Extra
Estado e prefeitura de Assis Brasil montam frente de vigilância e vacinação após suspeita de sarampo

Coletiva com imprensa no gabinete do prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia.
A informação de uma criança de quatro anos estaria com sarampo na cidade de Assis Brasil, deixou todo o setor da saúde, tanto do Estado quanto do Município, em total alerta nas ultimas 48 horas.
Durante a manhã desta quinta-feira, dia 5, uma equipe do Centro de Informações e Estratégias de Vigilância e Saúde – CIEVES, através da equipe coordenada pela Renata Meireles, estiveram em reunião com o prefeito do Município, Jerry Correia, para traçar medidas necessárias e, relação da suspeita de uma criança que estaria com sarampo. O caso foi identificado pela Unidade Mista do Município de Assis Brasil.
O caso ainda está sendo analisado e estão esperando uma contraprova para poder confirmar, ou não, sendo coletado amostras de urina, soab e soro, sendo encaminhado ao laboratório de referencia em Rio Branco, o Lacem, para depois ser enviado ao laboratório de referência Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ).
No momento, todos os cuidados estão sendo tomados em relação a criança de quatro anos de idade que é de nacionalidade brasileira que já estaria com suas duas doses em dia, seus pais e familiares passaram pelo processo seletivo vacinal recebendo a tríplice viral.
Foi informado que não existe casos confirmados no país vizinho, o Peru. No Brasil, dois casos apenas no estado do Amapá e São Paulo. Diante da suspeita, a população de Assis Brasil será convocada a receber um reforço para crianças a partir de 36 meses à adultos até 39 anos, que ainda não foram vacinados como medida de precaução.
Para o prefeito Jerry Correia, a notícia foi surpresa para todos e de pronto, recebeu a equipe para que possam trabalhar em conjunto. “ficamos um pouco assustados, mas, após a fala técnica, compreendemos que o primeiro caminho é a vacinação e o caso está sendo bem acompanhado e tratado ainda como suspeita. O Município está sendo bem orientado pelo Estado e estaremos em vários pontos da cidade para levar a vacina como foi dito”, destacou o gestor.
Por meio do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada ao SUS (EpiSUS) e das equipes técnicas especializadas nas áreas de vigilância de doenças transmissíveis, desastres, laboratórios entre outras, a SVS/MS apoia os Estados e Municípios na resposta coordenada às emergências de importância nacional ou regional.
Algumas Secretarias Estaduais de Saúde estabeleceram profissionais de saúde em regionais ou outros municípios prioritários para atuar como Pontos Focais do CIEVS Estadual em cada Regional de Saúde, atuando como sentinelas para eventos em saúde pública e ampliando a capacidade de detecção precoce de emergências. Estes centros estão integrados por tecnologia de informação e comunicação que permite a resposta coordenada.

Renata Meireles, do Centro de Informações e Estratégias de Vigilância e Saúde – CIEVES
VEJA VÍDEO REPORTAGEM
Comentários
Extra
Depedente químico ataca PM com facão e é morto a tiro em Cruzeiro do Sul

Screenshot
Francisco José da Chaga, de 33 anos, avançou contra policiais após tentar agredir moradores; caso será investigado pelas autoridades
Um homem identificado como Francisco José da Chaga, de 33 anos, morreu após um confronto com a Polícia Militar na tarde deste sábado (15), no bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul, Acre. De acordo com relatos de moradores, Francisco, que era usuário de drogas, estava armado com um facão e teria tentado atacar pessoas na região, o que levou ao acionamento da PM.
Ao chegarem ao local, os policiais tentaram abordar o homem, mas ele reagiu e avançou contra a guarnição com o facão. Diante da ameaça iminente, os militares efetuaram disparos, atingindo Francisco, que caiu na via pública.
Equipes de socorro foram acionadas, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O caso será investigado pelas autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias da ação policial e os eventos que levaram ao confronto.
Comentários
Extra
Corpos de vítimas atingidas por árvore na Reserva Chico Mendes são resgatados em Xapuri
Dois amigos, identificados como ‘Polaquinho’ e William, morreram após galho cair sobre eles enquanto consertavam moto; caso é tratado como fatalidade
Os corpos das duas vítimas atingidas pela queda de uma árvore na tarde desta sexta-feira (14), dentro da Reserva Chico Mendes, no município de Xapuri, foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. Os amigos, identificados provisoriamente como ‘Polaquinho’ e William, estavam de moto quando pararam para consertar a corrente do veículo. No momento do reparo, um galho de grande porte caiu sobre eles, causando ferimentos fatais.
De acordo com informações preliminares, ‘Polaquinho’ sofreu uma fratura exposta no crânio, com exposição da massa encefálica, e foi a primeira vítima a falecer no local. William não resistiu aos ferimentos e morreu momentos depois. Ambos foram atingidos na cabeça pelo galho da árvore.
O resgate foi dificultado devido ao local de difícil acesso, mas, com a ajuda de outros veículos, as equipes conseguiram chegar ao local da tragédia. Os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco, onde passarão por exames forenses para confirmação oficial das identidades e causas das mortes.
As autoridades tratam o caso como uma fatalidade, e mais informações devem ser divulgadas em breve.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Árvore cai durante chuva e atinge dois homens em ramal da Reserva Chico Mendes, em Xapuri
Duas mortes: Árvore cai durante chuva e mata dois homens em seringal dentro da Resex, em Xapuri
Comentários
Extra
Duas mortes: Árvore cai durante chuva e mata dois homens em seringal dentro da Resex, em Xapuri

Sem acesso ao ramal, equipes foram levadas por outros veículos até o local distante cerca de 40km da cidade.
A tragédia que aconteceu enquanto dois homens estavam consertando a corrente da moto resulto na morte dos amigos. Eles foram surpreendidos com a queda da árvore e parte dos galhos atingiu os dois na região da cabeça.
Uma das vítimas foi identificado como ‘Polaquinho’, apresentava fratura exposta no crânio, e a outra que sangrava pelo nariz, era chamada pelo irmão como William que tentava reanimar-lo; o resgate é dificultado por local de difícil acesso.

Equipes da Polícia Civil e Bombeiros foram resgatar os corpos.
A tragédia ocorreu na tarde desta sexta-feira (14), por volta das 14h30, no ramal São João do Guarani, próximo da colocação Maloca Queimada, dentro da Reserva Chico Mendes, distante cerca de 40 KM, da cidade de Xapuri.
O inspetor de Polícia Civil Eurico Feitosa, da delegacia de Xapuri, confirmou o ocorrido e destacou que o local é de difícil acesso, principalmente devido a uma ponte danificada. “Acionamos o Instituto Médico Legal (IML) e o rabecão para tentar chegar ao local e resgatar as vítimas”, afirmou Feitosa.
Após a equipe com o rabecão chegar até o local onde o ramal está rompido, foram avisados que o rapaz identificado como William, não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Devido não ter acesso até o local, outro veículo levou a equipe para poder resgatar os corpos.
Mais informações em breve.
Matéria relacionada:
Árvore cai durante chuva e atinge dois homens em ramal da Reserva Chico Mendes, em Xapuri
Você precisa fazer login para comentar.