Acre
Depasa cobra 10 anos de contas deixadas por Leila Galvão na Justiça
Contas foram acumuladas desde 2002 até 2012 e ex-prefeita Leila Galvão sequer negociou
Alexandre Lima
Ao contrário do que vinha anunciando até o último dia de sua gestão, a ex-prefeita petista da cidade de Brasiléia, Leila Galvão, não deixou sua administração em dia para o seu sucessor, conforme diz o processo nº 0001962-31.2012.8.01.0003 que tramita na Justiça, em forma de cobrança.
Desde o dia 26 de outubro de 2012, quinze dias após os resultados da eleição, o DEPASA – Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento, extinta Sanacre e Deas, impetrou uma cobrança de R$ 289.957,75 contra a Prefeitura referentes aos exercícios de setembro de 2002 à agosto de 2012, conforme planilhas de cálculos do órgão.

Débito de R$ 289.957,75 contra a Prefeitura são referentes aos exercícios de setembro de 2002 à agosto de 2012 deixados pela ex-prefeita Leila Galvão – Foto: Arquivo
Segundo a ação, o Depasa tentou por diversas vezes, oportunizar formas para que o Município regularizasse seus débitos através de documentos protocolizados, mas, sequer houve manifestação por parte da ex-prefeita e sua equipe.
A atual gestão que foi pega de surpresa, tenta negociar a dívida através de seu setor jurídico para que não ocorra sua execução fiscal via Dívida Ativa da Fazenda Pública e não sofra sanções futuras.
No processo de 17 páginas, o Depasa discrimina que a Prefeitura conta com dotação orçamentária para que sane o débito, caso não, Everaldo Gomes pode assumir a conta e ser penalizado por crime de responsabilidade do gestor público.
Mesmo sendo procurado meios legais por parte do Depasa proveniente das faturas, nunca conseguiu receber. Deixando a entender que a ex-prefeita Leila Galvão não pagou a conta por que não quis, pois esteve administrando o Município pelos 10 anos passados.
Foi feito pedido para que o pagamento seja executado num prazo de 30 dias sem que aja defesa, e antecipadamente, já protestam alegando que existe provas suficientes para que não neguem o débito existente.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.