Deputado Antonio Pedro ressalta debate de lei que cria a nova Lei de Gestão Democrática das Escolas

O líder do Partido Democratas na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Antonio Pedro, destacou a realização de uma audiência pública no município de Cruzeiro do Sul. A finalidade do encontro foi para debater o anteprojeto de lei que cria a nova Lei de Gestão Democrática das Escolas da Rede Pública Estadual de Educação Básica.

Como vice-presidente da Comissão de Educação no parlamento estadual, o deputado ressaltou a importância do encontro. Segundo o parlamentar, a nova lei é uma construção participativa. “Não queremos impor uma lei, a ideia é torná-la mais objetiva e que atenda aos nossos educadores, por isso é importante que toda a comunidade escolar esteja participando dos debates”, argumentou.

Ele se prontificou a atentar para as sugestões feitas pelos profissionais de Educação durante a audiência. “Todas as sugestões e observações serão analisadas pelos membros da Comissão e poderão ser acatadas a fim de tornar a propositura mais participativa”.

Entre os temas debatidos pelos participantes está o fim do voto proporcional para a escolha de diretor de escola. Outro tópico polêmico é a participação de não-docentes na direção escolar. O texto da matéria prevê a participação desses não-docentes na gestão, desde que obedecidas as devidas exigências, como a qualificação profissional.

O deputado pontua ainda que na sessão de terça-feira, 14, apesentou a mesa diretora da Aleac uma indicação solicitando a reforma no Ginásio Poliesportivo e do Auditório da Escola Estadual Joana Ribeiro Amed, no município de Epitaciolândia.

Segundo Antonio Pedro, a indicação tem como “objetivo garantir ao professores e alunos, bem como a população da região do Alto Acre, dois locais apropriados para as atividades de desporto, cultura e outras atividades que possam contribuir com a integração social da comunidade”.

Ele ressalta que há cerca de seis anos o ginásio poliesportivo teve uma obra iniciada, porém, não foi concluída. “Hoje a quadra serve como depósito para cadeiras e outros objetos em desuso. Já o auditório carece de cadeiras e de uma climatização adequada. Espero que a Secretaria de Estado de Educação possa buscar uma solução para esse problema que vem prejudicando as atividades de professores, alunos e em muita das vezes até a comunidade de Epitaciolândia”, finalizou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima