fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com intensa estiagem, pelo menos 17 mil pessoas já foram afetadas por desabastecimento de água em Rio Branco

Publicado

em

Defesa Civil Municipal precisou aumentar prazo da Operação Estiagem em 2023, e já esgotou capacidade operacional em mais de 4 mil comunidades. Com decreto de situação de emergência, operação vai poder ampliar medidas.

Após decreto de situação de emergência, Defesa Civil vai ampliar capacidade da Operação Estiagem — Foto: Evandro Derze/Prefeitura de Rio Branco

Em meio à intensa estiagem, pelo menos 17 mil pessoas já foram afetadas pelo desabastecimento de água em Rio Branco. A estimativa é da Defesa Civil Municipal, responsável pela Operação Estiagem, que já atendeu 4 mil famílias em 27 comunidades nas zonas urbana e rural da capital acreana. Porém, segundo o coordenador Coronel Cláudio Falcão, o número pode ser ainda maior.

“A nossa programação começou em 17 de julho e vai até 15 de dezembro, cinco meses de duração, enquanto outros anos eram três meses, mas aumentamos para cinco por conta da seca. Estamos com 27 comunidades, o que dá mais de quatro mil famílias, e a gente esgotou, chegamos ao 100% do operacional”, explica.

Além do aumento na duração do prazo da operação, que havia sido definido pela Defesa Civil no início do ano, Falcão explica que a ampliação da capacidade operacional está entre as medidas abrangidas pelo decreto de situação de emergência, assinado pelo prefeito Tião Bocalom nessa quarta-feira (27).

Rio Acre chegou a 1,40 metro nesta quinta-feira (28) — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Rio Acre chegou a 1,40 metro nesta quinta-feira (28) — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

O decreto tem como base os baixos níveis registrados no Rio Acre na capital, além de um parecer da Defesa Civil que também citou a baixa umidade do ar, o aumento de doenças respiratórias e prejuízos de produtores rurais com o desabastecimento.

“Não dá pra fazer mais nada, a não ser pela decretação. Todos os nossos depósitos, 109 caixas de cinco mil litros, fora outros particulares que a gente abastece, não só as da Defesa Civil, já foram todos abastecidos e vamos precisar adquirir mais caixas, comprar mais caixas para poder atender mais comunidades”, diz o coordenador.

Operação já atendeu 4 mil comunidades nas zonas urbana e rural da capital acreana — Foto: Evandro Derze/Prefeitura de Rio Branco

Operação já atendeu 4 mil comunidades nas zonas urbana e rural da capital acreana — Foto: Evandro Derze/Prefeitura de Rio Branco

Perfuração de poços

 

Ao assinar o decreto, Bocalom adiantou que uma das medidas a serem implementadas será a pesquisa de viabilidade para a perfuração de poços no Primeiro e no Segundo Distrito de Rio Branco. Esses poços, segundo o prefeito, podem garantir abastecimento de água durante o ano todo.

“Esse decreto que estamos fazendo aqui mostra a nossa responsabilidade, e principalmente a vontade de resolver o problema da falta de água em Rio Branco. Com esse decreto assinado, vai facilitar para que o Saerb possa contratar a Universidade Federal do Acre, junto à Universidade de Brasília, para fazer o grande estudo que a gente precisa, e também para contratar a empresa que vai perfurar dois poços para pesquisa que vão ser acompanhados pelas duas universidades. Dois poços de 800 metros para a gente saber onde tem água no subsolo de Rio Branco. Um poço no Segundo Distrito, e um no Primeiro Distrito. Não adianta dizer que tem água, e não fazer. Isso nunca foi feito, e nós vamos fazer”, declarou.

Rompimento de adutora causou crise no abastecimento de água em Rio Branco no mês de junho — Foto: Agatha Lima/Rede Amazônica Acre

Rompimento de adutora causou crise no abastecimento de água em Rio Branco no mês de junho — Foto: Agatha Lima/Rede Amazônica Acre

Bocalom já havia citado a perfuração de poços em diversas ocasiões. Em junho, quando Rio Branco enfrentava crise no abastecimento de água por conta de problemas em equipamentos em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), o prefeito anunciou que os estudos de viabilidade do projeto vão contar com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM),vinculado ao Ministério de Minas e Energia, e de pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O Rio Acre é a única fonte de captação de água para abastecimento na capital. No ano passando, quando o Rio Acre registrou também uma seca severa, o g1 fez uma reportagem com especialistas analisando o cenário, inclusive, estudos apontam que o rio pode até mesmo chegar a cota zero. Mas, alguns estudiosos alegam que os poços não resolveriam o problema.

