Diretor do Órgão de Ensino, o desembargador Elcio Mendes assinalou que com essa iniciativa a Escola alcança a automação de todas as informações do setor. “É uma mudança de paradigma, que permite saber tudo o está sendo feito e até o que ainda será executado na Escola em tempo real. Isso possibilita uma visão mais precisa e detalhada acerca de todos as etapas realizadas. Trata-se de uma inovação que colabora diretamente para uma maior eficiência da nossa atuação, com o contínuo aprimoramento da atividade judiciária”, disse.
Ao dar mais este passo rumo à modernização, a Esjud manifesta o compromisso com a transparência e qualidade dos serviços oferecidos a magistradas(os), servidoras(es) e sociedade, lançando mão da tecnologia, da agilidade e da eficácia nas rotinas de produção.
Qualquer pessoa pode ter acesso aos dados consolidados, atualizados ao vivo, com o desempenho das atividades. O sistema otimiza os processos, reduzindo tempo e custos, como também eleva a eficiência operacional.
Business Intelligence
O “Esjud em Números” foi concebido com o uso do Business Intelligence (BI), que compreende um conjunto de práticas e tecnologias para proporcionar a coleta, análise, integração e apresentação de dados e informações relevantes para a tomada de decisões em organizações públicas e privadas.
O BI permite transformar números brutos em leituras refinadas, com percepções concretas, que facilitam a antecipação de tendências, a identificação de métricas, bem como a definição de padrões destinados a uma gestão mais eficaz.
Planejamento e execução
Para se ter uma ideia, nos quatro primeiros meses de 2024 a Esjud já obteve quase 10 mil inscrições em capacitações, e o recorde de mais de 3.500 mil certificações em menos de cinco meses. De acordo com Breno Cavalcante, gerente de Planejamento da Escola, responsável pela criação do mecanismo, o “Esjud em Números” combina a “análise empresarial, mineração e visualização de dados, ferramentas/infraestrutura e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados.
Em termos práticos, de acordo com o profissional, “a moderna tecnologia digital oferece uma visão abrangente de todos os dados do setor, utilizando-os gerar mudanças positivas, adaptar-se rapidamente às mudanças ou até eliminar a ineficiência e em alguma etapa da cadeia de fornecimento”, completou.
Os painéis
Foram criados cinco painéis que permitem aos públicos interno e externo acompanhar em tempo real tudo o que acontece na Escola, como a quantidade de certificações e de cursos oferecidos, o número de vagas, áreas de atuação, datas de realização, carga horária, etc.
Os painéis ajudam na tomada de decisão para ações da Escola como divulgação, certificação, controle de evasão e outros. São atualizados três vezes ao dia, permitindo uma tomada de decisão mais precisa, bem como a transparência dos dados.
Painel 1
Dados gerais, onde é possível clicar em cada curso, e verificar o detalhamento quantitativo da ação. Também possibilita a busca pelo nome específico.
Painel 2
Com todos os cursos presenciais e em EaD.
Painel 3
Com todos os cursos autoinstrucionais.
Painel 4
Com as formações relacionadas ao Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Painel 5
Com os cursos que estão com as inscrições abertas.