Deputado Antônio Pedro diz que agricultores do Acre sofrem com a falta de orientação de técnicos agrícolas

O deputado Antônio Pedro (DEM) disse na sessão de terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que alguns produtores rurais do Estado do Acre estão perdendo suas lavouras por falta de orientação profissional. Segundo o parlamentar, o Estado não possui técnicos agrícolas suficientes para atender os agricultores.

“O técnico agrícola tem grande importância na vida de um produtor rural, mas, infelizmente, aqui no nosso Estado esses profissionais não têm condições de atender todos os assentamentos. A falta de técnicos agrícolas

tem causado transtornos para muitos agricultores do Acre, alguns usam técnicas antigas dessas que se aprende com os pais, por exemplo, mas acabam perdendo toda a plantação por falta de orientação profissional”, disse.

Antônio Pedro relatou o caso de uma agricultora de Xapuri que perdeu toda sua plantação de alface devido à falta de uma assessoria técnica. “A verdade é que não existem técnicos agrícolas suficientes para atender essas pessoas. Teve uma senhora em Xapuri que perdeu mais de 2 mil pés de alface. Uma praga apareceu e danificou toda sua horta. Até hoje não apareceu um técnico para orientá-la e infelizmente ela parou de plantar”, afirmou.

O parlamentar também comentou a denúncia feita pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) de que os técnicos terceirizados contratados pelo governo do Acre para prestar serviços na Emater estariam há três meses com seus salários atrasados.

“A informação dada pela deputada é que 80 profissionais estavam contratados para fazer assistência aos produtores, mas houveram cortes financeiros que provocaram o atraso de seus salários. Esse problema deve ser resolvido o mais rápido possível para o bem-estar desses profissionais e dos produtores rurais que estão sem assistência técnica adequada para produzir melhor”, concluiu.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima