Dupla acusada de atear fogo em escola no interior do Acre é condenada a mais de 40 anos de prisão

Escola rural foi quase toda consumida pelas chamas no mês de agosto — Foto: Reprodução/Arquivo

Por Aline Nascimento

Os réus Jailson Monteiro da Silva e Antônio Filho da Silva Pessoa foram condenados a mais de 40 anos de prisão em regime fechado por atear fogo na Escola Rural Madalena Nunes, localizada no km 14 do ramal Mário Lobão, em Sena Madureira, interior do Acre, no mês de agosto. Além desse crime, a dupla foi condenada também por roubo majorado e corrupção de menor.

A decisão é do Juízo da Vara Criminal da Comarca de Sena Madureira e ainda cabe recurso. Porém, os acusados não podem recorrer do resultado em liberdade. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos réus.

O incêndio destruiu cinco salas de aulas da escola, que era de madeira. Na época do caso, o delegado responsável pelas investigações, Marcos Frank, disse que as informações iniciais apontavam que o ato teria sido uma represália por causa da prisão de outros dois comparsas dos criminosos.

A dupla teria agido com a ajuda de um adolescente de 17 anos. Segundo o processo, o trio estava armado no dia do crime.

Ainda segundo o processo, os acusados assaltaram um casal, que morava no km 17 do mesmo ramal da escola, antes de incendiar a escola. As vítimas tiveram um celular e mais de R$ 700 em dinheiro levados pelos acusados. O casal teve a casa invadida e foi agredido pelos acusados.

Na decisão, o juiz de direito Fábio Farias destacou que o incêndio destruiu parcialmente a escola, que foi construída em 2019. Cada réu vai ter que cumprir 24 anos e seis dias de reclusão, além do pagamento de 385 dias-multa.

“As consequências do crime são extremamente graves, tendo em vista o considerável prejuízo para centenas de alunos daquela área rural, que foram maldosamente privados do acesso ao ensino educacional público, além dos sérios prejuízos de ordem patrimonial aos cofres públicos, haja vista que a construção da escola deu-se no final de 2019, cujo valor da obra foi no montante de R$ 227.419”, afirmou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre