Geral
Em reação a Doria, PSDB deve prorrogar mandato de Araújo no comando do partido
O governador João Doria afirmou que a “medida está na normalidade da conduta partidária e vale pra todos”.
Por Thais Arbex, CNN
Numa reação ao movimento do governador de São Paulo, João Doria, para assumir o comando do PSDB a partir de maio com vistas às eleições presidenciais de 2022, o partido decidiu convocar sua Executiva Nacional para prorrogar por mais um ano o mandato de Bruno Araújo à frente da sigla.
No encontro, que acontecerá na sexta-feira (12), por videoconferência, a Executiva do PSDB também deve dar aval à extensão até maio do ano que vem aos mandatos dos diretórios estaduais e municipais.
Nesta quarta-feira (10), 26 presidentes de diretórios estaduais do PSDB enviaram uma carta a Bruno Araújo defendendo sua permanência no comando da sigla e pleiteando a prorrogação dos mandatos locais.
Em seguida, 23 dos 33 deputados federais do PSDB divulgaram uma nota apoiando a prorrogação dos mandatos.
________________________
“Os parlamentares estão certos de que, com a decisão, o partido seguirá mantendo a democracia interna e a convergência na busca de soluções para que o País possa vencer a pandemia e retomar o crescimento com justiça social.”
________________________
Na avaliação da ala tucana que apoia a recondução de Araújo por mais um ano, o movimento de Doria acabou não garantindo a permanência do atual presidente do partido do posto, como também acabou lançando o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para a disputa presidencial de 2022.
Procurado pela CNN, o governador João Doria afirmou que a “medida está na normalidade da conduta partidária e vale pra todos”.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) – Foto: internet
Comentários
Geral
Deracre acompanha o asfaltamento do trecho final da Estrada da Variante em Xapuri
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), acompanha nesta quarta-feira, 9, o asfaltamento do último trecho de aproximadamente nove quilômetros da rodovia AC-380, conhecida como Estrada da Variante, em Xapuri. Essa é a etapa final da obra, que vai garantir uma estrada mais segura e confortável para moradores e produtores da região.
“O asfaltamento da Estrada da Variante é muito importante para escoar a produção agrícola e facilitar o dia a dia de quem mora em Xapuri. Hoje começamos o asfaltamento do último trecho, que vai trazer mais segurança e qualidade para todos que usam essa estrada. A parceria com o senador Márcio Bittar foi fundamental para viabilizar esse investimento, e o governador Gladson Camelí acompanha de perto para que tudo seja feito com qualidade e rapidez”, explicou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Deracre inicia asfaltamento do trecho final da Estrada da Variante em Xapuri. Foto: Ascom/Deracre
A Estrada da Variante tem 17,5 quilômetros e liga a área urbana de Xapuri ao entroncamento com a BR-317. O investimento total é de R$ 24 milhões, com recursos da emenda parlamentar do senador Márcio Bittar e contrapartida do governo do Acre. A obra está sendo feita pelo Consórcio Laranjeira. Antes do asfaltamento, o Deracre acompanhou a conclusão de serviços importantes, como a preparação e compactação da base da estrada, que garante que o asfalto dure mais. Agora, além de aplicar o asfalto, a empresa responsável está trabalhando também no acostamento da estrada onde está sendo executado um tratamento superficial duplo para em seguida ser feita a drenagem superficial com meio-fio em concreto. Após essa fase será executada a sinalização e os serviços complementares para a conclusão da obra.

Últimos 9 km da Estrada da Variante em Xapuri começam a ser asfaltados. Foto: Ascom/Deracre
A obra também gera empregos e ajuda a movimentar a economia local. A previsão é que a estrada seja concluída nos próximos meses, melhorando o acesso aos serviços e comércio para a população de Xapuri.
Comentários
Geral
Governo do Acre reafirma compromisso institucional e parcerias em reuniões com prefeitos de Rio Branco e Feijó
Em mais uma demonstração de compromisso com a municipalidade e a promoção de ações conjuntas em benefício da população, o governador Gladson Camelí recebeu, na tarde desta quarta-feira, 9, no Palácio Rio Branco, os prefeitos Tião Bocalom, de Rio Branco, e Delegado Railson, de Feijó. O encontro reforçou o diálogo institucional e o fortalecimento de parcerias estratégicas entre o governo estadual e as administrações municipais.
Durante a reunião, o governador destacou a importância da união entre as esferas estadual e municipal, especialmente neste período do verão amazônico, quando as condições climáticas favorecem a execução de obras e serviços essenciais.

