defendeu importância do esporte como ferramenta de inclusão e superação

A estudante Maria Clara, atleta paralímpica que representou os alunos com deficiência da rede públicafoi recebida pelo presidente Marquinhos Tibúcio (PP) na casa legislativa. Foto: cedida

A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça-feira (18), 37ª sessão ordinária especial com a presença da estudante Maria Clara, de 11 anos, atleta paralímpica que representou os alunos com deficiência da rede pública em tribuna da casa legislativa. A jovem, que participou dos Jogos Paralímpicos 2025, emocionou o plenário ao relatar sua trajetória no esporte, destacando a importância das atividades esportivas como instrumento de inclusão, superação e cidadania.

Em discurso que comoveu os presentes, Maria Clara compartilhou sua experiência pessoal no esporte paralímpico, destacando como a prática esportiva tem sido essencial em seu processo de desenvolvimento e inclusão social. Foto: cedida 

A casa legislativa aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os alunos que participaram do II Festival de Esportes Paralímpicos 2025, reconhecendo publicamente o esforço, dedicação e talento de cada um dos jovens atletas. A sessão reforçou o compromisso da Câmara Municipal com políticas de inclusão e valorização do esporte paralímpico no município.

A sessão especial serviu para reconhecer não apenas sua trajetória, mas também o esforço e dedicação de todos os estudantes que participaram do II Festival de Esportes Paralímpicos 2025 no município. Foto: captada 

No último dia 04, o município de Brasiléia foi palco do II Festival de Esportes Paralímpicos 2025, uma grande celebração do esporte, da inclusão e da superação. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Secretaria Extraordinária de Esportes e Lazer ( SEEL), do Governo do Estado do Acre, em parceria com a Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e da Secretaria Municipal de Educação.
O festival reuniu atletas, estudantes e a comunidade em um dia repleto de emoção e aprendizado, com a prática de modalidades como goalball, vôlei sentado, atletismo e bocha — esportes que valorizam a diversidade e promovem a participação de pessoas com deficiência nas atividades esportivas.
Mais do que uma competição, o evento teve como objetivo estimular a inclusão social, revelar novos talentos e difundir os valores do esporte paralímpico, como respeito, trabalho em equipe e superação de limites.
A Prefeitura de Brasiléia reforça o compromisso de continuar apoiando ações que fortalecem o esporte e garantem oportunidades iguais para todos, em parceria com o Governo do Estado e demais instituições envolvidas.

II Festival de Esportes Paralímpicos 2025, uma grande celebração do esporte, da inclusão e da superação.

Comentários

Publicado por
Marcus José