fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Cruzeiro do Sul vai receber unidade do SEST SENAT para ensino de trabalhadores 

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, reuniu-se nesta quinta-feira, 15, com os dirigentes do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) para planejar a implantação da sede dos órgãos no município, prevista para ser inaugurada em setembro.

“Esse é um sonho que se realiza, tendo em vista que as obras já estão em adamento. Um investimento de R$ 15 milhões, que já está gerando emprego e renda na nossa cidade e, que quando for inaugurado, agrega ainda mais no desenvolvimento da nossa região”, salientou Ilderlei Cordeiro.

A implantação do SEST SENAT, em Cruzeiro do Sul, assegura do crescimento dos setores de Transporte, Saúde, Social, além de promover a geração de emprego e renda na região.

Segundo o presidente do SEST SENAT no Norte, Francisco Saldanha Bezerra, o investimento demonstra o compromisso da instituição com a população do Acre. “Como nortista, fico muito feliz por essa obra que será inaugurada em e breve e garante benefícios aos trabalhadores de transporte, bem como toda a comunidade”, destacou.

Todas as Unidades Operacionais do SEST SENAT oferecem gratuitamente aos trabalhadores do transporte e seus dependentes os serviços prestados pela instituição: cursos presenciais e a distância e atendimentos em fisioterapia, nutrição, psicologia e odontologia, além das atividades de esporte, lazer e cultura.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas, o empreendimento marca um novo momento na região. “Estamos muitos felizes por essa conquista, que contou com a ajuda do prefeito Ilderlei, que à época recebeu o nosso pedido e foi em busca da parceria. Todos ganham com a implantação dessa unidade no Vale do Juruá”.

Comentários

Geral

Não resistiu: Jovem atropelado na Avenida Ceará morre no pronto socorro

Publicado

em

Willian Ferreira de Souza de 25 anos, ainda chegou a ser conduzido ao pronto socorro de Rio Branco, mas pouco tempo depois morreu.

O jovem foi mais uma vítima fatal do trânsito de Rio Branco. A tragédia ocorreu na madrugada deste domingo, 10.

De acordo com informações Willian Ferreira, a esposa e uma amiga tinham como destino um bar, localizado na Avenida Ceará, na capital.

Mas ao descer do carro de aplicativo pelo lado do motorista em direção a pista de rolagem, Willian foi atingido por um veículo, que segundo testemunhas, trafegava em  alta velocidade.

O impacto foi violente, que a vítima foi  arremessada a dez metros de distância do local do atropelamento.

A condutora do carro, que disse que estava a caminho do trabalho, parou o automóvel. Ela  acionou o socorro médico e a polícia.

Willian foi atendido pela ambulância de suporte avançado SAMU. O jovem sofreu um traumatismo craninoencefálico grave.

Ele ainda chegou a ser levado para o pronto socorro, mas não resistiu aos ferimentos.

A condutora do carro prestou depoimento na delegacia e foi liberada.

Comentários

Continue lendo

Geral

Escola Municipal de Rio Branco estimula alunos ao talento artístico

Publicado

em

Ivan Cruz, Tarsila do Amaral, Romero Brito, Gustavo Rosas e Cândido Portinari. Esses artistas são a inspiração dessas crianças talentosas da escola Ana Turan que pintaram as telas ao estilo de cada um. Foi uma forma que a escola encontrou para que os pequenos alunos despertassem para a arte.

Paulo: “Hoje os filhos estão muito ligados ao celular, a tecnologia. É importante despertar a arte” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“O objetivo é que as crianças possam usar várias técnicas utilizando tinta guache em meio trabalhando um autor para expressar a sua emoção artística”, informou a diretora da escola Raquel Pinheiro.

Durante a ação teve um momento de socialização com a família onde os pais puderam produzir as telas com os filhos. Essa vivência familiar no ambiente escolar ajuda na coordenação motora e emocional das crianças. O Paulo Ricardo e a Rose vieram pintar junto com o filho.

“Dá um pouco de desconectividade. Hoje os filhos estão muito ligados ao celular, a tecnologia. É importante despertar a arte, né! O poder da cultura dessa arte que é tão maravilhosa”, disse Paulo Ricardo.

“Estou muito orgulhosa do meu filho. É importante a família poder participar dos eventos da escola, isso é muito bom sair da rotina do dia a dia do trabalho”, comentou Rose Carvalho.

O prefeito de Rio Branco foi até a escola para conhecer as crianças talentosas, interagiu com toda a família, viu a exposição das artes e até ganhou um quatro da escola pintado pelos alunos.

“Isso é importantíssimo. Estou feliz em chegar na escola e ver esse trabalho dos professores, dos pais, todos envolvidos para ensinar as crianças e despertar na criança aquilo que ela tem de mais bonito, de mais tranquilo que é exatamente o instinto de aprender a desenhar, isso acalma as crianças. Quando criança eu gostava de pintar telas, escrever. Eu fiquei feliz”, concluiu Tião Bocalom.

Comentários

Continue lendo

Geral

Como é a educação em Cingapura, país com a maior nota no Pisa 2022?

Publicado

em

Por

País investe na formação de alunos e também de professores e está no topo da avaliação educacional desde 2009

Cingapura manteve a primeira colocação no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) de 2022, liderando em matemática, com 575 pontos, em leitura, com 543 pontos, e em ciências, aos 561 pontos — o equivalente a três a cinco anos a mais de nível de escolaridade em comparação aos demais alunos dos países com a média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Para comparação, os alunos brasileiros pontuaram 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. O Brasil, dessa forma, manteve sua classificação abaixo da média dos demais países.

Em Cingapura, a educação é vista como uma prioridade dos investimentos do governo. Cerca de 20% do orçamento do país é destinado à educação, evidenciando o compromisso do país com o setor.

O sistema educacional de Cingapura, administrado pelo Ministério da Educação, é estruturado em três fases: seis anos no ensino primário, quatro anos no secundário e de um a três anos no pós-secundário.

Rodney Luzio, professor de matemática do Colégio Anglo de São Paulo, enfatiza como a diversidade cultural do país influencia na valorização da educação. “Como várias pessoas estavam se interessando em estudar no país, é proveitoso [que o governo] invista em educação para atrair jovens do mundo todo”, explica.

Comentários

Continue lendo








Em alta