fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Edição do Projeto Cidadão em Assis Brasil finaliza com Casamento Coletivo de cinquenta casais

Publicado

em

Ação aconteceu durante toda essa sexta-feira na área urbana do município de Assis Brasil, que faz fronteira com o Peru. Cinquenta casais oficializaram a união durante cerimônia

O segundo dia do Projeto Cidadão em Assis Brasil ocorreu nesta sexta-feira, 26, na Escola Professora Iris Célia Cabanellas Zaninni. A ação reuniu mais de dez instituições que levaram diversos serviços à comunidade. E nesta edição, um caso chamou a atenção da equipe, com a chegada de uma família com quatorze pessoas que não possuíam documentação, nem mesmo a certidão de nascimento.

Na triagem, a família foi encaminhada para a equipe da Defensoria Pública que conversou com cada um para saber a razão de eles não terem a documentação básica. Eles também foram ouvidos pelo juiz de Direito Alex Oivane que entendeu ser competência da Justiça Federal em razão de serem de nacionalidade peruana.

“Essas ações de cidadania são importantes porque quando não é possível resolver a questão no momento, nós damos a orientação de como a pessoa deve proceder. A comunidade de Assis Brasil merecia uma atividade dessa grandiosidade”, disse.

O Projeto Cidadão, que existe a mais de 25 anos, é realizado em parceria com outras instituições levando serviços jurídicos assistenciais, emissão de documento e serviços sociais.

Quem conseguiu tirar a primeira identidade foi Edvard Silva, de 18 anos. Ele explicou que, por falta de tempo, não conseguiu resolver essa pendência. “Agora que completei dezoito anos não tinha mais como deixar para depois. Quando soube do Projeto Cidadão, aqui em Assis Brasil, foi a primeira coisa que pensei. Vim cedo para garantir”, explicou.

A coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, esteve no evento e fez questão de agradecer a cada equipe das instituições que participaram.

“Embora o Projeto Cidadão seja promovido através da união de vários órgãos públicos, a ação é feita por meio de convênio. Nesse caso, foi o convênio da Plataforma +Brasil nº904427/2020 MJ/MJSP e TJAC”, ressaltou.

Os serviços oferecidos neste segundo dia de Projeto Cidadão em Assis Brasil foram os mesmos que estiveram presentes na Escola Baixa Verde, na zona rural do município. Foram o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Defensoria Pública do Estado; Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação; Tribunal Regional do Trabalho, Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Prefeitura de Assis Brasil e Ministério Público.

Ação finalizada com Casamento Coletivo

Como de costume, a edição do Projeto Cidadão foi encerrada com o Casamento Coletivo. Cinquenta casais oficializaram a união na quadra da escola perante as autoridades locais em cerimônia conduzida pelo juiz de Direito Alex Oivane.

O casal mais novo foi Adriana Costa, 17 anos, e Lucas Rodrigues, 21 anos. Eles compartilharam a felicidade do momento “Estamos muito felizes em ter conseguido se inscrever e estarmos aqui vivendo isso”, disse Lucas.

Por outro lado, o casal mais experiente, Francisca Sobrinho, 53 anos, e Antônio Ferreira, 58 anos, que já moram juntos há 32 anos viram a oportunidade para oficializarem a união.

“Era um desejo antigo da gente, mas nunca fomos em busca. Mas resolvemos casar de verdade agora. Estamos bem felizes e vamos comemorar com a família e amigos”, comentou Francisca.

Na ocasião, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia agradeceu ao Tribunal de Justiça. “Essa ação foi realizada graças ao Tribunal de Justiça do Acre que é uma instituição que se preocupa com as pessoas menos favorecidas”, disse.

A desembargadora Eva Evangelista também esteve na cerimônia e, em seu pronunciamento, explicou sobre o convênio entre a Plataforma +Brasil e o TJ.

“O Tribunal de Justiça do Acre concorreu com edital e foi premiado e foi possível a realização do projeto. O objetivo dessa Plataforma +Brasil não é apenas o casamento coletivo, mas todos os atendimentos que estão sendo realizados. É acesso à justiça. Fiquei com muita satisfação em ouvir o prefeito falando de que alguns casais vieram de muito longe. Essa é a finalidade desse convênio: de proporcionar cidadania de acesso à justiça’, concluiu.

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura apoia final da 5ª liga EBFF 2024 em Epitaciolândia.

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações dos 32 anos de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia, no ultimo dia 05/05/2024, Epitaciolândia realizou um mega evento, para a realização da final da 5ª liga de jogos digitais.

Mais de 50 equipes participaram de forma virtual nas series A e B. Ficando 12 equipes para a grande final.

A final presencial ocorreu no Club Art Eventos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, Ds Telecom e Barbearia Silveira.

A secretária de Administração Regiane Moreira participou do evento representado o prefeito Sérgio Lopes.

“Estou aqui nessa ocasião representando o prefeito Sérgio Lopes, trago o abraço e a mensagem de carinho que ele tem com todos os jovens, ele que sempre apoia todos os tipos de esportes desde os tradicionais ao esportes digitais, em nome dele quero agradecer a todos que vieram de longe para prestigiar a  final da 5ª liga EBFF 2024, parabéns a todos e em especial ao Ricardo Maffi pela brilhante iniciativa.” Ressaltou Regiane Moreira.

Para o coordenador do Evento, Professor Ricardo Maffi, os jogos eletrônicos além de proporcionar um protagonismo aos jovens, impulsiona o desenvolvimento mental e cognitivo focando atenção, criatividade, memória, idiomas e trabalho em equipe.

As equipes e a organização do evento agradecem ao prefeito Sergio Lopes que vem abraçando e apoiando a juventude em todas as suas modalidades culturais e esportivas.

As equipes campeãs que levaram os prêmios para casa foram:

ZZJ, VPS e SIX EIGHT

Nessa edição tivemos de MVP, o jogador com mais abates realizados o player da ZZJ LIPE, que veio com sua família de Rio Branco e mostrou uma game player diferenciada, lembrando que o Player já jogou a LBFF e é uma das grandes promessas do Acre para o Brasil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura promove diálogo com a comunidade do Km 13 linha 09 para debater melhorias

Publicado

em

Na manhã deste sábado (04), a equipe da prefeitura local realizou uma importante reunião com os moradores da comunidade do Km 13 linha 09. O encontro teve como objetivo discutir diversas demandas locais e buscar soluções em prol do desenvolvimento da região.

Dentre as pautas debatidas, destacaram-se as melhorias necessárias nos ramais da área, visando facilitar o acesso e o escoamento da produção agrícola. Além disso, foram abordados benefícios destinados aos produtores locais, os quais serão viabilizados por meio da Secretaria de Agricultura.

O evento contou com a presença do Gerente de Ramais, Francisco Lima, e da Secretária de Agricultura, Ana Kelly, que trouxeram suas contribuições e esclareceram dúvidas dos participantes.

Essa iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover um diálogo aberto e transparente com a comunidade, buscando atender às suas necessidades e proporcionar melhorias significativas em sua qualidade de vida.

Comentários

Continue lendo

Flash

VÍDEO: Estudantes de medicina e Forças de Segurança Bolivianas recebem curso de suporte vital básico em aeroporto

Publicado

em

Uma oportunidade única tem sido oferecida aos estudantes de medicina e às forças de segurança da Bolívia: um curso intensivo de suporte vital básico em aeroportos. Essa iniciativa, proporcionada gratuitamente pelas forças de segurança bolivianas, em especial pela Aeronáutica, visa capacitar profissionais para lidar com resgates e primeiros socorros em situações de emergência aeroportuária.

O curso, com duração de 15 dias, teve início recentemente e está previsto para encerrar nesta próxima terça-feira, dia dia 7. Durante esse período, os participantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em técnicas de resgate de vítimas e prestação de primeiros socorros em acidentes aeroportuários.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Faculdade Domingos Savio UPDS e as forças de segurança da Bolívia, evidenciando o compromisso conjunto com a formação e capacitação de profissionais preparados para lidar com situações críticas nos aeroportos do país.

Comentários

Continue lendo