Conecte-se conosco

Flash

Em pronunciamento, Queiroga pede que pais vacinem filhos contra a poliomielite

Publicado

em

Ministro da Saúde disse em cadeia de rádio e TV na noite deste domingo que ministério está “empenhado para manter o Brasil livre da poliomielite”

É necessário engajamento dos gestores de saúde e da sociedade civil, disse o ministro Marcelo Queiroga
Walterson Rosa/MS

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite deste domingo (6) pedindo para que pais e responsáveis vacinem as crianças contra a poliomielite.

Segundo dados do ministério, a campanha de vacinação que ocorreu em agosto e setembro deste ano vacinou menos de 70% do público-alvo, composto por crianças de zero a cinco anos. A meta é imunizar 95% das crianças nessa faixa etária em todo o país.

“Faço um apelo aos pais, avós e responsáveis. Vacinem suas crianças contra a poliomielite. Não podemos negar esse direito ao futuro do nosso Brasil. Não podemos aceitar que ninguém, especialmente as nossas crianças, adoeçam e morram de doenças para as quais existe vacina há tanto tempo.”

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

“Há 32 anos a região das Américas é considerada livre da poliomielite, mas infelizmente as coberturas vacinais estão caindo no mundo, assim como no nosso Brasil”, disse Queiroga no pronunciamento. Segundo ele, a baixa taxa de vacinação contra a doença foi agravada  pela pandemia de Covid-19.

“O Ministério da Saúde está empenhado para manter o Brasil livre da poliomielite”, destacou. O ministro afirmou que, durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que ocorreu em setembro, nos Estados Unidos, o Brasil reforçou a necessidade dos países americanos se mobilizarem para erradicar a enfermidade.

Queiroga lembrou ainda que na última semana o governo lançou um plano de combate à poliomielite com o objetivo de organizar o trabalho da União, dos estados e dos municípios. Entre as ações prioritárias está o fortalecimento da vigilância epidemiológica e da vacinação.

“As vacinas continuam disponíveis nos postos de vacinação. É possível sim atingir a meta. Para tanto, é necessário o engajamento dos gestores de saúde e da sociedade civil. Estados como a Paraíba e o Amapá, por exemplo, já vacinaram mais de 90% do público alvo”, afirmou o ministro.

Comentários


Flash

Polícia Civil apreende arma durante perseguição em Epitaciolândia

Publicado

em

Dando continuidade as ações desencadeadas pela Polícia Civil no combate a criminalidade na região do Alto Acre, uma ação da equipe de investigação da Delegacia de Brasileia, deu início a uma perseguição a suspeito em via pública e apreendeu uma pistola, calibre 9mm.

A arma foi arremessada pelo investigado que fugiu por uma área de mata localizada próximo ao centro comercial.

Os investigadores perceberam que o investigado se desfez do objeto que foi recuperado pela equipe.

Trata-se de uma pistola calibre 9mm modelo G-17, marca Glock de fabricação Austríaca, que foi entregue na delegacia onde será periciada.

O trabalho investigativo da Polícia Civil segue com intuito de identificar mais pessoas envolvidas práticas delituosas e responsabilizar criminalmente seus autores.

Comentários


Continue lendo

Flash

Polícia Militar do Acre participa de solenidade alusiva aos 34 anos da Polícia Nacional do Peru

Publicado

em

Assessoria de Comunicação da PMAC

A Polícia Nacional do Peru realizou uma solenidade alusiva aos 34 anos da instituição, em Puerto Maldonado, na manhã desta terça-feira, 06 de dezembro. Uma comitiva da Polícia Militar do Acre (PMAC) prestigiou a formatura.

O capitão da PM do Acre, Isaías Pedro, acompanhado dos tenentes Tales Rafael e Souza Ferreira, representou a instituição acreana no evento, que teve ainda a participação da comitiva da Polícia Nacional da Bolívia e demais autoridades civis e militares do Peru.

As autoridades do Brasil, Bolívia e Peru também participaram de um encontro no Centro empresarial e Convenções Madre de Dios, onde ocorreu a entrega de certificados e presentes entre as instituições.

O Capitão PM Isaías, neste ato representando o comando da PMAC, falou da importância do encontro. “É uma honra para nós prestigiarmos o aniversário de 34 anos da polícia peruana. É fundamental estreitarmos as relações para ofertarmos um melhor serviço de segurança pública para nossas nações”, finalizou.

Comentários


Continue lendo

Flash

Boletim Sesacre registra 205 novos casos de coronavírus

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 205 novos casos de coronavírus nesta terça-feira, 6 de dezembro. O número de infectados notificados é de 154.941 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 361.800 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.845 casos foram descartados e 14 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.456 pessoas já receberam alta médica da doença.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado nesta terça, 6, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.032 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_06_12__2022

Comentários


Continue lendo

Em alta