Encontro reforçou o diálogo institucional e o fortalecimento de parcerias estratégicas. Foto: Diego Gurgel/Secom
“O momento é de intensificar os trabalhos. Estamos no início do nosso verão amazônico e não podemos perder um dia. Nosso compromisso, firmado ainda no ano passado, é trabalhar em conjunto, lado a lado com os municípios, para enfrentar os desafios. As parcerias são de mão dupla. Quando Estado e prefeitura caminham juntos, quem ganha é a população”, afirmou Camelí.
O prefeito Tião Bocalom destacou a satisfação com o diálogo e a colaboração contínua entre Estado e município. “A nossa felicidade é grande de estar aqui tratando das questões de Rio Branco com o governador Gladson Camelí. Mas quero agradecer também, em nome da Associação dos Municípios, pela parceria que o Estado tem mantido com todos os prefeitos acreanos. Hoje mesmo, alinhamos mais um passo importante, que é discutir soluções para o saneamento básico. Isso é fundamental. Estamos juntos e quem ganha com essa união é a população”, afirmou Bocalom.

Prefeito de Feijó, Delegado Railson, reiterou a parceria com o Estado e solicitou apoio para novas ações no município. Foto: Diego Gurgel/Secom
Em outro momento, o prefeito de Feijó, Delegado Railson, reiterou a parceria com o Estado e solicitou apoio para novas ações no município. Ele agradeceu especialmente o suporte do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) nas melhorias de infraestrutura e apresentou o pedido de apoio para a realização do tradicional Festival do Açaí, um dos maiores eventos culturais e populares do estado.
A agenda institucional reafirma o papel do governo estadual como articulador e parceiro dos municípios na promoção do desenvolvimento regional, garantindo obras, serviços e ações integradas que melhorem a vida dos acreanos em todas as regiões do estado.
Comentários
Geral
Fundhacre retoma cirurgias de prótese peniana para tratamento de disfunção erétil grave

Procedimento de implante de prótese peniana foi retomado nesta semana. Foto: Luanna Lins/Fundhacre
Na última terça-feira, 8, o governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) retomou a realização de cirurgias de implante de prótese peniana semirrígida, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento, feito no centro cirúrgico da Fundhacre, é destinado ao tratamento de disfunção erétil grave em pacientes com indicação clínica específica.
Conduzida pelo urologista Dennis Fujiike, a cirurgia é indicada em casos em que os medicamentos orais ou até mesmo injeções penianas já não apresentam mais resultado. “A disfunção erétil pode ter várias causas, mas é mais comum em quem passou por tratamento oncológico ou tem diabetes há muitos anos. Quando os tratamentos convencionais não funcionam mais, a prótese é uma forma de resgatar o que foi perdido, não só a função sexual, mas também a autoestima”, explica Fujiike.
O tratamento consiste em inserir um dispositivo dentro do pênis – nesse caso, uma prótese semirrígida – que permite ao paciente ter ereção suficiente para a relação sexual. Essa prótese não interfere na ejaculação nem no prazer sexual, e é uma alternativa segura, feita sob anestesia. O médico reforça que, após o procedimento, o paciente precisa de um tempo médio de seis semanas para a recuperação, com cuidados específicos até que a prótese esteja completamente incorporada ao corpo.
Para a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, devolver esse serviço demonstra um olhar importante da gestão em cuidar integralmente da população, sem ignorar dores e tabus. “Entendemos que saúde é um direito que vai além do físico. Quando o sistema volta a oferecer cirurgias como essa, estamos dizendo para a população que estamos lado a lado, mesmo quando o assunto é delicado, íntimo. Não dá pra fingir que a sexualidade do paciente não importa, e cuidar também é isso”.
Conforme levantamento da Saúde, atualmente 56 pacientes estão sendo avaliados para serem submetidos ao procedimento que passa a ser realizado regularmente, sempre com indicação médica e avaliação ambulatorial. Para iniciar o tratamento, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS) mais próxima, onde será avaliado por um clínico-geral. Caso haja indicação de acompanhamento com urologista, o paciente será encaminhado para a Fundação Hospitalar, que é referência em procedimentos especializados no estado.
Você precisa fazer login para comentar.