fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Criminosos que renderam empresário e mulher em tentativa de assalto pegam mais de 118 anos de prisão

Publicado

em

Grupo foi condenado no final de agosto por roubo, extorsão, constrangimento ilegal e porte ilegal de arma de fogo em regime fechado. Crime ocorreu em julho de 2021 em Cruzeiro do Sul.

Cinco criminosos que tentaram assaltar a casa do empresário Abraão Candido, um dos mais antigos e poderosos da região do Vale do Juruá, em julho de 2021, foram condenados pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Em pena somadas, a quadrilha pegou mais de 118 anos de prisão.

Os condenados são:

  • Antônio Claudenir da Costa Parente
  • Cleison Barros de Pinho
  • Isaías Ferreira da Silva
  • Jardelson Silva de Souza
  • Rian Vinicios Rodrigues Barbosa

 

O grupo foi condenado no final do mês de agosto por roubo, extorsão, constrangimento ilegal e porte ilegal de arma de fogo. As penas variam de 18 anos a 26 anos de reclusão em regime inicial fechado.

“O caso envolveu a ação concatenada de perigosos agentes, dois deles com provada vinculação a uma organização criminosa, caso já devidamente encaminhado para processamento no juízo competente”, disse o promotor de Justiça Ildon Maximiano Peres Neto, que denunciou a quadrilha na época.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos réus.

Tentativa de assalto

 

Na época do crime, a Polícia Militar informou que ao menos nove criminosos armados entraram na casa do empresário, renderam os seguranças e mulher dele em uma tentativa de assalto e trocaram tiros com a polícia na fuga.

Abraão Candido mora em Manaus, mas na noite do crime estava em Cruzeiro do Sul a negócios. Ele é tio da ex primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, e do deputado Nicolau Júnior.

Os bandidos pediam dinheiro. A polícia foi acionada e, ao chegar no local, logo visualizou um veículo parado na porta da casa com dois homens dentro. Em seguida, os criminosos perceberam a presença dos policiais, iniciaram a fuga e os disparos de arma de fogo contra as equipes. Foi então que houve troca de tiros. Ninguém ficou ferido.

Inicialmente, três foram presos, sendo os dois que estavam no carro parado em frente da casa e um que fugia pela porta da frente da casa. Os outros seis conseguiram fugir pelos fundos da casa e entraram em outro veículo que aguardava para dar fuga.

Ele foram pegos em um bloqueio policial na entrada da cidade de Guajará, no Amazonas. O grupo foi levado para uma delegacia da cidade na época após o flagrante.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC divulga gabarito preliminar da prova para o cargo de Analista Judiciário

Publicado

em

Por

As provas ocorreram no último domingo, 12, com a participação de mais de 1.500 concorrentes que estavam habilitadas e habilitados a realizar o certame

O Instituto Verbena, fundação responsável pela organização e aplicação das etapas do Concurso Público para servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), divulgou nesta segunda-feira, 16, o gabarito preliminar e a resposta esperada da prova discursiva, do cargo de Analista Judiciário – Direito (Área Judiciária).

As provas ocorreram no último domingo, 12, com a participação de mais de 1.500 concorrentes que estavam habilitadas e habilitados a realizar o certame.

As candidatas e candidatos podem acessar o gabarito preliminar no site oficial do Instituto Verbena, no link: https://sistemas.institutoverbena.ufg.br/2024/tj-ac/.

O resultado da prova objetiva para o cargo de Analista Judiciário – Direito (Área Judiciária), está previsto para o dia 27 de maio e a prova discursiva para o dia 10 de junho, conforme cronograma.

A aplicação das provas foi acompanhada pela Comissão de Concurso do TJAC e contou com a visita da desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari. 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC doa computadores para capacitação de pessoas em vulnerabilidade social 

Publicado

em

Por

Oito equipamentos completos foram entregues à Organização Nacional de Valorização da Vida, Educação e Saúde, entidade socioassistencial 

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Presidência e da Diretoria de Informação e Comunicação (Ditec), realizou a doação de oito computadores à Organização Nacional de Valorização da Vida, Educação e Saúde (ONVVES). A entrega ocorreu na quinta-feira, 9, no átrio do edifício-sede do Judiciário acreano.

Além dos computadores, a Justiça acreana doou periféricos e acessórios, como mouses, teclados e cabos de força e rede. Todos em pleno funcionamento e bom estado de conservação. De acordo com o servidor da Ditec, Cláudio Silva, “as máquinas podem ser utilizadas para diferentes serviços. E com certeza, vai ser bem utilizada pela Organização.”.

A presidente da ONVVES, Karolayne dos Santos, agradeceu a doação do Judiciário acreano e ressaltou como os computadores serão úteis para prosseguir com o projeto social. “ A gente faz um trabalho nas comunidades, com pessoas em vulnerabilidade social. Então, essas máquinas são para facilitar o dia a dia dessa população, na geração de currículos e realização de cursos na área da informática. Fico muito agradecida de poder contar com o apoio do Tribunal de Justiça.”.

Na solenidade, o servidor Cláudio Silva destacou a ação de destinação de equipamentos eletrônicos realizada pelo TJAC. “A iniciativa, além de oportunizar um ambiente mais limpo e sustentável, traz impacto positivo na sociedade, principalmente para os jovens e as crianças.”.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Novo sistema de produtividade é implantado para juízes leigos e conciliadores

Publicado

em

Por

O SPROL vai colaborar para o monitoramento e avaliação da produtividade dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Acre

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) apresentou a nova versão do Sistema de Gerenciamento e Acompanhamento da Produtividade de Juízes Leigos e Conciliadores da Justiça do Estado do Acre (SPROL) ao desembargador Laudivon Nogueira, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e ao diretor-geral, José Carlos Martins Júnior.

A demanda foi requerida pelo desembargador Francisco Djalma, coordenador dos Juizados Especiais, para que ocorresse a implementação da Resolução nº 297/2023, no que concerne aos cálculos de produtividade para remuneração dos juízes leigos e conciliadores.

A gerente de Sistemas, Josana Nishihira, afirmou que a equipe de desenvolvimento da Ditec atendeu com sucesso a solicitação, deste modo o sistema está alinhado com as diretrizes estabelecidas.

Então, os juízes leigos e os conciliadores passaram a ter à disposição recursos para informar e acompanhar seus índices de produtividade no SPROL. Outra funcionalidade em destaque é a contribuição com a gestão das metas e vencimentos, gerenciadas pela Coordenação dos Juizados Especiais.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo