fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Enchente no rio Madeira provoca erosão em trecho da BR-364 que liga Rondônia ao Estado do Acre

Publicado

em

A situação hidrológica atual do rio, com base nas informações atualizadas pelas estações automáticas de monitoramento operadas pela CPRM, registra elevação do rio Madeira e seus afluentes acima do esperado devida a ocorrência de chuvas intensas em toda a bacia.

Diretor do Dnit no Acre, Thiago Caetano, está preocupado com a situação do Madeira (Foto: Alexandre Lima)

Marcus José com CPRM

A enchente no rio Madeira eleva o nível das águas da lagoa formada pela barragem da Hidrelétrica de Jirau e ameaça de alagamento e desmoronamento o trecho da rodovia que liga Rondônia ao Acre.

Um vídeo gravado por um internauta mostra a lateral da estrada desmoronando devido a subida das águas. O trecho é onde era localizada Mutum-Paraná, uma vila que desapareceu depois da construção da usina.

__________________________________

Ontem, quarta-feira (10), o nível do rio Madeira em Porto Velho atingiu os 19, 90 metros, mais de três metros acima da cota de alerta do manancial que é de 16, 68 m.

__________________________________

O diretor do Dnit no Acre, Thiago Caetano, está preocupado com a situação. “A água quando eleva muito o nível e fica margeando a rodovia, ela acaba tirando a resistência do solo, do talude, dependendo, se já tinha um problema ou não, isso acaba sendo intensificado. Com certeza esse gradiente hidráulico no talude provocou esse desmoronamento. Mas acredito que a Superintendência do DNIT em Rondônia já esteja monitorando esta situação e tomará as medidas cabíveis para não permitir o avanço desta erosão.”

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL DIVULGA NOVO BOLETIM DE MONITORAMENTO DA BACIA DO RIO MADEIRA

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou essa semana, boletim de monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira)

Dados pluviométricos registrados representam acumulado de até 121,4 mm nos últimos sete dias (Foto: cedida)

A avaliação da situação hidrológica atual do rio, com base nas informações atualizadas fornecidas pelas estações automáticas de monitoramento operadas pela CPRM, registra elevação do rio Madeira e seus afluentes acima do esperado para esta época do ano devida a ocorrência de chuvas intensas em toda a bacia.

Técnicos do DNIT, USACE e CPRM que participaram da inspeção do rio Madeira entre Porto Velho e Manaus

Os dados pluviométricos registrados representam acumulado de até 121,4 mm nos últimos sete dias para a região do rio Madeira em Porto Velho. Nas demaisestações, o volume de chuva registrado foi na sua maioria próximo de 100 mm. As chuvas intensas atingiram as regiões dos rios Guaporé, Mamoré, Madre de Dios e Beni.

Segundo estimativas por satélite do Centro de Previsão Climática (CPC) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), os níveis pluviométricos registrados representam de forma geral chuvas acima do esperado para essa época do ano.

____________________________________

Previsão do CPC/NOAA aponta até domingo, dia 14, precipitação acumulada de até 135 mm em boa parte das bacias dos rios Guaporé, Mamoré, Beni e Madre de Dios, o que representa chuvas acima do esperado na região em até 50 mm

____________________________________

De acordocomo engenheiro hidrólogo da CPRM, Giancarlo Bonotto, responsável pelo SAH Rio Madeira, houve elevação importante dos níveis do rio Madeira e afluentes em quase todos os pontos de monitoramento, muito acima do esperado para esta época do ano nas estações Príncipe da Beira, Guajará-Mirim, Morada-Nova, Abunã e Porto Velho, sendo que as últimas três registraram máximas históricas para essa semana do ano.

Engenheiro Giancarlo Bonotto durante inspeção da margem direita do rio Madeira 40km a montante de Manicoré/AM

A exceção é Porto Velho, onde o nível do rio caiu nos últimos dias e se aproximou das cotas esperadas, provavelmente reflexo da operação das usinas do rio Madeira. No entanto, a situação deve mudar neste ponto.Previsão do CPC/NOAA aponta até domingo, dia 14, precipitação acumulada de até 135 mm em boa parte das bacias dos rios Guaporé, Mamoré, Beni e Madre de Dios, o que representa chuvas acima do esperado na região em até 50 mm.

“Com base nesta projeção e considerando-se também as chuvas que ocorreram na última semana, espera-se que o rio Madeira volte a subir em Porto Velho e que a tendência de elevação continue na próxima semana”, afirma Bonotto.

Os dados hidrológicos utilizados no boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) operada pela CPRM ede responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), os dados de previsão de chuvas são provenientes da NOAA.

CPRM participa de inspeção técnica do rio Madeira promovida pelo DNIT e USACE

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou entre os dias 1º e 10 de outubro da inspeção técnica do rio Madeira promovida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No período, foi percorrido o trecho entre Porto Velho/RO e Manaus/AM a fim de verificar as condições da hidrovia, o andamento dos trabalhos de dragagem em trechos críticos e analisar soluções para aumentar e garantir a navegabilidade desta importante rota de escoamento. Atualmente, mesmo apresentando fortes restrições de navegação durante os períodos de vazante, transporta-se mais de oito milhões de toneladas por ano na hidrovia do rio Madeira, sendo 56% soja.

