fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Em jogo elétrico, Portugal vence Uruguai e avança às oitavas de final

Publicado

em

Em um jogo elétrico, repleto de chances para os dois lados, Portugal foi recompensado por ser mais propositivo e com brilho de Bruno Fernandes venceu o Uruguai por 2 a 0 pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Os lusos estão classificados para as oitavas de final, enquanto Uruguai fica no desespero.

Portugal agora lidera o Grupo H com 6 pontos conquistados, já na próxima fase da Copa do Mundo. Enquanto isso, Uruguai fica com apenas um ponto, na lanterna. Para avançar, a Celeste precisa vencer Gana (que tem 3 pontos) e secar a Coreia do Sul.

Intensidade lá no alto

O jogo já começou com finalizações dos dois lados. Primeiro, após boa tabela, Oliveira bateu de fora da área e mandou por cima para o Uruguai. A resposta portuguesa foi rápida, quando Cristiano Ronaldo ajeitou lindamente de ombro e William Carvalho também bateu mais alto do que deveria. A Celeste levou perigo mesmo aos 11, em cabeçada de Giménes que foi na parte de cima da rede.

O ritmo do confronto foi bom, com as duas equipes acelerando as suas jogadas e buscando o gol. Portugal chegou bem aos 16, quando João Félix recebeu na entrada da área, bateu com desvio e quase encobriu o goleiro. Os lusos estiveram maior presença ofensiva, com muita intensidade, mas sem mais chances claras.

Elétrico, Portugal conseguiu se impor e ficar mais tempo no ataque, contra um Uruguai que apostou nas transições rápidas, mesmo sem atacantes de velocidade. Só que a primeira grande chance da partida foi uruguaia, quando Bentancur arrancou, ficou sem opção e passou no meio dos defensores com lindo drible. Para seu azar, Diogo Costa saiu muito bem e travou a finalização.

Portugal ainda seguiu mais propositivo, mas apesar de muito intenso, não conseguiu furar o bloqueio adversário e abusou dos cruzamentos e chutes de longe, sem perigo. Os minutos finais do primeiro tempo ainda foram bastante intensos, mas ninguém teve capacidade de furar a marcação adversária e a partida foi zerada para o intervalo.

Mal deu para respirar

A dinâmica seguiu a mesma na segunda etapa, mas curiosamente Portugal foi criar sua grande chance em contra-ataque. Aos 7, Bernardo Silva arrancou, abriu na esquerda para João Félix, que invadiu a área e bateu na rede, mas pelo lado de fora. O gol saiu logo depois, aos 10, quando Bruno Fernandes cruzou, Cristiano Ronaldo foi para a bola e ela morreu na rede. O craque correu para comemorar, mas seu possível desvio foi imperceptível.

A correria seguiu dos dois lados, em um bom lá e cá. Uruguai acertou o alvo aos 14, quando Darwin Núñez bateu de fora da área e Diogo Costa defendeu no centro do gol. Pouco depois, o centroavante por pouco não bloqueou saída do goleiro português. No jogo frenético, o Uruguai abriu mão do sistema com três zagueiros, enquanto Portugal foi para o contra-ataque.

O jogo não parou, com uma trocação franca e duas equipes que buscaram o gol, mas seguiram errando sempre no último momento, seja para finalizar ou dar o último passe. Aos 29, o Uruguai ficou no quase com Maxi Gómez, que mandou uma pancada de fora da área e a bola explodiu na trave. Pouco depois, Suárez pegou uma sobra na área após falta, mas bateu mal, no lado de fora da rede.

Aos 33, Arrascaeta poderia ter empatado, quando recebeu em velocidade na frente do goleiro, tentou cavadinha, mas bateu fraco. Aos 41, Valverde arriscou de longe, mas mandou por cima. Portugal então teve um pênalti assinalado com ajuda do VAR após toque de mão de Giménez. Aos 46, Bruno Fernandes foi para a bola, deslocou o goleiro e ampliou.

No tempo restante dos acréscimos, Bruno Fernandes por pouco não marcou mais uma vez. Primeiro ele recebeu cruzamento de Matheus Nunes, soltou a pancada de primeira e Rochet defendeu com a perna. Em seguida, recebeu completamente livre na entrada da área, dominou com categoria e carimbou a trave. Portugal classificado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre registra aumento de 20% em ocorrências de drogas no primeiro semestre

Publicado

em

Dados do MPAC mostram 1.125 casos de tráfico e posse de entorpecentes; Rio Branco concentra mais de 60% dos registros

Rio Branco reúne a maior parte das ocorrências, com mais de 60%, seguida por Cruzeiro do Sul (100), Tarauacá (89) e Sena Madureira (84). Foto: cedida 

O Acre contabilizou 1.125 ocorrências relacionadas a drogas ilícitas no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Ministério Público do Estado (MPAC) divulgados nesta segunda-feira (21). Os números, compilados pelo Observatório de Análises Criminais, representam aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2024 (1.102 casos) e crescimento de 20% comparado ao segundo semestre do ano passado (932 registros).

A capital Rio Branco responde por mais de 60% dos casos, liderando as estatísticas, seguida por Cruzeiro do Sul (100 ocorrências), Tarauacá (89) e Sena Madureira (84).

As informações não especificam quais tipos de drogas foram apreendidas nas operações policiais registradas pelo serviço 190. O MPAC monitora os dados como parte de suas ações de combate ao narcotráfico no estado.

