fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Estimativa de agosto prevê safra de 191,9 mil toneladas para 2023 no Acre

Publicado

em

Produção acreana deve ter aumento de 16,2% ou 26,6 mil toneladas em relação à estimativa de 2022. Dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE.

A estimativa de agosto para a produção acreana de cereais, leguminosas e oleaginosas ficou em 191.974 toneladas para 2023. O resultado representa um recorde para a série histórica, iniciada em 2006, e aumento de 16,2% ou 26,6 mil toneladas em relação a 2022, quando previsão foi de 165,2 mil toneladas.

É o que aponta o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado na última quarta-feira (6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mês de julho, a previsão da produção acreana teve uma leve queda de 561 toneladas. Já com relação à previsão de junho, quando a safra para 2023 era calculada em 189.934 toneladas, houve uma alta de pouco mais de 2 mil toneladas.

O estudo faz previsão sobre a colheita de produtos como amendoim, arroz, feijão, milho e soja. Além de outros itens como banana, café, cana-de-açúcar, fumo, laranja e mandioca.

O principal produto que puxa o resultado recorde da safra acreana este ano é a soja, com um crescimento previsto de 104,6% frente ao ano anterior. A produção de soja é estimada em mais de 45,7 mil toneladas este ano, sendo que em 2022 era de 22.357 toneladas.

Também há expectativa de aumento de 14,8% na produção de milho na segunda safra, com estimativa de pouco mais de 48,9 mil toneladas produzidas.

Tem ainda uma alta prevista de 7,9% na produção da banana na comparação com 2022, saindo de pouco mais de 85 mil toneladas para 91,8 mil toneladas produzidas. Além de alta de 19,5% na produção do café.

Já no caso da produção de amendoim, a previsão para este ano é de retração de 9,5%, caindo de 116 toneladas produzidas em 2022 para estimativa de 105 toneladas este ano. A estimativa também é de baixa na produção de arroz (-4,8%), na primeira safra de milho (-2,8%), na produção de feijão (-4,9%) e de laranja (-10,3%).

Ainda segundo o estudo, a área a ser colhida em 2023 é estimada em 92,3 mil hectares, o que representa um aumento de 5,5 mil hectares (6,4%) em relação à área colhida em 2022, que foi de pouco mais de 86,7 mil hectares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com investimento da FIFA, Rio Branco ganhará Centro de Desenvolvimento de Futebol

Publicado

em

O Centro de Desenvolvimento faz parte de uma promessa feita pela FIFA

próximo passo será abrir um novo processo de licitação para contratar a empresa que deverá assumir a obra

Suene Almeida

Promessa feita ainda em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil, o estado do Acre ganhará um Centro de Desenvolvimento de Futebol. A promessa está mais próxima de se concretizar, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), depois de dois anos de espera, conseguiu o alvará de licença para dar início à obra.

O novo espaço será construído ao lado do estádio Florestão, em Rio Branco e deve contar com uma quadra de grama sintética, arquibancadas, vestiários e estacionamento próprio.

O início da construção estava dependendo da emissão do alvará, que é emitido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de Mobilidade Urbana (Seinfra). O processo estava há pelo menos dois anos em andamento e só agora foi finalizado, revelou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes ao Globo Esporte.

Agora, o próximo passo será abrir um novo processo de licitação para contratar a empresa que deverá assumir a obra. Em razão do atraso na emissão do Alvará, a empresa que venceu a licitação anterior desistiu do serviço.

O Centro de Desenvolvimento faz parte de uma promessa feita pela FIFA, que se comprometeu a destinar R$ 100 milhões para o desenvolvimento do futebol no Brasil. Maior parte do valor seria destinado para a construção de centros em 15 estados que não sediaram o mundial de 2014.

No entanto, por conta dos escândalos de corrupção que envolveram a FIFA, o valor ficou parado por anos. Em 2019 foi assinado o contrato para retomar o investimento, que ganhou forma somente após a pandemia do Covid-19.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Turma da Mônica faz Cascão entrar na água para ajudar vítimas no RS: ‘Juntos, pelo RS!’

Publicado

em

Por

Turma da Mônica fez história, nesta terça-feira (7), ao ilustrar Cascão na água. Conhecido por sua aversão à higiene, o personagem enfrentou a enchente no Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas da tragédia no estado.

No Instagram, o Instituto Mauricio de Sousa falou sobre a importância da ilustração e relembrou que a primeira vez em que Cascão esteve na água foi também para socorrer vítimas das chuvas no RS, em 1983. “Em uma catástrofe como essa, toda ajuda é bem-vinda, e até o Cascão sabe disso. Juntos pelo Rio Grande do Sul!”, diz a legenda.

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde de segunda. São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. Confira:

Cascão volta à água para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Luana Piovani rebate elogios ao ex por ajuda ao RS: ‘Acham ele o máximo’

Publicado

em

Por

Luana Piovani, de 47 anos de idade, rebateu publicamente os elogios a Pedro Scooby, de 35, pela ajuda prestada às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. A atriz publicou no Instagram, nesta terça-feira (7), um print de comentários enaltecendo o surfista e detonou a criação que ele tem dado a Dom, filho mais velho deles, de 12 anos: “Meu filho está há 20 dias no Rio e ainda não foi pra escola. Pras vacas que acham ele o máximo, peguem a senha…”

Em seguida, Luana gravou vídeos falando sobre a situação no sul. “Tenho vários amigos lá… Fico muito abalada com notícias, imagens. Ontem já não estava muito fácil pra mim e terminei o dia tendo uma crise de choro. Benzuco, meu filho de 8 anos, veio me acolher. Fico tentando controlar, mas às vezes não dá. Simplesmente as lágrimas começam a saltar e não tem o que fazer… o santo do meu filho me acolhendo. Liz é mais madura, sabe que tudo está organizado”, disse.

A atriz, então, voltou a falar de Scooby. “Acabei chegando em comentários tão estúpidos, grosseiros, absurdos.. E eu tendo que engolir tudo. Me deu vontade de começar um tsunami de novo. Mas não adianta. A gente não faz a parte do outro. Quem faz é ele. Eu vou respeitar as escolhas. Estou trabalhando aqui minha frustração…. Hoje já me sinto melhor. Estou conseguindo compreender emocionalmente que as escolhas foram feitas e que eles vivam as suas escolhas. Eu vou viver a minha que é cuidar bem de tudo que proponho a cuidar bem”, declarou.

Luana ainda falou sobre a animação em ver famosos se mobilizando pelo sul . “Espero que todos possam ter solidariedade com nossos irmãos do sul… Fico feliz de ver tantos colegas se envolvendo e tomando atitudes, isso equilibra um pouco a síndrome do desgaste por empatia. Confira os Stories:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo