Em votação unânime, PSDB mantém nome de Bittar para Mesa Diretora

A indicação de Márcio Bittar ocorreu em votação unânime na bancada de 50 deputados do PSDB.

Deputado federal Márcio Bittar (PSDB)Deputado federal Márcio Bittar (PSDB)

Deputado federal Márcio Bittar (PSDB)

Após impasse entre PSDB e PSD por cargos na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, ficou definido que o acreano Márcio Bittar (PSDB) será o primeiro-secretário da Casa na chapa de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apontado como o favorito para ser eleito presidente na próxima segunda-feira. A se confirmar a eleição do peemedebista, Bittar sai como uma das principais lideranças do Congresso.

O primeiro-secretário é o responsável pela parte administrativa, também conhecido como o “prefeito da Câmara”. Ele tem a responsabilidade de gerenciar o Orçamento de R$ 4 bilhões da Câmara. Além disso, o primeiro-secretário tem a força política de manter relações com os governos estaduais.

A indicação de Márcio Bittar ocorreu em votação unânime na bancada de 50 deputados do PSDB. O impasse com o PSD ocorria pelo tamanho dos partidos na Casa. Como terceira maior força após a eleição de 2010, os tucanos ficam com a primeira-secretaria. Presidência e vice são revezadas entre PT e PMDB.

Com a criação do partido de Gilberto Kassab, uma leva de deputados se filiou, provocando esvaziamento principalmente no DEM e em parte do PSDB. Com isso, o PSD ficou com 51 deputados, um a mais que o PSDB. Dessa forma a legenda reivindicava o cargo, mas parecer técnico da Câmara foi favorável aos tucanos.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima