fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Descoberta de brasileiros pode mudar história da humanidade

Publicado

em

Cecília Bastos/USP Imagem/Direitos reservados

Uma equipe de pesquisadores brasileiros e italianos encontrou materiais que teriam 2,4 milhões de anos em um sítio arqueológico na Jordânia.

A descoberta coloca novos elementos que podem mudar o conhecimento consolidado sobre o desenvolvimento da humanidade e das dinâmicas de migração do gênero homo a partir da África para outras regiões do planeta. O resultado do estudo foi divulgado em uma revista científica.

Nos debates acadêmicos, a tese predominante, em que pese polêmicas e hipóteses divergentes, dá conta que o gênero homo surgiu há cerca de 2,4 milhões de anos na África, tendo como primeiro representante o homo habilis. Há 2 milhões de anos, teria surgido o homo erectus.

As primeiras evidências da presença de homo erectus fora do continente africano ocorreu em um sítio arqueológico da Geórgia, datada de 1,8 milhão de anos.

Os pesquisadores não identificaram fósseis, mas material de pedra lascada no sítio da Jordânia.

As escavações ocorreram entre 2013 e 2015. “Na hora que um homíneo lascou. Isso quer dizer um evento de lascamento. Elas estavam localizadas em algum ponto a 20 cm uma da outra. É muito possível que a gente não só tenha encontrado um sítio antigo, mas que ele tenha significado comportamental”, disse o pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Universidade de São Paulo), Astolfo Araújo.

As primeiras amostras foram pegas em 2013, sendo  submetidas a um método segundo o qual pedras teriam cerca de cinco milhões e o basalto mais baixo teria 2,5 milhões.

Lâminas coletadas

Segundo Giancarlo Scardia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), outros dois métodos de datação foram aplicados em lâminas coletadas.

“Tivemos cuidado para ter uma idade mais confiável. Os dados convergem para um modelo que não tem incongruências”, afirmou o pesquisador, em São Paulo.

Professor Walter Neves: descobertas demonstram que o homem não deixou a África por volta de 1,9 milhão, mas há 2,4 milhões de anos (Cecília Bastos/USP Imagem)

Segundo o coordenador da pesquisa, o professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Walter Neves, as descobertas demonstraram que o homem não deixou a África por volta de 1,9 milhão, mas há 2,4 milhões de anos, e joga luz sobre qual teria sido a primeira modalidade do gênero homo a deixar o continente.

“Nós retrocedemos em 500 mil anos a saída da África. Isso coloca uma pergunta: quem foi esse primeiro hominíneo a deixar a África? O homo erectus? Fica claro que o primeiro hominíneo a deixar a África foi o homo habilis. Veja como muda a perspectiva”, declarou Neves.

O cientista destacou que essa descoberta ajuda a compreender algumas reflexões “nebulosas” nas pesquisas vigentes.

“Nossa pesquisa vai ajudar a enterrar a discussão do que fazer com essa variabilidade tremenda que tínhamos na Geórgia. Era diferente porque a transição entre habilis e erectus se deu na Geórgia. E depois disso se espalhou para o resto do mundo. A gente resolve um dos maiores pepinos da paleoantropologia dos últimos anos”, disse.

Comentários

Geral

Homem é surpreendido e esfaqueado por estranho quando se divertia com amigos

Publicado

em

Um homem identificado inicialmente por Janios, estava na companhia de amigos bebendo e se divertindo dentro da residência, quando acabou sendo surpreendido por uma pessoa ainda não identificado, que entrou no imóvel e, de posse de uma faca, desferiu um golpe no braço esquerdo da vítima, que para não morrer, acabou correndo.

Janios Silvio da Rocha, 37 anos, foi ferido com um golpe de faca na noite deste sábado (2), dentro de uma residência localizada na rua Boa União, conhecido popularmente como rua das mangueiras, no bairro Boa União, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo foi informado aos policiais que foram até o local do ocorrido, o proprietário do local, ao ver o amigo ferido, expulsou o acusado que, em seguida, fugiu correndo do local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros atendimentos, e os socorristas estabilizaram o quadro clínico da vítima. O homem foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. em estado de saúde estável.

A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas nem conseguiram muitas informações sobre o ocorrido, tendo em vista que área é dominada por uma facção criminosa e impera a lei do silêncio.

Comentários

Continue lendo

Geral

TJAC apoia edição de Natal da campanha “Juntos pelo Acre”

Publicado

em

Entidades públicas e privadas aderem a ação solidária que pretende levar doações e esperança a pessoas em vulnerabilidade

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, e a decana do Poder Judiciário e coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, participaram nesta sexta-feira, 1°, do lançamento da campanha “Juntos pelo Acre”.

A governadora em exercício, Mailza Silva, contextualizou que neste ano de 2023 a mobilização ocorreu para apoiar as famílias atingidas pelas alagações, no entanto, o propósito foi renovado a partir do slogan “Natal Compartilhando Esperança”. O evento ocorreu na praça de alimentação do Via Verde Shopping e também estavam presentes o o secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, e a secretária de Estado de Assistência Social, Maria Zilmar.

Na oportunidade, a presidente do TJAC falou da importância da união e solidariedade: ”inspirados pela força do bem e pela unidade, que possamos cada vez mais entregar o nosso melhor, com doações materiais e também com nosso amor. Assim, conferindo um olhar de misericórdia ao próximo”.

Também aderiram ao propósito, o Poder Legislativo, representantes das forças militares, comerciantes e entidades.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Rio Branco intensifica a limpeza nos parques da cidade

Publicado

em

Prefeitura é responsável pela manutenção de todos os parques da cidade (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Os parques de Rio  Branco são um dos principais pontos turísticos da cidade. Agora, com a chegada do período de férias, a visitação aumenta. Manter os parques sempre limpos e bem iluminados é necessário.

A Prefeitura de Rio Branco é responsável pela manutenção de todos os parques da cidade, durante esse período a um reforço exatamente porque o fluxo de pessoas aumenta na cidade e consequentemente a visitação.

SMCCI está realizando roçagem, remoção de entulhos e recuperação de passarelas (Foto: Evandro Derze/Assecom)

De acordo com o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, a atual gestão assumiu a responsabilidade de manutenção dos seis parques de Rio Branco.

“Nós temos feito as manutenções, limpeza, a parte da iluminação pública dos parques. Estamos modernizando a iluminação de todos os parques também, a parte de infraestrutura tem sido feita, fizemos as manutenções anteriores”.

Ao longo de todo o Parque da Maternidade, a equipe de limpeza da Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) está fazendo roçagem, remoção de entulhos e recuperação de passarelas.

Joabe: “A população tem aproveitado os espaços ” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O secretário explicou que a população tem aproveitado esses espaços que são tão importantes para prática esportiva e também para interação social.

“Nessa época do ano tem muita gente que mora fora do estado e volta para rever a família e o fluxo de pessoas caminhando nos parques, nos pontos turísticos da cidade aumenta, mas a gente os mantém limpos, são onde as pessoas praticam caminhada, praticam esporte. As pessoas fazem caminhada tanto pela parte da manhã, também pela parte da tarde, pela parte da noite. Por isso nós fizemos a modernização. Trocamos toda a parte de iluminação antiga que tinha nos postes antigos, colocamos postes novos.”

O pedreiro Paulo Batista, disse que transita pelo parque constantemente e gosta de ver o lugar sempre limpo e seguro.

“Está mais bonito e mais seguro. Com a reforma vai melhorar mais para todos. O que está sendo feito está sendo melhor.”

O Gilmar Mesquita é dono de um condomínio próximo ao parque. Ele sabe da importância de manter o parque sempre limpo e atrativo.

“O serviço que eles estão fazendo é um serviço bem feito. É isso aqui que nós precisamos. Não é só blablablá. Ninguém vive de blablablá, vive de ação.”

Comentários

Continue lendo




Em alta