fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Defensoria Pública, Prefeitura e parceiros promovem ação itinerante em Assis Brasil

Publicado

em

Moradores das zonas urbana e rural foram beneficiados com os atendimentos

O município de Assis Brasil, localizado na região fronteiriça com o Peru, a mais de 340 km de Rio Branco, recebeu a 18ª edição do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você”, realizada na Escola Estadual Professora Iris Celia Cabanellas Zannini, neste sábado e domingo, 25 e 26.

Serviços nas áreas cível e criminal, emissão de documentos, palestras e atendimentos em saúde, foram realizados durante o evento que beneficiou a comunidade das zonas urbana e rural.

Moradora do Seringal São Francisco, a dona de casa Maria Juliana Silva agradeceu a iniciativa e demonstrou satisfação após conseguir a emissão do documento da filha. “Estou muito feliz e agradecida por esse trabalho, é a primeira vez que venho tirar o CPF da minha filha e parabenizo toda equipe pelo ótimo atendimento”, disse.

Também beneficiados durante o evento, o jovem casal, Matias Souza e Sandy Santos, moradores do Ramal da Pedreira, conseguiram após três anos o reconhecimento de paternidade socioafetiva do filho, que era registrado somente com o nome da mãe.

“Isso para mim é uma conquista muito importante, registrar o meu filho que não é de sangue, mas pai é quem ama, pai é quem cuida. E apesar de ter o carinho do meu filho ao meu lado, meu desejo era poder colocar o meu sobrenome no nome dele, isso significa muito para um pai”, destacou Matias.

A ação itinerante promovida pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e prefeitura do município, contou com a parceria da Defensoria Pública da União no Acre (DPU/AC) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O coordenador do Núcleo da Cidadania, defensor público Celso Araújo, agradeceu todos os parceiros pelo apoio na realização de mais uma edição do projeto. “Temos como grande objetivo alcançar as comunidades mais distantes, promovendo o acesso à justiça e cidadania, por meio de serviços, não somente da DPE, mas como de diversos parceiros. Por isso, agradeço a cada um que contribui para chegarmos cada vez mais perto daqueles que mais precisam”, disse o coordenador do projeto.

Participaram da ação, a corregedora-geral, Fenísia Mota, o defensor público Pedro Henrique Veloso, a ouvidora-geral, Soleane Manchineri, bem como equipe de assistentes jurídicos, organização e apoio do evento.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em sessão solene na Aleac, governo reafirma compromisso com a valorização dos profissionais da Saúde

Publicado

em

Em sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem, realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quinta-feira, 16, o secretário de Estado de governo, Alysson Bestene, e o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reafirmaram o compromisso da gestão estadual com a valorização dos profissionais da Saúde e reconheceram a dedicação dos profissionais durante o enfrentamento à pandemia de covid-19.

A sessão foi sugerida pelo deputado estadual Adailton Cruz (PSB), que é enfermeiro de carreira e na Aleac preside a comissão legislativa de Saúde.

Secretário de Estado de governo, Alysson Bestene, destacou o empenho dos profissionais de enfermagem. Fotos: Ismael Medeiros/Agência Aleac

Alysson Bestene lembrou o empenho dos profissionais da Enfermagem ao cuidar e salvar vidas. “Hoje é um momento de homenagem, um momento festivo e tenho a agradecer ao deputado Adailton por este convite. Fico feliz de participar dessa homenagem a uma classe que eu tenho toda gratidão, especialmente naquele momento que vivenciamos quando fui secretário de Saúde. Sei do esforço, da determinação e do valor destes profissionais. Infelizmente perdemos amigos enfermeiros, técnicos, mas não posso deixar de aqui reconhecer também, em nome do governador Gladson Cameli, o valor de todos vocês”, disse.

Bestene lembrou de reuniões com os sindicatos das categorias da Saúde, entre as quais a da Enfermagem, para tratar das questões pertinentes a melhorias salarias das categorias e garantiu a atenção do governo ao tema.

“Vocês são fundamentais e merecem nosso respeito e valorização. O governo Gladson Cameli tem muito respeito e gratidão por nossos enfermeiros e enfermeiras e quero ressaltar esse sentimento e essa parceria com a Assembleia Legislativa, por meio também do deputado Adailton Cruz, pela qual estamos buscando a tão sonhada valorização salarial através de melhorias no Plano de Carreira [PCCR] da Saúde.  Sabemos que é um desafio, quando se olha para os números, para a economia, mas com todo esforço que estamos fazendo, economizando e aportando mais recursos para a Saúde, vamos concretizar esse sonho até o final desta gestão”, enfatizou.

Pedro Pascoal reafirmou o esforço do governo em valorizar a categoria. Fotos: Ismael Medeiros/Agência Aleac

Ao se pronunciar, o secretário Pedro Pascoal reafirmou o esforço do governo em valorizar a categoria. Ele anunciou planos concretos, incluindo um aumento na arrecadação federal destinada à Saúde, visando proporcionar as melhorias salariais pleiteadas pelos profissionais, que segundo ele desempenham papel fundamental na linha de frente de cuidados aos pacientes e que, atualmente, correspondem a 80% do quadro da Saúde do Estado.

“São 326 auxiliares, 925 enfermeiros, 1690 técnicos de enfermagem, totalizando 2.941 profissionais que merecem ser homenageados não somente no dia de hoje, mas todos os dias e, em nome do governador, posso afirmar que estamos em união na luta para realizar essa valorização que vocês merecem. Já tem uma tratativa e já estamos na reformulação do plano”, assegurou.

Com números em mãos, Pascoal informou os prazos para promover as melhorias e os percentuais já alcançados. “Não é uma simples homenagem de um dia, mas um compromisso. Nós temos a missão de em dois anos e meio valorizar esses profissionais da maneira que merecem e, para isso, temos aqui no Legislativo o deputado Adailton, o secretário Alysson fazendo a economia dentro do Estado e eu na Secretaria de Saúde, com a responsabilidade de aumentar a arrecadação federal para ser investida na valorização de vocês. No primeiro ano a arrecadação federal já aumentou em 33% para serem revertidos na valorização que vocês merecem”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Mais de 77 mil Declarações do Imposto de Renda 2024 já foram recebidas pela Receita Federal no Acre

Publicado

em

O prazo de entrega da declaração vai até 31 de maio.

Faltando 15 dias para o encerramento do prazo, a Receita Federal informa que até às 08 horas, desta quinta-feira (16), já foram entregues 77.442 Declarações do Imposto de Renda 2024 em todo o estado do Acre. A expectativa é de 926.790 declarações até o final do prazo.

Na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, foram entregues 1.335.870, com expectativa de 2.037.763.

Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.

O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio, será cobrado multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo.

O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Comentários

Continue lendo

Flash

Baixa do Rio Acre danifica bomba da Eta I e compromete temporariamente abastecimento de algumas regiões

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) realizará, nesta quinta-feira (16), uma ação programada para recuperar a vazão de captação da Estação de Tratamento de Água (Eta) I, devido a uma quebra da bomba na última segunda-feira (13) que foi ocasionada pela baixa do Rio Acre.

Com isso, houve diminuição na vazão de água e será necessário realizar uma paralisação para concluir a manutenção. A previsão é de que até, às 17h, de hoje a captação da ETA I volte a operar normalmente em capacidade máxima.

As regionais que estão com redução no abastecimento são Baixada da Sobral, Calafate, Cadeia Velha e parte alta da cidade.

Comentários

Continue lendo