Epitaciolândia senta com Sinteac para negociar e oferece 17% para categoria

Da redação, com Marcus José e Marquinho Filho

O prefeito do Município de Epitaciolândia, André Hassem, juntamente com a Secretária de Educação e o presidente do Conselho Municipal de Educação, receberam a diretoria do Sinteac, para mais uma rodada de negociações referente ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) que inclui um reajuste salarial.

Segundo o gestor, o governo federal repassou o plano a nível nacional, mas não tem repassado aos Estados e Municípios, o dinheiro para que fosse dado o aumento devido, sobrecarregando a folha, sem que tivesse condições de arcar com as despesas e aumentasse o salário.

Sem um entendimento, os alunos da rede municipal estão sendo prejudicados e correm o risco de perder o semestre em curso, podendo ter que estudar em datas comemorativas e finais de semana para recompor o que foi perdido.

André disse que efetuou cortes para que pudesse economizar e oferecer 17%, ficando o restante para negociações futuras. Desse modo, os professores retornariam imediatamente para as salas de aula e destacou que, em Brasiléia, aconteceu um acordo de um bônus dentro da folha do professor e apoio administrativo e os trabalhos iniciaram.

Professores e apoio da educação foram para frente da Prefeitura para apoiar o Sinteac nas negociações.

Foi destacado que o último aumento salarial ocorreu em 2010, onde ofereceram apenas 10%, sendo que atualmente, a proposta é de 17% na folha. Os professores receberiam R$ 200 reais e o apoio com R$ 150, com retorno imediato. “Estamos oferecendo dentro do que o Município pode dar. Temos que ser realista com a atual situação econômica que passamos e não podemos dar o passo maior que as pernas”, disse o prefeito.

O Sinteac ficou de se reunir com a categoria para passar a proposta. Uma nova rodada de debatas ficou de ser marcado para que pudessem chegar a um denominador comum e o ano letivo inicie o mais rápido possível.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima