Em nova avaliação, comitê mantém todas as três regionais do Acre em nível de atenção

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pelos representantes do comitê.

Anúncio de reclassificação foi feito nesta quarta-feira (23) por videoconferência — Foto: Reprodução

Por Iryá Rodrigues

O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 reclassificou as regionais do Alto Acre e Baixo Acre e Purus para fase de atenção, representada pela cor amarela, e manteve a regional do Juruá/Tarauacá na mesma faixa.

Esta é a 14ª coletiva do Pacto Acre sem Covid. A avaliação ocorreu nas duas últimas semanas epidemiológicas, com análise entre os dias 6 e 19 de dezembro. A próxima avaliação deve ser divulgada no dia 8 de janeiro de 2021.

As regionais do Alto Acre e Baixo Acre estavam na faixa laranja, de alerta, conforme avaliação do último dia 11 de dezembro. Segundo a coordenadora do comitê, Karolina Sabino, apesar de todas as regionais estarem na fase amarela, não é momento de relaxar as medidas, uma vez que os indicadores estão bem próximos de fazer com que o estado regrida novamente de fase.

“É importante mais uma vez reforçar a importância da manutenção de todas as medidas sanitárias para que nós possamos, de fato, observar uma redução sustentada do cenário. Diminuições e oscilações como estamos observando ao longo das últimas semanas, mesmo que reflitam em uma classificação em bandeira de menor dureza, significa que a situação epidemiológica e assistencial não está controlada. Esperamos que haja um controle e sustentação dos dados e, por isso, fazemos esse apelo a toda sociedade”, disse Karolina.

As mudanças de fase ocorrem quando o Acre atingiu 40.314 pessoas infectadas pela Covid-19. O número de mortes chegou 769, segundo último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), dessa terça-feira (22).

Regiões

  • Alto Acre: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – faixa amarela;
  • Baixo Acre e Purus: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard – faixa amarela;
  • Vale do Juruá e Tarauacá/Envira: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá – faixa amarela.

Avaliação por regional

A avaliação do comitê leva em consideração sete fatores: índice de isolamento social; índice de notificações por síndrome gripal; índice de internação por síndrome gripal; índice de novos casos por síndrome gripal Covid-19; índice de óbitos por Covid-19; ocupação de leitos clínicos – Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19. Esses fatores são avaliados por porcentagem – exceto os óbitos que tiveram uma mudança na avaliação nesta semana – em que o comitê faz a somatória e atribui uma nota a cada região.

___________________

A Regional do Alto Acre teve nota 12, segundo avaliação do comitê. Na última avaliação, tinha recebido a nota 13. O índice de novas internações por Síndrome de Respiração Aguda Grave (SRAG) teve aumento de 19%.

O índice de ocupação do leitos clínicos Covid-19 de 59% e ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em 13%. Dados são comparados entre as semanas epidemiológicas analisadas.

___________________

No caso da Regional do Baixo Acre e Purus, a nota também foi 12, a última tinha sido 13. Segundo o balanço apresentado, o índice de novas internações Síndrome de Respiração Aguda Grave (SRAG) teve um aumento de 4% e da ocupação dos leitos de UTI de 13%. Já com relação aos novos óbitos por Covid-19 houve uma redução de 11% e na ocupação de leitos clínicos caiu em 18%.

A Regional do Juruá recebeu nota 11, a última tinha sido 10. Apesar de ter tido uma piora, o Comitê informou que não foi considerável a ponto de regredir a classificação. A regional teve aumento na ocupação dos leitos de UTI Covid de 105%, além do aumento na ocupação dos leitos clínicos de 5%. Os índices de internações por Síndrome de Respiração Aguda Grave (SRAG) aumentaram 1%.

Como funciona a fase Amarela

Na fase amarela, podem abrir restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares com 50% da capacidade, teatros, cinemas e apresentações culturais, como também evento religiosos, com 50% da capacidade.

Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 50%, além de delivery e drive-thru.

O aumento da capacidade também é válido para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.

Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento também aumentou 50%.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre

Notícias recentes