Desvalorização do peso boliviano

Para que a proposta apresentada seja eficaz, deve ser acompanhado por outras políticas fiscais e monetárias que permitam, por exemplo, aos exportadores ter incentivos e condições para trazer os seus dólares para o nosso sistema financeiro.

Opinião do Economista- Luis Fernando Romero Torrejón

Compartilho com vocês uma proposta econômica feita pelo economista Luis Fernando R. Torrejón, para enfrentar temporariamente a atual escassez de dólares e a crescente pressão inflacionária no país, através da desvalorização controlada, relativa e temporária da nossa moeda.

Embora uma desvalorização não seja bem vista popularmente, isso não significa que seja ruim. Na verdade, nossa moeda em relação ao dólar paralelo foi desvalorizada em até 33%, além disso temos uma taxa de câmbio fixa de 6,96 há quase 13 anos.

Os objetivos são reduzir:

1. Reduzir as expectativas negativas, a incerteza e a sobre-demanda pelo dólar em nossa economia.
2. Reduzir a competitividade do dólar paralelo ou negro no mercado de câmbio, especialmente no mercado informal.
3. Restaurar ou aumentar o estímulo (atratividade) ao sector exportador nacional, através de uma taxa de câmbio favorável, para que injetem os seus dólares no sistema financeiro nacional, consequentemente ao público do país.

Embora esta proposta seja tecnicamente viável, terá também uma componente política importante para a sua implementação. Além disso, embora não garanta a resolução plena desta crise cambial, por ser estrutural, pode ajudar a evitar que a situação económica se torne mais crítica. Para que seja mais eficaz, deve ser acompanhado por outras políticas fiscais e monetárias que permitam, por exemplo, aos exportadores ter incentivos e condições para trazer os seus dólares para o nosso sistema financeiro.

É apenas uma proposta, que pode ter defeitos e críticas, mas nesta situação conflituosa, com vista a subir na escala, o país e a população precisam de Propostas positivas, é não de mais problemas econômicos na Bolívia. 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José