Estado promove programa de economia criativa para jovens do Alto Acre

Nesta quarta-feira, 22, representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM) estiveram em alguns municípios do Alto Acre promovendo políticas públicas voltadas à juventude, por meio do programa Co.liga.

Além da graduação, o Co.liga possibilita a inserção no mercado de trabalho e a obtenção de bolsas e estágios remunerados. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

Na ocasião, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Corrêa, valorizou a iniciativa do governo e pensou em diversas maneiras de implementação da Co.liga: “Temos que nos adequar às novas tecnologias, principalmente neste momento pós-pandêmico. O programa é fantástico e é uma maneira de suprir algumas necessidades da população, proporcionando educação e inserção no mercado de trabalho”.

O prefeito relata que um dos grandes problemas da cidade é o de acesso à internet e que está sempre em busca de melhorar a conexão. Outra característica do município é a falta de oferta de emprego para os jovens. Com isso, se mostrou favorável à adesão do programa em Assis Brasil.

No mesmo dia, a equipe da SEASDHM seguiu para Brasileia, onde a prefeita Fernanda Hassem felicitou a presença do Estado: “Estamos aqui para abraçar tudo o que for relacionado a conhecimento e inovação, precisamos valorizar a nossa juventude”.

A parceria é feita por meio da SEASDHM com as prefeituras dos municípios. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

 

Durante o diálogo, a gestora municipal apresentou alguns projetos já executados no município e o desejo de intensificar ações que envolvam essa parcela da população. “Temos uma juventude muito participativa e engajada, que anseia por políticas públicas e benefícios como esse. A minha gestão sempre procurou prestar o máximo de apoio”, relata a prefeita, ao se mostrar positiva à adesão do Co.liga em Brasileia.

A gestora da SEASDHM, Ana Paula Lima, apreciou o comprometimento de ambas as gestões e exaltou: “É importante fornecer a oportunidade de mudança na vida dos jovens que estão no início de suas carreiras. Estamos felizes em ter parceiros que se preocupam em proporcionar o melhor para o povo e que se engajam em nossas políticas públicas”.

Formações em social media, fotógrafo e artista visual são oferecidas pelos cursos disponíveis no programa. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

Para a plena adesão das prefeituras, é sugerido um espaço específico ao acesso aos cursos digitais, oferecendo computadores com acesso à internet, onde os jovens possam usufruir dos cursos online. “O Estado busca implementar o projeto de maneira ampla, contemplando todos os jovens do Acre, principalmente os que residem no interior”, afirma Caio Pinheiro.

“É muito importante possibilitar esse tipo de acesso aos jovens em vulnerabilidade social”, reforça Ana Paula Lima. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

Para saber mais sobre o programa co.liga:

https://coliga.digital/

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência Acre