Além do pesquisador Giancarlo Bonotto do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a visita técnica foi realizada por cinco técnicos da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT em conjunto com 12 membros do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE). As atividades realizadas pelo grupo DNIT/USACE/CPRM foram inspeção de margens, bancos de areia, afloramentos rochosos e discussões sobre batimetria, estudos geomorfológicos, modelagem computacional, dragagem e outras soluções voltadas para garantir a navegação na hidrovia. A expedição também contou com o suporte e apoio da Marinha do Brasil, tanto durante as atividades desenvolvidas em terra quanto em água.

___________________________________

“As previsões hidrológicas que o SAH-Rio Madeira realiza durante o período de vazante são importantes, por exemplo, para auxiliar no planejamento das atividades de dragagem da hidrovia. Além disso, as batimetrias que realizamos no Madeira entre 2014, 2015 e 2016 são fundamentais para a modelagem hidrosedimentológica deste rio” comentou engenheiro Bonotto

___________________________________

O engenheiro Giancarlo Bonotto destaca que a CPRM atua no rio Madeira há décadas e gera informações essenciais para a gestão deste importante recurso hídrico através da operação de estações da Rede Hidrometeorológica Nacional, do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Madeira e de diversos estudos e levantamentos de campo. Dados disponibilizados para a sociedade e fundamentais para a operação e melhoria da hidrovia do Madeira. “As previsões hidrológicas que o SAH-Rio Madeira realiza durante o período de vazante são importantes, por exemplo, para auxiliar no planejamento das atividades de dragagem da hidrovia. Além disso, as batimetrias que realizamos no Madeira entre 2014, 2015 e 2016 são fundamentais para a modelagem hidrosedimentológica deste rio”, comenta.

Inspeção do rio Madeira entre Porto Velho e Manaus por técnicos do DNIT, USACE e CPRM

O DNIT vem realizando desde 2016 um forte trabalho de modelagem e planejamento da hidrovia do rio Madeira em conjunto com o USACE e Marinha do Brasil, incluindo, entre outras iniciativas, modelagem hidrosedimentológica e hidráulica e a batimetria do trecho entre Porto Velho e a foz no rio Amazonas. Dentro deste contexto, há muito espaço para expandir a cooperação entre DNIT e CPRM em torno das hidrovias brasileiras, haja vista o grande potencial de otimização da navegação no rio Madeira e em outros rios brasileiros, tal como no rio Tocantins. “A utilização das batimetrias realizadas pela CPRM no trabalho de modelagem do DNIT e USACE comprovam que podemos contribuir muito para o crescimento do modal fluvial no Brasil através do fortalecimento da parceria com o DNIT, onde poderíamos, por exemplo, realizar mais campanhas de batimetria, estudos e levantamentos geomorfológicos de alta resolução, operar estações hidrometeorológicas e elaborar conjuntamente modelos hidrológicos e hidráulicos orientados para operação de hidrovias e alerta de eventos extremos”, conclui Giancarlo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Procon, Defensoria e Energisa planejam ações de prevenção ao golpe dos boletos falsos

Publicado

em

Por

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) participou de uma reunião com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e a Diretoria Jurídica da Energisa, na última semana, na sede da DPE, em Rio Branco, para definir ações contra fraudes e golpes decorrentes de falsificação da segunda via de contas de energia.

Gestores debateram ações com intuito de proteger consumidores. Foto: cedida

Após denúncias recebidas pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor sobre o caso, a reunião tratou de cuidados que devem ser realizados pelo cidadão na hora de solicitar a segunda via da conta de energia elétrica, como conferir o nome do beneficiário nas faturas, uma vez que o golpe é aplicado por meio de sites falsos, que roubam dados pessoais sem que o consumidor perceba.

O alerta serve para conscientizar a população e proteger os consumidores. A autarquia também irá fiscalizar lotéricas, entregando notificações recomendatórias para evitar que mais consumidores sejam lesados.

Instituições têm como foco combater fraudes contra o consumidor. Foto: cedida

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, reforçou o compromisso e a atuação da instituição para garantir a proteção e o cumprimento dos direitos dos consumidores e combater práticas abusivas.

“Estamos realizando essa campanha educativa, com ações orientativas no comércio, para que não ocorra nenhum crime contra o consumidor. Para tanto, orientamos que os consumidores que necessitarem emitir o serviço de 2ª via da fatura de energia busquem informações apenas nos canais oficiais, certificando-se de que o site é confiável e seguro, com a presença do cadeado de segurança do lado esquerdo navegador, e realizem também a conferência do beneficiário no boleto antes de realizar o pagamento”, ressaltou Alana.

