fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Dobro de gols em uma década: A evolução brasileira na Premier League

Publicado

em

ogol.com.br

A 16ª rodada da Premier League terminou com mais seis gols brasileiros, marcados por cinco jogadores diferentes: Richarlison, Joelinton, Willian, Carlos Vinícius e Matheus Cunha. O que antes era um evento raro se tornou rotina no futebol inglês. Em uma década, o número de gols brasileiros mais que dobrou na Inglaterra. Em um mercado antes receoso em investir em talentos de nossas bandas, o padrão brasileiro virou realidade, e já é com sobras a segunda força nacional em gols marcados no campeonato.

A Premier League conta, ao fim da 16ª rodada, com 37 gols brasileiro. E isso sem um grande astro goleador, como Haaland, que sozinho marcou 14 vezes. João Pedro, Matheus Cunha e Douglas Luiz, com cinco gols cada, são os artilheiros brasileiros, com 15 atletas que já balançaram as redes no torneio na temporada.

O número de gols brasileiros é muito superior ao da terceira nacionalidade da lista: os jogadores franceses anotaram 21 gols. A Inglaterra, é claro, liderar a tabela, com 133 tentos. Já a Noruega, capitaneada pelo Fenômeno do Manchester City, soma 18.

A tendência de gols brasileiros na Premier League é algo recente. Muito recente. O recorde foi estabelecido em 2022/23, com 97 gols ao fim da temporada. Um número que dificilmente será alcançado nesta temporada, que ainda assim ultrapassa de longe o padrão de 10 anos atrás.

Na temporada 2013/14, o cenário era bem diferente. Apenas 30 gols brasileiros foram marcados em todo o campeonato. Uma marca que, hoje, é ultrapassada com facilidade, ainda em dezembro.

A comparação com o início do século evidencia ainda mais a diferença. A presença de atletas do Brasil na Premier League era algo raro, e a temporada 2001/02 terminou com apenas dois gols marcados por brasileiros (Edu e Paredão anotaram um cada).

Confira abaixo a evolução dos gols brasileiros por temporada na PL

Temporada Gols
2023/24 37
2022/23 97
2021/22 81
2020/21 62
2019/20 71
2018/19 64
2017/18 57
2016/17 42
2015/16 35
2014/15 21
2013/14 30
2012/13 19
2011/12 11
2010/11 9
2009/10 14
2008/09 50
2007/08 26
2006/07 16
2005/06 4
2004/05 2
2003/04 16
2002/03 5
2001/02 2

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo tem volta de uruguaio para decisão na Libertadores

Publicado

em

De Arrascaeta está recuperado de lesão e vai para o jogo

Provável Flamengo para encarar o Bolívar tem Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De La Cruz, Gerson e De Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro. Foto: capturada

O uruguaio De Arrascaeta voltará à escalação do Flamengo para o jogo contra o Bolívar, nesta quarta-feira (15), pela Libertadores da América. O camisa 14 está recuperado de um problema físico e retorna ao time titular para o confronto decisivo. Afinal, o Rubro-Negro precisa da vitória para ainda ter chances de classificação às oitavas de final da competição.

De Arrascaeta sofreu uma lesão na coxa direita, no fim de abril. Desde então, o uruguaio desfalcou o Flamengo, mas chegou a ficar no banco de reservas contra o Corinthians, no último sábado. Agora, ele é nome de confiança de Tite para buscar uma vitória fundamental pela classificação.

Dessa forma, a tendência é que o técnico rubro-negro volte a escalar o time no 4-4-2. Lorran, mesmo com o gol em cima do Corinthians, deve voltar ao banco de reservas, com Gerson como titular no meio, ao lado de Allan, Gerson e De Arrascaeta. O volante Pulgar, ainda lesionado, segue fora, a exemplo de Bruno Henrique, também machucado. por outro lado, Pedro, que deu um susto no jogo passado, está garantido no onze titular.

Portanto, o provável Flamengo para encarar o Bolívar tem Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De La Cruz, Gerson e De Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro. A Super Rádio Tupi transmite Flamengo x Bolívar nesta quarta, às 21h30.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Manoel sofre lesão e deve desfalcar o Fluminense contra o Cerro

Publicado

em

Fernando Diniz terá que utilizar provavelmente no jogo contra o Cerro Porteño uma zaga reserva pois não terá o capitão Felipe Melo que está suspenso e Manoel sofreu lesão no jogo contra o São Paulo

Zaga tricolor pode ser formada por Felipe Andrade e Antônio Carlos

O técnico Fernando Diniz terá que utilizar provavelmente no jogo contra o Cerro Porteño uma zaga reserva pois não terá o capitão Felipe Melo que está suspenso e Manoel sofreu lesão no jogo contra o São Paulo.

Com poucas opções, Felipe Andrade e Antônio Carlos passam a ser os cotados para o jogo da próxima quinta-feira, no Maracanã. Existe ainda uma outra possibilidade, a do aproveitamento de Martinelli, que já atuou no setor.

O técnico Fernando Diniz terá que utilizar provavelmente no jogo contra o Cerro Porteño uma zaga reserva pois não terá o capitão Felipe Melo que está suspenso e Manoel sofreu lesão no jogo contra o São Paulo.

Com poucas opções, Felipe Andrade e Antônio Carlos passam a ser os cotados para o jogo da próxima quinta-feira, no Maracanã. Existe ainda uma outra possibilidade, a do aproveitamento de Martinelli, que já atuou no setor.

Paulo Henrique Ganso volta ao time, ele que ficou de fora da partida contra o São Paulo pois estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O Fluminense poderá garantir sua classificação como primeiro do grupo, desde que vença o Cerro e aconteça empate na partida desta quarta-feira entre Alianza x Colo-Colo, em Santiago.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo vai enfrentar o Bolívar com dois desfalques importantes no Maracanã

Publicado

em

Erick Pulgar e Bruno Henrique desfalcam o Mengão

O Bolívar lidera o grupo E da Libertadores com dez pontos, e com uma vitória no Maracanã já estará classificado. Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Flamengo e Bolívar vão se reencontrar pela Copa Libertadores nesta quarta-feira (15), às 21h30 em jogo decisivo para as pretensões dos donos da casa, que terá todo o apoio da nação rubro-negra com 52 mil ingressos vendidos antecipadamente. Dois jogadores serão desfalques importantes para o técnico Tite.

O treinador ainda não contará com Erick Pulgar no meio-campo, por causa de uma entorse no tornozelo, e nem Bruno Henrique no ataque, também por ter sofrido uma entorse no pé. Com ambos entregues ao departamento médico, o técnico ao menos terá a volta de De Arrascaeta, recuperado da pequena lesão no adutor da coxa direita, que volta ao time após quatro jogos como desfalque. O jogador é fundamental na criação de jogadas e nas finalizações.

O Flamengo só depende dele para conseguir a classificação para as oitavas de final da competição, e não pode tropeçar diante dos bolivianos, e nem na última rodada com o Millonarios, da Colômbia, sendo obrigado a vencer as duas partidas e somar dez pontos no total.

No jogo com o Bolívar na altitude de La Paz, o Rubro-negro foi derrotado por 2 a 1, com gols de Bruno Sávio e Francisco da Costa para os bolivianos. Matías Viña fez o gol do Fla. O Bolívar lidera o grupo E da Libertadores com dez pontos, e com uma vitória no Maracanã já estará classificado.

Comentários

Continue lendo