fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Em audiência pública na fronteira, segurança anuncia ações para fortalecer Policiamento Rural

Publicado

em

O encontro foi solicitado pela associação de produtores rurais do município, que registrou nos últimos meses, alguns crimes de roubo de gado e invasão de propriedade rural.

A Tribuna

A câmara municipal de Plácido de Castro foi o local escolhido por produtores rurais da região para receber a audiência pública que debateu o reforço no policiamento rural na faixa de Fronteira. O encontro foi solicitado pela associação de produtores rurais do município, que registrou nos últimos meses, alguns crimes de roubo de gado e invasão de propriedade rural.

Participaram do encontro o delegado Danilo Almeida, o comandante da Polícia Militar na região, tenente Maxwell Oliveira, o secretário de Produção do Estado, Edvan Maciel e o secretário adjunto de Segurança Pública, Maurício Pinheiro.

Primeiro a falar no evento, o vereador e produtor rural Márcio Schiavo, o Mineirinho (PSL), disse que a audiência foi solicitada para que as autoridades pudessem ouvir e conhecer o drama que viveram as famílias alvos da ação dos criminosos.

Uma dessas famílias foi do senhor Hélio Barbosa, 65 anos, que teve a propriedade invadida e a caminhonete roubada.

“Vai fazer um ano e não deram resultado pra nossa família”, reclama ele, que mora no km 16 da rodovia AC 475, entre Plácido e Acrelândia.

Depois de ouvir outros relatos, Pinheiro anunciou que a Segurança Pública vai reforçar o Políciamento na faixa de Fronteira, enquanto expande os postos Comunitários de Policiamento Rural. O primeiro deles, deve entrar em operação no início de janeiro, na Vila Verde, km 60 da Transacreana.

_______________________

O sub secretario anunciou ainda a instalação de câmeras em pontos estratégicos onde o tráfego de veículos e intenso, principalmente porque Plácido de Castro estar no limite da fronteira do Brasil com a Bolívia.

_______________________

“Vamos investir em tecnologia e policiamento constante nessas áreas. É uma determinação do governador e não vamos recuar diante da criminalidade. Pelo contrário, vamos dar a resposta que a sociedade precisa e trazer também para essa região o policiamento rural. Essa parceria com o pessoal da agricultura vai fortalecer ainda mais o trabalho que pretendemos realizar em todas as regiões do estado”, garante.

O Secretário de Agricultura, Edvan Maciel, disse que além do posto da Vila Verde, a SEPA vai compartilhar o uso da base no Caquetá, localizada no km 70 da BR 317, sentido Rio Branco/Boca do Acre.

Cadastro de propriedades e moradores

O comandante da 2° Companhia do 4° Batalhão de Polícia Militar, tenente Maxwell Oliveira apresentou uma sugestão, que vai facilitar a identificar e controlar o tráfego de veículos e pessoas na zona rural dos municípios do baixo Acre. Ele sugeriu o cadastramento de todas as propriedades e moradores que residem nos ramais. Assim, garante ele, a polícia terá informações mais detalhadas na hora de identificar pessoas que não moram na localidade e que sejam eventuais criminosos. Ficou deliberado que a Associação dos Produtos vai se reunir para apontar os locais que possam receber o monitoramento eletrônico e também organizar o cadastro das propriedades.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura promove diálogo com a comunidade do Km 13 linha 09 para debater melhorias

Publicado

em

Na manhã deste sábado (04), a equipe da prefeitura local realizou uma importante reunião com os moradores da comunidade do Km 13 linha 09. O encontro teve como objetivo discutir diversas demandas locais e buscar soluções em prol do desenvolvimento da região.

Dentre as pautas debatidas, destacaram-se as melhorias necessárias nos ramais da área, visando facilitar o acesso e o escoamento da produção agrícola. Além disso, foram abordados benefícios destinados aos produtores locais, os quais serão viabilizados por meio da Secretaria de Agricultura.

O evento contou com a presença do Gerente de Ramais, Francisco Lima, e da Secretária de Agricultura, Ana Kelly, que trouxeram suas contribuições e esclareceram dúvidas dos participantes.

Essa iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover um diálogo aberto e transparente com a comunidade, buscando atender às suas necessidades e proporcionar melhorias significativas em sua qualidade de vida.

Comentários

Continue lendo

Flash

VÍDEO: Estudantes de medicina e Forças de Segurança Bolivianas recebem curso de suporte vital básico em aeroporto

Publicado

em

Uma oportunidade única tem sido oferecida aos estudantes de medicina e às forças de segurança da Bolívia: um curso intensivo de suporte vital básico em aeroportos. Essa iniciativa, proporcionada gratuitamente pelas forças de segurança bolivianas, em especial pela Aeronáutica, visa capacitar profissionais para lidar com resgates e primeiros socorros em situações de emergência aeroportuária.

O curso, com duração de 15 dias, teve início recentemente e está previsto para encerrar nesta próxima terça-feira, dia dia 7. Durante esse período, os participantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em técnicas de resgate de vítimas e prestação de primeiros socorros em acidentes aeroportuários.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Faculdade Domingos Savio UPDS e as forças de segurança da Bolívia, evidenciando o compromisso conjunto com a formação e capacitação de profissionais preparados para lidar com situações críticas nos aeroportos do país.

Comentários

Continue lendo

Flash

Produtores de café passam por oficina e dão ao Acre a 2ª maior produção do Norte

Publicado

em

Produtores de café do interior do Acre participaram de capacitação com técnicos da EmbrapaFotos cedidas.

Leônidas Badaró – Durante essa semana, produtores de café do interior do Acre tiveram a oportunidade de participar de uma oficina prática sobre colheita e pós-colheita dos cafés robustas amazônicos.

A capacitação aconteceu nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Acrelândia, polos importantes da produção cafeeira no estado. Conforme Michelma Lima, agrônoma e especialista em café da Secretaria de Agricultura, o objetivo do curso é melhorar a qualidade do café produzido no Acre.

“Esse curso é para melhorarmos a qualidade do que é produzido. Ainda temos alguns desafios como a colheita no período certo, os palestrantes mostram o ponto certo da maturação do grão para a colheita, lavagem, seleção do grão. Estamos promovendo conhecimento para aprimorar a produção. Temos também informações sobre a secagem correta, foi um treinamento muito importante para quem quer agregar mais qualidade ao seu café e alcançar novos mercados”, explica.

O Acre tem hoje a segunda maior produção de café na Região Norte, ficando atrás de Rondônia, que é um dos maiores produtores do país. Ocorre que a produção acreana, estimada no ano passado de 46 mil sacas de café, é muito abaixo do potencial que tem o estado, que reúne condições de clima e solo apontadas como ideais para a produção.

Um dos palestrantes do curso, o pesquisador da Embrapa Henrique Alves, diz que o Acre está seguindo a trilha de desenvolvimento. “O Acre tem investido em tecnologia, visitando as lavouras a gente percebe que existe uma boa vontade para a cadeia do café. O estado começou desde o ano passado um movimento de qualidade do café, assim como aconteceu em Rondônia, o estado vai evoluir na qualidade e isso vai trazer novas possibilidades de renda e mais reconhecimento do café acreano”, explica.

Comentários

Continue lendo