Em 2014, Acre deve receber 86 profissionais do ‘Mais Médicos’

Nova etapa do programa começa a partir de janeiro.
Estado já tem 94 médicos do programa no quadro da saúde.

G1

Médicos brasileiros e estrangeiros participam da nova fase do ‘Mais Médicos em 2014 (Foto: Wesley Cunha/RPC TV)

O programa ‘Mais Médicos’ iniciado este ano pelo Governo Federal enviou ao Acre 94 médicos em 2013, sendo 83 dos escolhidos profissionais diplomados em outro país. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), o estado já solicitou mais 86 profissionais, que devem chegar até o final de 2014, totalizando 180 médicos.

Em janeiro e fevereiro de 2014, o programa realiza uma nova etapa para os municípios que ainda não receberam nenhum médico até o momento. Segundo o Ministério da Saúde, os médicos formados no Brasil iniciam suas atividades em janeiro e os formados no exterior, em fevereiro.

Elizete do Nascimento, gerente da Divisão de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) explicou que cada município deve procurar o site do Ministério da Saúde e se cadastrar no programa,  caso necessite de profissionais para o atendimento à população.

“Depois que é feito isso, o Ministério vai priorizando quem tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo, os que estão há mais tempo sem receber médicos e assim tem esses critérios para que possam receber os médicos”, conta.

Elizete esclarece que ao menos dois municípios que não aderiram ao programa, Jordão  e Senador Guiomard são dois deles. A não-adesão aconteceu por conta de um bloqueio no sistema do Governo Federal, devido a troca de secretários de Saúde.

Dos municípios que se cadastraram mas não receberam os médicos até o momento, estão incluídos Santa Rosa do Purus e Porto Walter. Plácido de Castro não aderiu ao programa, pois segundo Elizete, o município declarou ter o quadro de profissionais completo.

“Nós estamos muito bem, temos 94 médicos [do programa] no estado e a partir de janeiro até março, até chegar os 180 que foram solicitados e que é previsto para o estado. Esperamos que até março, que é a última etapa do programa esteja completa”, esclarece.

 

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima