Denuncia: Igarapé Esperança está sendo contaminado em Brasiléia

Igarapé está com suas águas impróprias para consumo e banho, uma vez que fede e está suja – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Moradores do Ramal Esperança, localizado no km 5 da BR 317 (Estrada do Pacífico), estão denunciando um suposto crime ambiental que vem ocorrendo por alguns anos contra o Igarapé que dá nome ao banho chamado de “Balanço”.

Sua nascente se inicia pelo km 13 e se estende por diversas propriedades público/privadas, como balneários, sítios, matadouros e banhos existentes pelos ramais que corta em sua trajetória final, que é o Rio Acre.

Por volta das 7h20 desta quinta-feira (10), equipe do jornal oaltoacre.com, se deslocou até o ‘Balanço’, para verificar a denuncia e constatou que algo está acontecendo com o igarapé. A água está escura com odor fétido.

Para piorar, exala um mal cheiro, além de constatar que peixes estão morrendo, enquanto outros buscam oxigênio fora da água para sobreviver. Um dos moradores parou para conversar e disse que o local não está mais recebendo pessoas devido o problema.

Peixes estão morrendo e ficando sem oxigênio – Foto: Alexandre Lima

O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, Mário Jorge Fiesca (PMDB), também esteve no local e pode confirmar a denuncia. “É um absurdo o que está acontecendo, iremos denunciar o caso aos meios competentes e espero que o Ministério Público, através desta, venha se manifestar e ver que alguém está matando um igarapé que existe a décadas em nosso Município”, disse.

Em tempo, o local chamado de “Balanço”, sempre foi um dos principais meiode lazer para os moradores de Brasiléia. O Imac, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente Estadual e Federal, irão ser alertados sobre o suposto crime ambiental contra o igarapé.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima