fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Criminosos que renderam empresário e mulher em tentativa de assalto pegam mais de 118 anos de prisão

Publicado

em

Grupo foi condenado no final de agosto por roubo, extorsão, constrangimento ilegal e porte ilegal de arma de fogo em regime fechado. Crime ocorreu em julho de 2021 em Cruzeiro do Sul.

Cinco criminosos que tentaram assaltar a casa do empresário Abraão Candido, um dos mais antigos e poderosos da região do Vale do Juruá, em julho de 2021, foram condenados pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Em pena somadas, a quadrilha pegou mais de 118 anos de prisão.

Os condenados são:

  • Antônio Claudenir da Costa Parente
  • Cleison Barros de Pinho
  • Isaías Ferreira da Silva
  • Jardelson Silva de Souza
  • Rian Vinicios Rodrigues Barbosa

 

O grupo foi condenado no final do mês de agosto por roubo, extorsão, constrangimento ilegal e porte ilegal de arma de fogo. As penas variam de 18 anos a 26 anos de reclusão em regime inicial fechado.

“O caso envolveu a ação concatenada de perigosos agentes, dois deles com provada vinculação a uma organização criminosa, caso já devidamente encaminhado para processamento no juízo competente”, disse o promotor de Justiça Ildon Maximiano Peres Neto, que denunciou a quadrilha na época.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos réus.

Tentativa de assalto

 

Na época do crime, a Polícia Militar informou que ao menos nove criminosos armados entraram na casa do empresário, renderam os seguranças e mulher dele em uma tentativa de assalto e trocaram tiros com a polícia na fuga.

Abraão Candido mora em Manaus, mas na noite do crime estava em Cruzeiro do Sul a negócios. Ele é tio da ex primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, e do deputado Nicolau Júnior.

Os bandidos pediam dinheiro. A polícia foi acionada e, ao chegar no local, logo visualizou um veículo parado na porta da casa com dois homens dentro. Em seguida, os criminosos perceberam a presença dos policiais, iniciaram a fuga e os disparos de arma de fogo contra as equipes. Foi então que houve troca de tiros. Ninguém ficou ferido.

Inicialmente, três foram presos, sendo os dois que estavam no carro parado em frente da casa e um que fugia pela porta da frente da casa. Os outros seis conseguiram fugir pelos fundos da casa e entraram em outro veículo que aguardava para dar fuga.

Ele foram pegos em um bloqueio policial na entrada da cidade de Guajará, no Amazonas. O grupo foi levado para uma delegacia da cidade na época após o flagrante.

Comentários

Acre

Projeto PAEB 2023: Prefeitura de Brasiléia investe na “Recomposição da Aprendizagem Escolar”

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira dia 07, o encerramento da segunda edição do Projeto de Aprendizagem Escolar Brasiléia – PAEB 2023.

Essa iniciativa visa elevar o nível de aprendizado de alunos do 5º ano que se encontram abaixo do patamar básico.

Por meio desse projeto, a gestão da Prefeita Fernanda Hassem tem reafirmado seu comprometimento com a educação, buscando iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades e o acesso a um ensino de qualidade.

Participaram do encerramento a secretaria de Educação, Francisca Oliveira, coordenadora e professoras do PAEB, gestores das escolas (Elson Dias Dantas – Carlos Oliveira, Rui Lino – Alexandra Furtado, Socorro Frota – Elisandra Meneses), além de pais e alunos.

A aluna Jhorrana Nickolly, da Escola Socorro Frota, destacou o impacto positivo do PAEB em seus estudos. “O PAEB foi muito importante na minha vida, como também na de outros colegas, aprendemos muito”, pontuou.

Idealizado pela Secretária de Educação, Francisca Oliveira, o PAEB tem como principal objetivo a recomposição da aprendizagem, oferecendo suporte adicional aos alunos. “Hoje é um dia de muita alegria, estamos vendo os resultados do PAEB. Iniciamos esse projeto em 2022 com a recomposição da aprendizagem devido à pandemia, e foi um sucesso. Observamos aqui a alegria dos alunos, das escolas e das famílias. Gratidão às nossas professoras do projeto e à prefeita Fernanda Hassem, que nos dá a garantia para que tudo isso aconteça”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Militar apreende aproximadamente 24 quilos de entorpecentes em Feijó

Publicado

em

Policiais militares do 7° Batalhão, em Feijó, apreenderam aproximadamente 24 quilos de entorpecentes, após uma denúncia anônima, nesta quinta-feira, 07, em uma residência, na rua Otília de Souza, bairro Esperança.

Os militares receberam informações de que na referida residência teriam chegado malas contendo entorpecentes. Diante da denúncia os policiais foram averiguar e ao se aproximarem do endereço observaram que um homem fugiu pelos fundos da casa, deixando o imóvel todo aberto, os militares conseguiram visualizar as malas dentro da casa.

Momentos depois uma mulher adentrou a residência e foi indagada pelos policiais sobre o proprietário. Em seguida o indivíduo que fugira pelos fundos retorna e aparentemente nervoso se diz ser o dono da propriedade, os militares pedem autorização para verificar o interior do imóvel. Diante da aceitação do morador os policiais iniciam uma busca no endereço e encontraram dentro das malas várias embalagens contendo entorpecentes, aparentemente maconha, totalizando aproximadamente 24 quilos, o dono da casa assumiu ser o dono do ilícito.

Os policiais encaminharam o material apreendido à delegacia juntamente com o envolvido para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo

Flash

Diretor pede vistas e Aneel suspende votação de reajuste na energia do Acre

Publicado

em

Após anunciar o reajuste na última terça-feira, 5, a assessoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que houve um erro na divulgação e que a votação que visava discutir uma proposta que pode deixar a energia elétrica 22,07% mais cara ao consumidor do Acre foi suspensa e só deve ocorrer na próxima semana, após o diretor-geral do órgão, Sandoval de Araujo Feitosa Neto, apresentar pedido de vista.

Cinco diretores votaram ao todo. O relator, diretor Hélvio Neves Guerra, emitiu voto favorável à proposta, mas com valores diferentes dos propostos. Guerra argumenta que a tarifa, a vigorar a partir do dia 13 de dezembro, deve ter a seguinte distribuição: aumento médio: 14,52%, consumidores de baixa tensão: 13,63% e consumidores de alta-tensão: 18,47%.

Os itens que contribuíram para os índices calculados, de acordo com a Aneel, foram os encargos setoriais e de distribuição de energia, e por componentes financeiros. No Acre, a Energisa atende a 285 mil unidades consumidoras.

A Aneel destacou que a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.

 

Comentários

Continue lendo






Em alta