Conheça os números emergenciais das forças de segurança

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funciona 24 horas por dia dentro da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp). Atualmente a estrutura integra um aparato de câmeras e redes telefônicas que respondem pelos números 181, 190 e 193.

Conheça os números emergenciais das forças de segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Os números emergências são um importante recurso de comunicação rápida que visa uma intervenção instantânea de socorro à população. Assim, a pessoa que deseja fazer uma denúncia sem ser identificada deve ligar no número 181.  Para realizar uma ocorrência criminal de roubo ou furto ligue 190 e fale com a Polícia militar do Acre. Para situações de salvamento e combate de incêndios, ligue 193 e fale com o Corpo de Bombeiro Militar do Acre (CBMAC).

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca a importância do uso responsável das linhas telefônicas para garantir a segurança e o bem-estar de todos. “As linhas emergenciais são recursos fundamentais para garantir uma resposta mais rápida das forças policiais em situações de emergência. Por isso, é importante lembrar que esses números devem ser usados apenas em casos reais e urgentes, para que não ocorra congestionamento e as pessoas que realmente precisam de ajuda possam ser atendidas prontamente”.

Secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coordenador do CICC, o tenente Francisco Fonseca, explica que em 2023 foram recebidas mais de 500 mil ligações, sendo 4,9 mil catalogadas como trotes.

“Essas chamadas falsas acabam prejudicando o trabalho da Segurança Pública e, principalmente, a população que pode deixar de ser atendida, pois a equipe pode estar em um atendimento falso. Existe o sistema de bloqueio dessas ligações manualmente, quando é identificado um trote e o número é recorrente eles são bloqueados. O desbloqueio também é feito manualmente”, disse.

O artigo 340 do Código Penal prevê pena de um a três anos de detenção e multa.

Situações que podem enquadrar trote como ato criminoso:

– Art. 266 – Interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento. Pena: detenção de um a três anos e multa.

– Art. 265 – Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública. Pena: reclusão de um a cinco anos e multa.

– Art. 340 – Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. Pena: detenção de um a seis meses ou multa.

– Art. 339. Dar causa a instauração de investigação policial ou de processo judicial contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente. Reclusão de dois a oito anos e multa.

Coordenador do CICC, o tenente Francisco Fonseca. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Saerb adia entrega de faturas de julho para final do mês

Publicado

em

Ajustes internos no sistema causam mudança no calendário; prazos de vencimento serão readequados para evitar prejuízos

O Saerb reforçou que a alteração é pontual e que segue trabalhando para melhorar a qualidade e a eficiência no atendimento à população. Foto: cedida 

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou nesta segunda-feira (21) que as contas de água referentes ao mês de julho serão entregues apenas no final deste mês. A alteração no cronograma normal de entrega ocorre devido a ajustes operacionais internos que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Em nota, a autarquia municipal garantiu que os novos boletos terão seus prazos de vencimento adequados para não causar transtornos aos consumidores. “Trata-se de uma medida pontual para aperfeiçoamento de nossos processos”, destacou o Saerb.

Os clientes que precisarem de informações adicionais podem entrar em contato pelo WhatsApp (68) 3212-7438 ou comparecer pessoalmente à OCA ou à sede da autarquia na Rua Rui Barbosa, 325, no Centro da capital acreana. A empresa reforçou que mantém todos os canais de atendimento funcionando normalmente durante o período de ajustes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre registra aumento de 15% em fugas de presídios no primeiro semestre de 2025

Publicado

em

Dados do MPAC revelam que 301 detentos escaparam do sistema prisional; apenas um de nove fugitivos de alta periculosidade foi recapturado

Ao longo de todo 2024, fugiram ou se evadiram de presídios no Acre quase 550 pessoas. Foto: ilustrativa 

O sistema prisional do Acre enfrenta uma crise de segurança: entre janeiro e junho de 2025, 301 detentos conseguiram fugir ou se evadir das unidades penitenciárias, segundo dados do Observatório de Análises Criminais do Ministério Público do Acre (MPAC). Os números, obtidos junto ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), mostram um aumento de quase 15% nas ocorrências em relação ao mesmo período de 2024.

 

Enquanto a fuga se refere à saída não autorizada da prisão, a evasão ocorre quando o preso não retorna após saídas temporárias – como para trabalho ou tratamento médico. Apenas neste domingo (20), Natanael do Nascimento, 25, um dos nove detentos de alta periculosidade que escaparam em junho do complexo penitenciário de Rio Branco, foi recapturado.

Os outros oito seguem foragidos. O MPAC aguarda resposta do Iapen sobre a taxa de recaptura no estado, onde quase 550 presos fugiram ao longo de 2024.

São eles:
  • Arthur Carvalho Gomes

  • Ozeias Paulo Germana Ferreira

  • Carlos Vitor de Castro Cardoso

  • Davi Castro de Souza

  • Francisco Guimarães Santana

  • Geovane Costa Almeida

  • Isaquiel Martins de Souza

  • Johnatan Silva Magalhães

Neste sábado, 19, outra fuga em massa, envolvendo nove internos, foi registrada, com sete deles conseguindo escapas. Os dados referentes a essa fuga ainda não constam no balanço do observatório do MPAC.

Ao longo de todo 2024, fugiram ou se evadiram de presídios no Acre quase 550 pessoas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo