Deputados querem voto secreto para presidente da Aleac e vetos do executivo

Da redação, com Ray Melo

Um grupo de 17 deputados “rebeldes” se reuniram na manhã desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para discutir a apresentação de um projeto der resolução que regulamenta o voto secreto para eleição de presidente da Casa e para os vetos governamentais.

A iniciativa é do deputado Luis Tchê (PDT), que apesar de justificar que seria apenas a regulamentação da medida adotada na Câmara dos Deputados, em Brasília, deixou escapar que seria uma forma de valorizar o Poder Legislativo diante das “impsições” do governador Sebastião Viana.

“Eu vou sair deste poder mais vou deixa-lo valorizado. Os deputados precisam de respeito. Precisamos de voto secreto para escolher o presidente da Casa, só assim, os colegas não terão medo de votar em quem eles querem ao invés de votar no candidato do executivo”, diz Luis Tchê.

O parlamentar destaca ainda a questão dos vetos do governador que não são derrubados na Aleac porque os integrantes da base temem retaliações. “Precisamos de um Poder Legislativo independente de interferências do Executivo”, finaliza Luis Tchê.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima