Das 22 cidades do Acre, onze não possuem defensores públicos

Acre tem um defensor público para cada 16,3 mil habitantes.
Governo aprova pagamento de advogados dativos na falta de defensores.

G1 AC

Das 22 cidades do Acre, 11 não têm defensores
públicos (Foto: Quésia Melo)

Diante da falta de defensores públicos no Acre, o governo do estado aprovou o pagamento de advogados dativos, que não pertencem à Defensoria Pública, mas prestam apoio como defensores, pelo Estado quando a Defensoria Pública não puder atender as pessoas. A decisão foi publicada no Diário Oficial (DOE), desta terça-feira (6).

O Acre possui um defensor público para cada 16.326 habitantes. O número está abaixo do que pede a Constituição Federal, e não atende a recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA), que diz que é necessário um defensor público para cada 10 mil habitantes. A informação foi confirmada pelo subdefensor-público-geral no Acre, Dion Nóbrega Leal.

Leal afirma que há 49 defensores públicos estaduais atuando em todo o estado, mas o número ainda não é suficiente para atender a demanda dos mais de 800 mil habitantes. Segundo ele, das 22 cidades do Acre, 11 não possuem defensores públicos.

“Temos um quadro de 61 defensores para atender todo o estado, esse quadro é mesmo desde 2006. Mas, atualmente temos 49 defensores atuando no estado, porque os outros aposentaram ou pediram exoneração. Para atender a demanda de todo o estado precisaríamos de uns 75 a 80 defensores”, afirma Leal.

Sobre o pagamento de advogados dativos, o  subdefensor-público-geral afirma que a publicação no Diário oficial foi apenas para regulamentar a atividade dos advogados dativos. “Eles não têm vinculo com o Estado. O juiz nomeia o advogado, adentra os honorário e o Estado paga. Isso já acontece. Essa publicação veio para regulamentar uma situação que já vinha ocorrendo há muito tempo, como ocorre em vários estados”, diz.

O subdefensor-público-geral afirma ainda que existe a previsão para a realização de um concurso público para preencher as 12 vagas de defensor público que estão em aberto no estado. Segundo ele, o edital do exame deve ser divulgado nos próximos dois meses.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima