Iapen investiga mortes de Antoniel Pereira Feitosa, 32 anos, e Michel Luís dos Santos Paes, 38 anos, em celas individuais; corpos passam por perícia. Foto: captada
O sistema penitenciário do Acre registrou duas mortes em circunstâncias preocupantes em menos de 48 horas no Presídio de Senador Guiomard. Na manhã desta quarta-feira (5), Antoniel Pereira Feitosa, de 32 anos, foi encontrado sem vida dentro da cela onde estava sozinho, repetindo o mesmo cenário da morte de Michel Luís dos Santos Paes, de 38 anos, ocorrida na segunda-feira (3).
Ambos os casos apresentam similaridades inquietantes: os detentos estavam em celas individuais quando foram localizados sem sinais vitais durante rondas dos agentes penitenciários. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) já acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos dois episódios e encaminhou os corpos para perícia, aguardando laudos cadavéricos para determinar as causas exatas das mortes. As investigações foram abertas para esclarecer as circunstâncias dos óbitos e possíveis responsabilidades.
Os casos ocorrem em momento de forte pressão no sistema prisional acreano, que recentemente registrou aumento de 45% na população carcerária. As mortes em circunstâncias similares acendem alerta sobre condições carcerárias e procedimentos de segurança nas unidades do estado.
O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa a morte do detento Antoniel Pereira Feitosa, de 32 anos, no Presídio de Senador Guiomard, na manhã desta quarta-feira, 5.
Antoniel, que estava sozinho na cela, foi encontrado morto no início desta manhã pela guarnição policial de plantão.
Imediatamente, os Policias Penais de plantão acionaram o Samu, que atestou o óbito do detento. As causas da morte só serão confirmadas após o laudo cadavérico.
O setor de Assistência Social do Iapen acompanha todos os trâmites para o velório.
Que a família de Antoniel possa ser confortada neste momento de tristeza e dor.
Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen