fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Educação Indígena recebe investimentos do governo do Estado

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realiza investimentos na construção de pelo menos 30 escolas indígenas em diversos municípios acreanos, como Sena Madureira, Feijó, Assis Brasil, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo. O montante investido chega a R$ 7,8 milhões.

Em Sena Madureira, cinco escolas já estão com as obras concluídas. Feijó recebeu o maior número de instituições contempladas, 11. Desse total, quatro já estão com as obras em fase de conclusão e outras sete em andamento.

Ao todo, 30 escolas indígenas serão construídas para fortalecer educação indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já no município de Tarauacá, quatro escolas estão fase de contratação, bem como em Assis Brasil e Rodrigues Alves. Em Marechal Thaumaturgo, duas escolas estão com obras em andamento.

As escolas indígenas irão garantir mais qualidade no ensino para as comunidades. Cada uma possui uma sala de aula, uma sala administrativa, construídas em madeira, além de um refeitório e de um banheiro, de alvenaria.

Entre as escolas com obras concluídas está a Francisco Barbosa, localizada na Aldeia São Francisco, do Povo Huni-Kui.  Rubens Barbosa é o cacique da comunidade e informa que é a primeira vez que recebem uma escola desse porte.

Cacique Rubens Barbosa: “Já melhorou 85%”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Agora já melhorou 85%, porque vai dar para suprir as necessidades dos nossos alunos; a escola que tinha foi construída pela própria comunidade. A gente agradece primeiro a Deus e depois ao governo do Estado”, diz. A nova escola, segundo ele, será suficiente para atender os 39 alunos da aldeia.

Quem lembra como era a antiga escola da aldeia é Roberto Barbosa, que tem três filhos em idade escolar: “Era uma escola no barro, não tinha material, era coberta com folha de alumínio e quando chovia não dava para as crianças estudarem”.

Aldeia São Francisco é uma das beneficiadas com escola indígena. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor responsável pela escola é Alberto Barbosa. “A gente fica feliz por estar recebendo uma escola nova, com mais conforto para os alunos”, destaca.

Honrou a palavra

O ex-professor e ex-coordenador da antiga escola, Isaka Rui Huni-kui, relata que a comunidade teve um encontro com o secretário Aberson Carvalho e que ele honrou sua palavra, ao levar uma nova estrutura escolar para a comunidade.

Isaka Rui Huni-Kui: “Secretário Aberson Carvalho honrou sua palavra”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A comunidade tem 22 famílias e 113 moradores. Isaka Rui Huni-Kui tem três filhos em idade escolar, um deles no ensino médio. “Estamos satisfeitos com a escola, isso fortalece a comunidade e os alunos estão felizes”, aprova.

Também está contente com a nova escola o morador Ediberto Barbosa. “Quero agradecer a Deus e às pessoas, porque a gente não tinha nenhuma escola e, quando a gente estudava, era sentado no chão. Agora a gente vê a diferença”, avalia.

Elisonea Barbosa Kaxinawá: escola mais segura. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Outra moradora que agradece ao governo do Estado pelos investimentos é Elisonea Kaxinawá. “Essa escola é importante, porque tirou a dificuldade dos nossos filhos e, como mãe, fico feliz porque agora vão ter mais segurança”, recorda.

Nova estrutura

Outra comunidade em Feijó beneficiada com a construção de uma escola indígena é a Aldeia Nova Esperança. O cacique local, Essinildo da Silva, relata que a antiga escola caiu e não tinha mais como atender a demanda dos alunos. “A gente estava precisando de outra estrutura”, diz.

Escola da Aldeia Nova Esperança caiu, mas governo construiu outra nova. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A nova escola, construída pelo governo do Estado, é a Huni-Kui Buse e a Aldeia Nova Esperança forma com outras duas aldeias, a Txanayá e a Yskuyá, a Terra Indígena Henebarianamakiá, também da etnia Huni-Kui.

“Essa escola fortalece as crianças, está todo mundo animado. Agora os alunos vão aprender, porque antes eles estudavam debaixo de uma mangueira, mas agora vai melhorar muito, e a gente se sente contemplado porque as aulas irão começar ainda nesse mês”, destaca Essinildo.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove campeonato de Futebol de areia, Futevôlei misto e a Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações em alusão aos 32 anos do município de Epitaciolândia, este domingo dia 28 de abril, dia do aniversário de Epitaciolândia foi dedicado ao esporte, com três eventos paralelos tivemos no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu em parceria com a Academia Leão Dourado. Na areia tivemos torneio de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino.

A prefeitura por meio da secretaria Municipal de Cultura e Esporte premiou os campeões e vice-campeões com medalhas, troféus e premiação em dinheiro nas categorias feminino e masculino.

O diretor técnico do departamento de judô da CAPEDAC esteve presente no evento que foi organizado sobre a responsabilidade do Professor Amarildo Ferreira.

O diretor de cultura e esporte Reggis Silva enfatizou a importância do esporte no fortalecimento da base familiar.

“Ações como essa que promove o esporte local e dá oportunidades aos nossos jovens, aqui no Ginásio tivemos a competição de jiu-jítsu e nas quadras de areia tivemos os torneios de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino, isso surge como um atrativo e encontro das pessoas, os pais estavam nas arquibancadas, a população esteve presente, crianças, jovens e adultos, esse é fortalecimento do esporte em nosso município. ”

Esse é um compromisso da prefeitura em incentivar a prática esportiva e apoiar todas as competições o prefeito Sérgio Lopes tem buscado sempre fortalecer o esporte e cultura local dando oportunidades iguais a todos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem que sofreu acidente de moto em Brasiléia é transferido para Capital

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro foi registrado na tarde do último domingo (28) em Brasiléia, deixando um jovem gravemente ferido. O incidente ocorreu na rua João Jovino de Oliveira, no bairro Eldorado, por volta das 17 horas.

O motociclista, identificado como Jaquesson da Silva Pereira, 22 anos, pilotava uma motocicleta Titan 150 de cor vermelha em direção ao centro do bairro, quando tentou realizar uma ultrapassagem pela esquerda. Durante a manobra, o carro envolvido no acidente teria fechado a passagem, resultando em uma colisão lateral. Com o impacto, Pereira foi arremessado ao solo e perdeu a consciência.

Testemunhas no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prontamente prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ao Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana. Devido à gravidade de seus ferimentos, que incluem uma fratura na perna direita, a perda de dois dentes, um ponto no queixo e múltiplas escoriações, ele foi posteriormente transferido para o Pronto Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Apesar da severidade dos ferimentos, o estado de saúde de Jaquesson é considerado estável. O condutor do carro permaneceu no local após o acidente e colaborou com as autoridades na apuração dos fatos. A polícia está investigando as circunstâncias do acidente para determinar as responsabilidades envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF inicia Maio Amarelo 2024 nesta terça-feira (30)

Publicado

em

Por

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará nesta terça-feira (30), ações educativas de trânsito, na abertura do Maio Amarelo 2024, com o tema “Paz no trânsito começa por você ”, na Unidade Operacional de Rio Branco/AC.

A ação será de “Cinema Rodoviário”, no qual motoristas são abordados e convidados a assistir vídeos e palestras educativas, sobre segurança viária e condutas seguras no trânsito.

 A mobilização busca envolver os condutores nos cuidados e atenção necessária com os mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e priorizar ações de fiscalização e educação para o trânsito.

 A operação Maio Amarelo 2024 ocorrerá ao longo de todo o mês de maio.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo