fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Epitaciolandia receberá primeira Pós-graduação em educação especial totalmente gratuita

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu nesta terça-feira, 30, o Deputado Fagner Calegário, para firmar parceria com o município, que irá trazer um curso de pós-graduação em educação especial para os profissionais da educação.

Participou da reunião a Secretária de Educação Eunice Maia Gondim e Coordenadora da Educação Especial, Sandra Saraiva.

O curso será realizado na modalidade EAD (Ensino à distância) com as aulas ocorrendo por meio de plataforma virtual. O mesmo será voltado aos profissionais da educação que desejam buscar mais conhecimentos sobre os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência/transtornos.

Segundo o Deputado Fagner Calegário, esse desejo de parceria com o município se deu sobretudo pela preocupação que a atual gestão vem demonstrando através das ações que estão sendo desenvolvidas na área da educação, e essa iniciativa de formação continuada para os profissionais da educação só irá fortalecer ainda mais os resultados que o município vem apresentando.

O Prefeito Sérgio Lopes considera fundamental que os profissionais da educação tenham especialização em educação especial.

É necessário pensar em currículos e avaliações acessíveis, recursos pedagógicos que podem ser usados, temas específicos para crianças com deficiências/transtornos. Sem garantirmos conhecimento aos profissionais que atuam com esses estudantes, não vamos melhorar nem a qualidade de vida deles e nem eles vão se escolarizar.  Precisamos capacitar esses profissionais para que eles possam cada vez mais oferecer um ensino de qualidade e realmente inclusivo”, destaca Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Aos 114 anos, idosa de Sena Madureira recebe nova Carteira de Identidade Nacional

Publicado

em

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) garante cidadania a idosa centenária em Sena Madureira. Foto: cedida.

Maria Justina da Silva, de 114 anos, recebeu nesta semana a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante uma edição especial da ação de cidadania realizada pelo governo do Acre.

Moradora do seringal Baturité, na zona rural de Sena Madureira, a idosa foi atendida por uma equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil, que se deslocou até a região para realizar a emissão da segunda via do documento.

“Essa é a missão da Polícia Civil do Acre: servir e proteger, promovendo cidadania e inclusão. Levar a nova carteira de identidade à dona Maria Justina, no meio da floresta, mostra que o nosso compromisso vai muito além dos centros urbanos”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel.

Equipe do Instituto de Identificação durante atendimento a dona Maria Justina, de 114 anos, no seringal Baturité. Foto: cedida.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a importância da nova CIN, que padroniza a identificação em todo o território nacional. “A nova carteira garante mais segurança ao cidadão, usando o CPF como número único. Esse avanço facilita a vida das pessoas e combate fraudes”, destacou.

Atualmente, o Acre é o segundo estado brasileiro com maior emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, com mais de 222 mil documentos já entregues.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Comentários

Continue lendo

Acre

Linhas chilenas, som alto e depredação agravam transtornos no Carandá, em Rio Branco

Publicado

em

Foto: O Acre Agora

Moradores do bairro Carandá, em Rio Branco, entraram novamente em contato com o site O Acre Agora para denunciar o uso de linhas chilenas e a desordem provocada por grupos que se reúnem na região.

Uma moradora, que pediu anonimato, descreveu o cenário de insegurança vivido no bairro. “Mais uma vez, venho aqui pedir, em nome dos moradores do Conjunto Carandá, a atenção da fiscalização e da Polícia Militar. O uso de linhas chilenas está causando muitos problemas para nós. Já fizemos vários apelos e diversas denúncias, mas até agora não obtivemos resposta”, relatou.

De acordo com a denúncia, as linhas cortam fios elétricos e de internet, provocando transtornos diários. Grupos vindos de diferentes bairros se reúnem para empinar pipas com o material proibido, aumentando o risco para ciclistas, motociclistas e pedestres. Além disso, moradores relatam a invasão de quintais, quebra de telhados e som automotivo em alto volume, prejudicando a rotina e o sossego da comunidade.

A situação se torna ainda mais grave por ocorrer nas proximidades de uma creche e de uma quadra esportiva. “Já passou dos limites. Onde está a lei que proíbe o uso de linhas chilenas? Vão esperar que mais uma vida seja perdida?”, questiona a moradora.

Essa não é a primeira vez que o problema é exposto. No início de abril, outra denúncia anônima já alertava sobre a presença de grupos compostos por mais de 50 pessoas, o uso de drogas, o consumo de bebidas alcoólicas e o perigo representado pelas linhas cortantes, que já causaram ferimentos graves e mortes em situações semelhantes.

À época, a Polícia Militar do Acre (PMAC) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que realiza patrulhamento ostensivo diário no bairro Carandá e que reforçaria a presença policial diante das denúncias recebidas. A corporação orientou que ocorrências em andamento sejam comunicadas imediatamente pelo número 190 e que crimes consumados sejam registrados por meio de boletins de ocorrência junto à Polícia Civil.

Os moradores, no entanto, afirmam que a ausência de patrulhamento contínuo permitiu que a situação voltasse a se agravar. Eles cobram novas ações das autoridades para garantir a segurança no bairro.

 

Com informações do O Acre Agora

Comentários

Continue lendo

Acre

MPF instaura procedimento para acompanhar desocupação em área da Resex Chico Mendes

Publicado

em

Foto: Juvenal Pereira/ WWF-Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo de acompanhamento para monitorar o processo de desintrusão da Colocação São João, situada no Seringal Bom Fim, dentro da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no Acre.

De acordo com o procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, autor da medida, a ação tem como objetivo assegurar a proteção do meio ambiente, direito garantido pela Constituição Federal e pela Política Nacional do Meio Ambiente. O procedimento terá duração inicial de um ano.

A área em questão era ocupada irregularmente por Sebastião Pereira do Carmo. Segundo o MPF, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já adotou todas as providências necessárias para a desocupação da colocação no âmbito do Inquérito Civil nº 1.10.000.000727/2020-47, agora encerrado.

A próxima vistoria na colocação São João está prevista para ocorrer entre 22 de maio e 10 de junho de 2025, seguindo o rito para a instrução do processo de desintrusão, conforme parecer emitido pela Procuradoria Federal Especializada junto ao ICMBio.

Comentários

Continue lendo