Deputada Eliane Sinhasique diz que saúde pública no Acre tem problema de gestão

“Governador é um médico e não sabe administrar a saúde do estado”, disse a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), durante o pequeno expediente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (28).

Analisando as condições da saúde pública no Acre, ela lembrou do vídeo que mostra a paciente Simone Santiago dando à luz a um bebê na recepção da maternidade Barbara Heliodora em Rio Branco. “O vídeo chocou a opinião pública e foi destaque na mídia nacional”, acrescentou a deputada.

Para a peemedebista, o próprio governo reconheceu em nota divulgada na imprensa, problemas de gestão na Maternidade ao anunciar uma série de medidas a serem colocadas em prática. “Quer dizer que até hoje, segundo a assessoria do governador, não existe uma equipe capacitada para orientação de acolhimento as pacientes que chegam à Maternidade?” questionou a parlamentar.

Ela lembrou que a implantação da gestão clínica anunciada pela assessoria do Palácio Rio Branco tem obras atrasadas há três anos. Citou também o Instituto de Traumatologia que deveria ter sido inaugurado na primeira gestão de Tião Viana e as obras de ampliação do Hospital de Urgência e Emergência do Acre que há 6 anos não são concluídas.

“O governo não pensa em uma saúde em longo prazo. Quando Flaviano Melo construiu a Fundação Hospitalar, o PT disse que seria um elefante branco. Na verdade, ele pensava em fazer uma saúde que acompanhasse o crescimento do Acre. Hoje esse Hospital está pequeno”, comentou.

Apresentando dados, Sinhasique afirmou que enquanto a população feminina triplicou nos últimos 30 anos, o governo aumentou em apenas 16 leitos a capacidade de internação da Maternidade Bárbara Heliodora. Lembrou ainda que todos os questionamentos feitos com relação à saúde pública estão no relatório do COREN entregues ao Estado.

“O governador que é médico tinha todas as oportunidades de fazer uma saúde de primeiro mundo, mas em nosso sistema SUS, as pessoas morrem engasgadas com uma espinha de peixe”, concluiu a deputada.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima