fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Dois detentos suspeitos de Covid-19 fogem de presídio no interior do AC e outros três são recapturados

Publicado

em

Cinco presos usaram ferramenta artesanal para abrir celas e deixar unidade. Fuga ocorreu na noite dessa terça-feira (12), no presídio de Senador Guiomard.

Nelinho Ferreira Lima (à esquerda) e Jhon Kenedy Souza Barbosa (à direita) — Foto: Asscom/Iapen-AC

Por Iryá Rodrigues

Dois detentos que estavam em um alojamento destinado aos casos suspeitos de Covid-19 da Unidade Penitenciária do Quinari, em Senador Guiomard, no interior do Acre, fugiram na noite desta terça-feira (12). Outros três presos que também tentaram fugir foram recapturados pelos policiais penais.

Os cinco detentos usaram uma ferramenta artesanal para abrir as cinco celas do alojamento 1, passaram pela tela de proteção da parte superior do prédio e em seguida escalaram o muro da unidade. Entre os presos foragidos estão Nelinho Ferreira Lima e Jhon Kenedy Souza Barbosa.

Na Unidade Penitenciária do Quinari, 26 casos foram considerados suspeitos. Destes, seis foram confirmados, sendo que um morreu. Outros 20 permanecem em análise e 41 fazem parte do grupo de risco.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) disse que dois dos detentos foram pegos pelos policiais penais ainda dentro do presídio no momento da tentativa de fuga e um terceiro foi capturado já na área externa da unidade.

No alojamento 1, segundo o Iapen, tem 15 presos cumprindo quarentena por terem apresentado sintomas de Covid-19, os demais casos suspeitos estão em outro alojamento.

No caso dos cinco que participaram da fuga, os testes para a doença deram negativo, porém, por uma questão de protocolo de saúde, eles permaneciam em quarentena pelo período de 14 dias.

Os três recapturados foram encaminhamentos para um isolamento preventivo em outro pavilhão também destinado a casos de Covid-19. Ainda de acordo com o Iapen, eles devem responder processo administrativo disciplinar. As buscas continuam sendo realizadas com intuito de encontrar os dois foragidos.

No último domingo (11), no Complexo Penitenciário Francisco D’ Oliveira Conde também foi registrada uma fuga. Dois detentos foram capturados e o preso Rodrigo Duarte Gomes conseguiu deixar a unidade. Ele continua foragido.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é flagrado tentando roubar fiação de poste no Tancredo Neves

Publicado

em

Um homem foi flagrado por populares enquanto roubava a fiação elétrica de um poste na frente da Policlínica Zeno Lanzini, na avenida Grande Circular, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus.

Um vídeo feito por testemunhas mostra o momento em que o desconhecido está pendurado na estrutura e com um terçado, tenta cortar os fios. Apoiado em uma escada de madeira, ele puxa a fiação sem o menor receio de receber uma descarga elétrica.


Comentários

Continue lendo

Geral

A humildade e a simpatia de um jornaleiro; conheça a história do acreano Pelé

Publicado

em

Antônio Augusto de Melo/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Por Resley Saab –

Pelé nasceu Antônio Augusto de Melo, em 1951. Veio ao mundo pobre e negro, numa colônia onde hoje é o bairro São Francisco. Assim que tomou tento que a vida não é moleza, lá pelos 16 anos, foi parar no Mercado Velho, agora Novo Mercado Velho. Na beira do Rio Acre, entre pensões e cabarés, arranjou trabalho: carregar cestos pra gente rica.

Os pais, João Felipe de Melo e Maria Anastácia de Melo, vieram de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para trabalhar em colônia em Rio Branco, onde hoje é a Rua Juarez Távora, atrás do hospital Santa Juliana.

E embora a servidão parecesse sina dos ancestrais africanos, ele nem ligava se fosse chamado de ‘tição’ ou outra coisa do gênero, porque sua alma é muito maior que qualquer frase depreciativa. Ainda hoje é tolice querer tirá-lo do sério. A mansidão herdada dos pais é uma virtude, assim como o fascínio pela arte e pela cultura.

Toca violão há 40 anos e é visto até hoje nas pensões do Novo Mercado Velho dedilhando poemas do Patativa do Assaré.

Mas a modéstia é insurgente: – Durante todo esse tempo, quem me vê tocar acha que só tenho 4 anos de instrumento.

Ainda moço, em plena ditadura militar, vez ou outra se pegava parado diante de uma banca de revista como um cão em frente de uma ‘televisão de cachorro’. A fome era por livros e revistas, ainda que a censura chegasse antes para retalhar conteúdos, que na sua opinião, eram considerados subversivos.

A banca fica localizada no Centro de Rio Branco/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Pelé tem pele grossa feito papel de embrulhar pregos e rosto em madeira talhada, brilhosa como tronco de mulateiro. Cabelos empinados feito pelo de animal resistente às intempéries da vida e olhos grandes como os da onça preta que rondou algumas vezes o seu quintal quando criança.

No alto da sua rusticidade simples e aguerrida, como só os filhos da Mãe África são capazes de conceber, descobriu a bola. Depois do flerte com os livros, foi a pelota a sua primeira paixão. Corpulento, Antônio Augusto de Melo foi jogar de lateral direito, e às vezes de zagueiro, no Andirá, time conhecido pela irreverência de seu mascote, o Morcego.

Antônio também já foi jogador de futebol/Foto: Juan Diaz/ContilNet

primeiro filho, pôs o nome do goleiro camaronês N’kono, famoso por defesaças em times espanhóis da década de 1980 e início da de 90.

E os meandros da vida, por coincidência, trouxeram N’kono para jogar no Acre, em amistoso contra o Rio Branco no estádio José de Melo. Foi o coroamento de sua passagem pelo mundo desportivo. Imagine só o N’kono acreano, filho de Pelé, com o N’kono do futebol mundial, juntos, numa mesma fotografia. Aquilo era demais.

Os jornais também eram vendidos na banca/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Hoje, Pelé administra uma banca de revistas na praça Chico Mendes. Vive em meio a um emaranhado de folhas, publicações e discos de vinil, alguns artigos tão velhos quanto a fundação da cidade de Rio Branco. Tem o privilégio de abrir o quiosque quando quer.

Esse patrimônio vivo da história do Acre não ficou rico, mas possui um tesouro no coração: a amizade de todos, do doutor, do servidor público ao engraxate, do velhinho e ao mendigo. E qual é a fórmula para tanta simpatia? É que Augusto de Melo, o Pelé, vive a vida sem esperar nada de ninguém.

Comentários

Continue lendo

Geral

PF prende peruano por tráfico internacional de drogas em Assis Brasil, Acre

Publicado

em

Durante vistoria foi encontrada significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Homem de nacionalidade peruana foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Epitaciolândia, para prestar esclarecimentos. Foto: oaltoacre.com

Com Assessoria 

A Polícia Federal prendeu em flagrante um indivíduo de nacionalidade Peruana por tráfico internacional de drogas, apreensão aconteceu durante inspeção de rotina no posto de controle migratório em Assis Brasil, Acre, na manhã desta sexta-feira (26) na tríplice fronteira.

Na ocasião, o peruano solicitava entrada no Brasil com destino a Goiânia. Entretanto, durante vistoria foi encontrada significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Após examinar cuidadosamente os itens que estava de posse peruano, policiais federais constataram que as pilhas estavam adulteradas e recheadas de cocaína.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Epitaciolândia, para prestar esclarecimentos posteriormente.

O indivíduo poderá responder por tráfico internacional de drogas.

Durante vistoria foi encontrada por agentes da pela policia federal significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Comentários

Continue lendo