fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Direitos Humanos realiza reconhecimento de paternidade de família acreana

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 13, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou o serviço de reconhecimento de paternidade para uma família acreana. Carlos Afonso Chalub, após 23 anos, reconheceu sua filha, Luanda Chalub, por ação provida pelo Estado.

O programa foi instituído em 2010, buscando a obtenção do reconhecimento da paternidade e estabelecendo juridicamente os vínculos familiares. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

A ação é decorrente do programa Pai Presente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e executado por meio da Diretoria de Direitos Humanos, organizando as documentações e atendendo mães, crianças e pais que buscam reconhecimento de paternidade e realização de exames de DNA.

O pai Carlos Chalub, conta que foi atendido pelo Estado durante a última edição do Projeto Cidadão, organizado em Rio Branco pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC). “Há muito tempo eu queria registrar oficialmente a minha filha e após ver essa ação que o Estado executa, eu pude vir aqui com ela para conseguir os documentos necessários para reconhecê-la. Eu demorei muito tempo, mas nunca é tarde para reconhecer a sua paternidade”, conta.

Sebastiana Andrade se define contente em acompanhar o reconhecimento familiar. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

A chefe da Divisão de Promoção do Registro Civil e Documentação da SEASDHM, Sebastiana Andrade, afirma: “É muito gratificante possibilitar esse reconhecimento de paternidade. Agora essa filha passa a constar com o nome do pai e de seus avós na sua certidão de nascimento”.

Esse serviço e outros, como a retirada de uma segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito ou certidão negativa de nascimento (que formaliza o “nada consta” no cartório indicado) pode ser acessado por meio do Setor de Direitos Humanos da SEASDHM e o pedido é realizado gratuitamente. A sede da secretaria se localiza no bairro Estação Experimental, na Avenida Nações Unidas, 2731, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Flash

Início Explosivo: Campeonato Acreano de Motocross dá a largada com 90 pilotos e promessa de temporada animada

Publicado

em

Foto PHD: Grandes pegas na pista de Acrelândia na abertura da temporada

O rugido dos motores ecoou neste domingo, 28, marcando o pontapé inicial do tão aguardado Campeonato Acreano de Motocross, na cidade de Acrelândia. Com um contingente de 90 pilotos distribuídos em 8 categorias, a competição promete ser um verdadeiro espetáculo de adrenalina e habilidade sobre duas rodas.

“Estamos prestes a testemunhar um começo de temporada memorável. Nosso objetivo é elevar o nível da competição, e estamos dispostos a trabalhar incansavelmente ao longo de toda a jornada”, declarou com entusiasmo o presidente da Associação de Motocross do Acre (ASSCROSACRE), Juveron Braz.

Eventos de Grande Impacto

De acordo com Braz, o Campeonato Acreano de Motocross figura como um dos eventos de destaque na temporada esportiva do estado. “Levamos a competição principalmente para o interior, impulsionando significativamente a economia local. No entanto, a modalidade carece de maior apoio para expandir ainda mais os horizontes e proporcionar momentos de diversão e entretenimento ao público”, ponderou o dirigente.

Internacionalização do Espetáculo

Como é tradição no cenário do motocross acreano, a abertura da temporada 24 contará com a presença de talentosos pilotos vindos diretamente da Bolívia e do Peru, agregando uma dimensão internacional ao já emocionante evento.

Com o ronco dos motores e a poeira levantada, o Campeonato Acreano de Motocross promete uma temporada repleta de emoções e desafios, consolidando-se como um verdadeiro espetáculo esportivo que ultrapassa fronteiras e eleva o nome do estado para o mundo todo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia inaugura ponte no riozinho e tira dezenas de famílias do isolamento há mais de 30 anos

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações em alusão aos 32 anos do município de Epitaciolândia, o Prefeito Sérgio Lopes entregou neste sábado, 27, a Ponte sobre o Riozinho para os moradores da comunidade.

A estrutura tem mais de 30 metros de comprimento e aproximadamente 10 metros de altura, construída pela gestão é esperada a mais de 30 anos pelos moradores da região e é de grande importância para reserva Chico Mendes, garantindo o tráfego, acesso e escoação da produção.

Participaram da cerimônia também os vereadores Marcos Ribeiro, Rosimar, Nego, Pantico e Seliene, Secretária Administração Regiane Moreira, Secretária de Gabinete Lucineide Aparecida, o Presidente da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Epitaciolândia – AMOPRELANDIA José Maria Pimentel o “Açúcar” e os moradores.

Para o prefeito Sérgio Lopes esse é mais um compromisso que sua gestão está cumprindo.

“Há algum tempo atrás assumi esse compromisso e hoje estamos aqui entregando essa ponte, uma obra que tem um significa enorme, pois vai garantir o direito de ir vir de muitas famílias, famílias essas que viviam no isolamento há mais de 30 anos, hoje podem escoar suas produções sem ter que carregar seus produtos nas costas, continuamos avançado e cuidando de nossa gente.” Destacou Sérgio Lopes.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Protetor: GEFRON apreende adolescente com 12 quilos de drogas na BR-317

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos de idade, foi apreendido por policiais do Grupamento Especializado em Fronteira. A ação dos agentes do GEFRON, ocorreu na sexta-feira, 26, na BR-317.

O menor, que estava em um ônibus, transportava 12 quilos de skunk, a super maconha. A droga foi encontrada na bolsa do acusado.

De acordo com o coordenador do GEFRON delegado Rêmullo Diniz, o adolescente saiu de Brasiléia e teria com destino final Rio Branco. “ Esse menor vinha sendo monitorado, já que tinha envolvimento com o tráfico de drogas na região do Alto Acre”, disse Diniz.

A suspeita é que o menor foi contratado por criminosos para atuar como “mula do tráfico de drogas”. A investigação terá sequência pela Polícia Civil para chegar a outros envolvidos no crime.

Comentários

Continue lendo