O defensor público Rodrigo Chaves reafirmou o compromisso da Defensoria Pública, por meio de sua atuação institucional, em oferecer assistência jurídica aos consumidores lesados e atuar na defesa coletiva de interesses difusos e coletivos, sempre em busca de soluções que promovam a justiça social e a proteção dos direitos fundamentais.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC participa do Seminário de Resultados das Políticas Públicas para Mulheres do Acre

Publicado

em

Por

Evento expôs o alcance das políticas públicas voltados à mulher no ano de 2023; foi lançado também um Plano Estadual de ações em prol das cidadãs acreanas

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi representada pela juíza de Direito Louise Kristina, responsável pela 2ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco, no Seminário de Resultados das Políticas Públicas para Mulheres do Acre.

O evento realizado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) ocorreu nesta segunda-feira, 6, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) e reuniu lideranças femininas de diversas instituições, de movimentos sociais e membros da sociedade civil. 

Além de apresentar os resultados obtidos no ano de 2023, a Semulher lançou o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Acre, documento com as metas vigentes até 2026.

A juíza ressaltou a relevância do evento e a constante presença da Justiça nas ações de proteção às mulheres. “Fico feliz em ver a movimentação do Estado no enfrentamento da violência doméstica e familiar. Contem com o nosso Judiciário, com todo o apoio da Coordenadoria da Mulher e das Varas de Proteção à Mulher.”, declarou a magistrada.  

A secretária da Semulher, Márdhia El-Shawwa, além dos agradecimentos, destacou a transversalidade de ações realizadas no intuito de assegurar políticas efetivas às mulheres acreanas. “Sabemos que o direito das mulheres é difuso e multissetorial, uma secretaria apenas não dará conta da gama de desafios que este segmento, maioria da população do Acre, necessita. Desde o retorno da Semulher, a equipe [da secretaria] vem realizando um diálogo permanente com os representantes dos órgãos públicos.”  

A solenidade contou também com a participação do Ministério Público do Acre (MPAC), procuradora Diana Tabalipa; Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), defensora Juliana Caobianco; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), vice-presidente Socorro Rodrigues; Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC), procuradora-geral Janete Melo; Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, capitã Priscila Siqueira; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Acre (Cedim/AC), presidente Geovana Castelo Branco; e outras autoridades civis. 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo realiza lançamento do 2° Prêmio de Comunicação do Estado

Publicado

em

Por

Em continuidade ao trabalho de reconhecimento e valorização da imprensa acreana, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Comunicação, e com o apoio do Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC), realiza na quinta-feira, 16, o lançamento do 2° Prêmio de Comunicação promovido pelo Estado.

O evento será às 19h, no auditório da nova sede do Detran, localizada na Estrada Dias Martins, n° 894, bairro Jardim Primavera.

“O prêmio é mais uma iniciativa do governo do Acre para valorizar os profissionais de comunicação e, além desse reconhecimento, o objetivo também é impulsionar matérias positivas sobre as grandes atuações que o governo tem feito no estado, as quais buscamos divulgar por meio de matérias jornalísticas, fotos, programas de rádio e TV”, destaca a secretária de Comunicação, Nayara Lessa.

A premiação será concedida às melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa acreana ou plataformas digitais, com conteúdos que são de interesse e relevância para a sociedade acreana, nas mais diversas áreas: saúde, educação, transporte, segurança pública, cidadania, direitos humanos e ações sociais.

A secretária adianta algumas novidades para o prêmio de 2024. “Vamos inserir mais duas novas categorias, que é vídeo de TV e vídeo de web. E, além de conhecer o regulamento da premiação e o nome do homenageado deste ano, os participantes terão a oportunidade de assistir à palestra “Comunicando governos e instituições com eleitores conectados”, ministrada pelo professor e consultor de Marketing Político, Marcelo Vitorino.

Nayara Lessa também ressaltou o empenho do chefe de Estado em prol da comunicação: “O governador Gladson tem se destacado na sua gestão pela sua grande atuação na Comunicação e tudo isso faz parte desse projeto de governo de valorizar os profissionais e os materiais produzidos por eles”.

Podem se inscrever no prêmio profissionais de comunicação. As informações referentes à data de inscrição, veiculação e o valor do prêmio de cada categoria serão divulgadas no dia do lançamento, por meio de edital que será publicado no site da Agência de Notícias do Acre e no Diário Oficial do Estado. A cerimônia de premiação será realizada em 28 de novembro.

Palestrante

Marcelo Vitorino é palestrante, professor e consultor de marketing político. Atua no marketing por quase 20 anos, e está no marketing digital desde 2006. Foi um dos primeiros profissionais da comunicação tradicional a migrar para o meio online e para as novas plataformas. Os interessados em participar da palestra devem fazer o credenciamento até o dia 15 de maio no link: https://www.even3.com.br/palestra-comunicando-governos-e-instituicoes-com-eleitores-conectados-458654/.

Como consultor de comunicação, atuou como estrategista de comunicação digital, auxiliando empresas e instituições a explorar melhor o potencial da internet, tais como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Ethos, Casas André Luiz, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), MDB, Governo de Mato Grosso, Prefeitura do Rio de Janeiro,  Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) , Hospital São Camilo, Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) e Senado Federal.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo