Cruzeiro do Sul já contabiliza, em 2024, nove mortes no trânsito e mais de 350 acidentes registrados. Até agosto, o município havia registrado seis vítimas fatais, número que aumentou ao longo do ano.
Entre os nove mortos estão uma mulher e uma criança. No dia 15 de agosto, Tawana Souza Silva, de 20 anos, morreu após passar nove dias internada no Hospital Regional do Juruá, em decorrência de um acidente. Em 8 de novembro, João Guilherme, criança de 7 anos com autismo, morreu atropelado por uma motocicleta na Rua Santa Luzia, no bairro Remanso.
Com aproximadamente 91 mil habitantes, Cruzeiro do Sul possui uma frota de 46.200 veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), número considerado elevado para o porte da cidade. Segundo o órgão, 92% dos sinistros são provocados por imprudência, incluindo avanço de sinal, desrespeito à sinalização e excesso de velocidade.
O pelotão de trânsito da Polícia Militar afirma que a maior parte dos acidentes ocorre em cruzamentos. Neste ano, a unidade já realizou 471 operações, efetuou mais de 24 mil abordagens, conduziu 118 pessoas às delegacias, recuperou 11 veículos roubados e participou de mais de 2 mil ações comunitárias.