Geral

Em 1ª eleição pela internet, médicos escolhem novos membros do CRM-AC para os próximos 5 anos

Por dois dias, pela primeira vez na história, o Conselho Regional de Medicina (CRM-AC) fez as eleições para a escolha de seus conselheiros titulares e suplentes pela internet. Ao contrário de votações anteriores, que ocorrem a cada cinco anos, em que os médicos precisavam necessariamente se dirigir a determinados locais para votar ou enviar seu voto por correspondência, desta vez tudo feito de forma on-line.

No Acre, os profissionais também tiveram ponto de apoio físico, como na representação em Cruzeiro do Sul, no hospital de Brasileia e também na sede do CRM em Rio Branco.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC) também acompanhou a votação. Os médicos puderam votar por dois dias – segunda (14) e terça-feira (15). No Acre, duas chapas concorriam ao pleito:

A vencedora foi a chapa 1, que é composta por membros que já fazem parte da atual gestão. A Chapa 1 teve 593 votos, tendo 62,36% dos votos válidos, enquanto a outra chapa teve 368 votos, somando 37,64 %dos votos válidos. Foram registrados ainda 14 votos em branco e 25 nulos.

Foram eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes. Votaram os médicos ativos que estiveram com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no CRM-AC, quanto a débitos de qualquer natureza, até 7 de agosto de 2023.

Em seu perfil oficial nas redes sociais, a Chapa 1 agradeceu os votos e reafirmou o compromisso para os próximos cinco anos.

“Temos plena consciência dos desafios, e a responsabilidade aumenta ainda mais para que possamos alcançar as expectativas depositadas em nós por meio do seu voto, colega médico. Nos comprometemos a seguir fazendo um trabalho transparente, dando espaço cada vez mais para a pluralidade de ideias dentro do nosso Conselho. Esperamos fortalecer a participação dos médicos em nosso CRM e continuar inovando, não só nos espaços físicos, mas em todo o sistema conselhal para que tenhamos agilidade, transparência, avanços e diálogo”, diz a nota.

Os conselhos regionais de medicina (CRMs) são entidades que regulamentam e fiscalizam o exercício da medicina em cada estado do Brasil.

Eles são responsáveis por conceder registros profissionais aos médicos que irão atual no país. Os conselhos são comandados pelos próprios médicos e, a cada 5 anos, há uma eleição para que seja escolhida uma nova diretoria, composta por 40 integrantes.

Chapa 1 foi a vencedora de eleições do CRM de 2023 — Foto: Reprodução

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1