Em parceria com a Sudam, Gladson Cameli incentiva oficinas profissionalizantes de marchetaria

Senador Gladson Cameli incetiva profissionais do Juruá/Foto: Assessoria

A valorização e a promoção da marchetaria do Acre é um dos projetos indicados pelo gabinete do senador Gladson Cameli (PP-AC) para a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) com o objetivo de regionalizar arte e divulgar o estado através da oferta de oficinas profissionalizantes para crianças e adolescentes. Ao lado de Paulo Roberto Correia, superintendente da autarquia, o parlamentar visitou na sexta-feira (15) a oficina de marchetaria, no bairro Formoso, em Cruzeiro do Sul, para definir com o artista Marqueson Pereira os últimos detalhes da parceria que será estabelecida com a prefeitura municipal.

O projeto idealizado pelo gabinete do senador, além de regionalizar a arte milenar vai atender 260 crianças e adolescentes em situação de risco, e pessoas de todas as idades em Cruzeiro do Sul interessadas em aprender o trabalho com as cores naturais da madeira inspirado na floresta amazônica.
Para o senador Gladson Cameli, os investimentos da SUDAM consolidarão um trabalho pioneiro que tem a referência da Amazônia. Trata-se de uma ação que vai levar cultura aos bairros e tirar crianças, adolescentes e jovens da ociosidade. “Essa é uma oportunidade de não deixar esse trabalho no esquecimento, pois é necessário valorizar o artista cruzeirense e formar agentes multiplicadores dessa arte milenar”, disse o senador.

Embora a arte em marchetaria seja conhecida internacionalmente, o domínio da sua construção é bastante restrito. A Sudam tem interesse em valorizar essa arte e levar conhecimento sobre ela para crianças, adolescentes e adultos. O artista Marqueson, que é o grande mestre dessa prática artística, concordou em realizar novas oficinas com o objetivo de levar esse trabalho para toda a Amazônia”, disse o superintendente Paulo Roberto.

Linda Bisole, que presta assessoria ao artista, apresentou resultados positivos de ações feitas em parceria com escolas públicas, retirando jovens em situação de risco do mundo das drogas. Para Marqueson, essa é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e garantir apoio social ao município.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa do senador Gladson Cameli e do patrocínio da SUDAM, pois essa parceria só vem reconhecer e engrandecer o nosso trabalho”, comentou o artista Marqueson.

A SUDAM, além de patrocinar as aulas práticas e teóricas, estuda a possibilidade de apoiar a aquisição de máquinas e material para ampliar a oferta dos cursos e promover uma espécie de oficina itinerante por todo o estado do Acre.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima