Cotidiano

Cruzeiro do Sul sedia curso de atendimento tático para salvar vidas em situações de alto risco

Capacitação reúne 40 profissionais de segurança e resgate até quarta-feira (3); foco é controlar hemorragias, principal causa de morte evitável em ambientes hostis

O carro-chefe do curso de APH Tático é minimizar a hemorragia massiva, que é uma das principais causas de morte. Foto: cedida 

Teve início em Cruzeiro do Sul o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), que capacita 40 profissionais da Polícia Militar, Civil, Penal, Corpo de Bombeiros e Samu para atuar em cenários de risco, como confrontos. O treinamento, organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, segue até está quarta-feira (3) no 6º Batalhão da PM e em outros locais.

O treinamento ensina técnicas de socorro em ambientes de alto risco, com foco no controle de hemorragias e primeiros cuidados até a chegada ao hospital.

“O objetivo é que nós fiquemos de igual para igual com todos os outros estados de forma que esse conhecimento fique equalizado entre vários setores da segurança pública, de forma que nós possamos ter o nivelamento do conhecimento igual com os outros estados do Brasil. Será um curso bem intenso, de forma que eles fiquem preparados para o dia a dia”, disse a coordenadora Jéssica Lima, do Corpo de Bombeiros do Juruá.

Com ênfase no controle de hemorragias massivas – principal causa de morte evitável em ambientes hostis –, a formação busca equiparar o conhecimento do Acre a outros estados. “O objetivo é que possamos ter nivelamento igual com o resto do Brasil”, explicou a coordenadora Jéssica Lima, do Corpo de Bombeiros. O supervisor Gustavo Epitácio reforçou: “O curso dá oportunidade de sobrevida até a chegada ao hospital, trazendo mais segurança aos policiais”.

Comentários

Publicado por
Marcus José