Epitaciolândia realiza 8ª Conferência da Criança e do Adolescente

Evento da secretaria de Assistência Social de Epitaciolândia reuniu representantes governamentais, entidades de classe, jovens e comunidade.

Da Assessoria

Aconteceu nesta terça-feira dia 12 de Maio no Auditório do SINTEAC a 8ª Conferência dos Direitos da Criança e adolescente, realizada pela Prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, na abertura do evento estiveram presentes a Primeira Dama e Secretária de Ação Social Leanne Hassem, Suellen Araújo Presidenta do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, secretária de Educação Eunice Maia, Gestores de escolas, Professores, Alunos e Sociedade em geral.

O tema foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

As discussões deste ano tiveram como finalidade, garantir a implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente, a partir do fortalecimento dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Suellen Araújo, a conferência é uma oportunidade de fortalecer o Conselho. “As conferências fortalecem o papel do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, que constitui um importante instrumento de mobilização e participação popular na discussão e na busca de soluções para os problemas que afligem a população infanto-juvenil local”.

De acordo com Leanne Hassem é neste momento que juntos, “poder público e sociedade” podem propor metas a serem alcançadas. “A Conferência é importante, pois é um momento em que diversos setores e a sociedade civil se reúnem para avaliar e propor metas e diretrizes para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente” finalizou a secretária.

Após uma palestra de abertura, voltada a todos os participantes, foram debatidas propostas conforme os cinco eixos temáticos do Plano Decenal do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda): Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Os participantes foram divididos em grupos onde debateram cada eixo.

Ao final do evento foram eleitos delegados, titulares e suplentes, sendo que os titulares participarão da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima