fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Eleição do TCE-AC acontece no dia 1° de dezembro: José Ribamar é cotado para a presidência

Publicado

em

José Ribamar (primeiro da esquerda para direita) pode ser o próximo presidente do TCE-AC (Foto: Ascom/Arquivo)

Por Wanglézio Braga

No dia 1° de dezembro, a partir das 11 horas, membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) vão realizar a votação para a escolha da presidência, vice-presidência e corregedoria para o biênio 2023/2024, conforme edital de convocação da sessão virtual publicado na edição de hoje (25) do Diário Eletrônico de Contas.

Segundo o documento, após a eleição haverá a posse dos vencedores. Também foi atribuído no ato, as indicações dos ocupantes dos demais cargos junto à Ouvidoria, Escola de Contas e Presidência das Câmaras e suas composições.

Até o momento, existe apenas uma chapa para concorrer ao pleito na seguinte composição: Conselheiro José Ribamar na presidência, vice-presidência conselheiro Valmir Ribeiro, na corregedoria conselheira Dulcinéia Benicío e na ouvidoria o atual presidente Ronald Polanco. Os conselheiros Cristovão de Messias e Jorge Malheiros ocupariam as Câmaras (1° e 2°). Por fim, a conselheira Naluh Gouveia continuaria na Escola de Contas.

QUEM É JOSÉ RIBAMAR?

Nascido em Rio Branco, José Ribamar Trindade de Oliveira é advogado com formação pela Universidade Federal do Acre (UFAC), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Coordenou a equipe de transição do Governo Gladson Cameli (PP), e foi secretário de estado da Casa Civil no Governo do Estado do Acre e membro do Conselho Administrativo do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.

Indicado para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre pelo governador Gladson Cameli, teve seu nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado no dia 30 de outubro de 2020, sendo, posteriormente, nomeado pelo governador. Foi empossado Conselheiro no dia 15 de janeiro de 2021. Atualmente é presidente da 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Acre biênio 2021-2022.

Comentários

Continue lendo

Flash

Expoacre 2025: Sebrae prepara atrações para as nove noites de feira em Rio Branco

Publicado

em

Inovação e empreendedorismo movimentam o Espaço Sebrae

De 26 de julho a 3 de agosto, o Governo do Acre e o Sebrae realizam a 50ª Expoacre, maior feira de negócios do estado. A feira, que acontece em Rio Branco, reúne empreendedores, empresários e produtores rurais de todo o estado, criando uma grande rede de negócios e conexões. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

Com foco em fomentar e promover os pequenos negócios, o Sebrae prepara um espaço repleto de atividades e ações que unem inovação e tradição, reforçando seu slogan para esta edição: “Tradição que nos inspira, inovação que nos impulsiona”.

De acordo com o diretor-superintendente, Marcos Lameira, chegar à 50ª edição da Expoacre é celebrar o empreendedorismo acreano. “Para o Sebrae, participar da realização desse evento é reafirmar nosso compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios, a valorização da cultura local e a geração de novas oportunidades para quem faz a economia do estado acontecer”, disse.

Produtos regionais abrilhantarão a Loja Colaborativa, espaço dedicado aos empreendedores atendidos pelo Sebrae, com produtos como doces, peixes, mel, castanhas, biscoitos de goma e a famosa Farinha de Cruzeiro do Sul (IG). Além disso, o café produzido nas regionais do Baixo e Alto Acre e Purus estará disponível para degustação na cafeteria Robusta Acreano.

O Espaço Sebrae contará com atividades de interação e imersão, como jogos digitais; óculos de realidade virtual; a Inteligência Artificial LIS; tiro ao alvo, roleta premiada e o Passaporte do Empreendedor com direito a brindes; o Empreende Room, onde será necessário resolver enigmas para escapar da sala temática; e o famoso Robô LED, atração que alegra todos os públicos.

Junto a instituições parceiras, o Sebrae dará destaque à indústria da panificação, que receberá empresas do segmento com apresentação e degustação de seus produtos; ao artesanato acreano, com exposição de peças e artigos decorativos; ao empreendedorismo feminino, com a participação de cerca de 50 mulheres empreendedoras; e à piscicultura, com tanques para exposição de peixes de produção regional.

A Economia Criativa se fará presente em todas as noites, com cerca de 18 apresentações artísticas no Palco Cultural Sebrae, arte urbana do Grafitte e uma pista de skate. O palco também receberá transformações de visagismo nos dias 26, 29 e 31 de julho, e desfiles de moda nos dias 2 e 3 de agosto.

Nesta edição, o Sebrae investe em um estande neutro em carbono, reforçando o comprometimento da instituição com o Meio Ambiente.

O horário de funcionamento do espaço é das 18h às 22h. Para mais informações sobre a programação e ações do Sebrae na Expoacre, acesse o perfil oficial no Instagram @SebraenoAcre.

Comentários

Continue lendo

Flash

Incêndio destrói parcialmente residência em Mâncio Lima e moradora se desespera: “Ainda estou pagando, Senhor!”

Publicado

em

Fogo começou em terreno baldio ao lado da casa; caso levanta alerta sobre riscos de áreas sem manutenção

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro Cohab, em Mâncio Lima, interior do Acre. As chamas, que teriam começado em um terreno baldio ao lado da casa, se alastraram rapidamente e provocaram danos significativos ao imóvel.

De acordo com testemunhas, o fogo teve início por volta do meio-dia. Moradores da vizinhança tentaram conter as chamas utilizando baldes com água, mas a força do incêndio exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros, que conseguiu evitar que o fogo atingisse outras residências próximas.

A cena mais marcante foi protagonizada pela dona da casa, que, em desespero, foi filmada chorando e pedindo ajuda. Em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais, ela grita: “Eu ainda tô pagando, Senhor!”, frase que emocionou internautas e revelou o drama de quem perdeu parte do que ainda lutava para conquistar.

A estrutura do imóvel foi severamente comprometida e parte do mobiliário foi consumido pelas chamas. Apesar do prejuízo material, não houve feridos.

As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades, mas a principal suspeita é que o fogo tenha se iniciado no mato seco do terreno vizinho, agravado pelas altas temperaturas e pela falta de manutenção do local. O caso acende o alerta para os riscos de áreas abandonadas em perímetros urbanos.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem em situação de rua urina em frente a ponto de ônibus e gera revolta em Rio Branco

Publicado

em

Moradores denunciam comportamento recorrente e cobram ações das autoridades

Na noite desta terça-feira (22), um episódio causou indignação entre usuários do transporte público em Rio Branco (AC). Um homem em situação de rua foi flagrado urinando em frente a uma parada de ônibus na movimentada Avenida Getúlio Vargas, no bairro Bosque. A cena, presenciada por adultos e crianças que aguardavam o coletivo, gerou constrangimento e revolta.

Identificado como Cristiano Silva de Lima, de 39 anos, o homem é conhecido por frequentadores da região por comportamentos hostis. Segundo relatos, ele costuma agir de forma agressiva, chegando a cuspir em pedestres que se recusam a oferecer dinheiro ou comida. “Já vi ele cuspindo nas pessoas. Quando é contrariado, age com violência”, relatou uma moradora, que preferiu não se identificar.

O caso reacende o debate sobre políticas públicas voltadas à população em situação de rua, especialmente em áreas de grande circulação. Além do impacto social, o episódio levanta preocupações sobre segurança e saúde pública para os cidadãos que utilizam o transporte coletivo diariamente.

Até o fechamento desta reportagem, não havia confirmação sobre a atuação da Polícia Militar ou de órgãos municipais no caso.

Comentários

Continue lendo