Queimadas e poluição do ar

 

Queimadas diminuíram, mas ainda causam piora na qualidade do ar no Acre — Foto: Victor Lebre/g1

Queimadas diminuíram, mas ainda causam piora na qualidade do ar no Acre — Foto: Victor Lebre/g1

No Acre, a influência dos focos de queimadas na qualidade do ar em 2023 é menor do que em anos anteriores, mas ainda é responsável por picos nos índices de poluição do ar. A análise é do professor Willian Flores, da Universidade Federal do Acre (Ufac), doutor em Ciências de Florestas Tropicais.

Flores explica que o estado tem registrado mais chuvas do que o normal para o período de verão amazônico, o que contribui para que os municípios consigam manter a qualidade do ar dentro do considerado normal pela Organização Mundial da Saúde, que é de 15 microgramas de partículas por metro cúbico de ar.

“Esse ano, está um pouco menos [o índice de queimadas]. Esse ano, o problema que estamos tendo é climático. Estamos tendo mais chuvas do que deveria, de vez em quando tem um temporal. Ainda bem, porque estamos em um momento muito crítico de temperatura do ar. Se tivéssemos essas duas coisas, temperatura alta e baixa umidade, teríamos um desastre. Incêndios florestais, queimadas. A temperatura está alta, mas a pluviosidade está acima da média. Isso tem ajudado a ter menos queimadas. Está mais ou menos na metade do que aconteceu no ano passado. Isso tem contribuído um pouco com a melhoria dos índices de qualidade do ar. Embora, por causa da temperatura, a gente tenha a cultura do uso do fogo na Amazônia, que é cultural”, avalia.

Comentários

Acre

Governador Gladson Cameli vistoria andamento da obra da nova Maternidade de Rio Branco

Publicado

em

“O melhor natal vai ser esse ano. O presente para o futuro começa agora! Não é falar que as minhas autoridades são somente o nosso futuro. É preparar um local adequado de boa qualidade para recebê-las. É do presente para o futuro”, destacou o governador Gladson Cameli durante a vistoria da nova Maternidade de Rio Branco, nesta sexta-feira, 8.

Chefe de Estado enfatizou a importância das ações no presente para a garantia de um futuro melhor às próximas gerações. Foto: José Caminha/Secom

Na ocasião, o gestor aproveitou para dialogar com o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, com os responsáveis pela empresa executora e, principalmente, com os trabalhadores do local.

O titular da Seop falou sobre o avanço da obra da Maternidade: “Seguimos o compromisso, sempre analisando a logística aqui da nossa região. Era uma meta tirar a obra do chão ainda nesse período de final de verão e conseguimos! As fundações foram executadas, estamos na parte da lage e a empresa tem dado a resposta a toda a equipe da fiscalização da Seop e aos órgãos de controle”, pontuou o gestor.

Obra da Maternidade já segue com previsão para segunda etapa em janeiro de 2024. Foto: José Caminha/Secom

“Estou aqui visitando uma obra de suma importância que é a nossa maternidade. Quero agradecer a todos da parte privada, as empresas que estão cumprindo o seu papel de manter a obra num cronograma de execução correto, ao governo federal  e, mais ainda, a esses trabalhadores, homens e mulheres que se dedicam dia a dia para poder nos ajudar a melhorar a avida das pessoas, e é isso que quero como governador”, ressaltou Gladson Cameli.

Durante a visita, Gladson conversou com os trabalhadores e falou sobre a importância do trabalho que eles executam. Foto: José Caminha/Secom

O governador parabenizou também a equipe de governo e a Secretaria de Obras em nome do secretário Ítalo Lopes pelo andamento das obras em todo o estado.

“Quero agradecer a toda a equipe governamental pelo retorno das obras de Sena Madureira, e as demais que estão a todo vapor. Passamos por vários problemas, e problemas são para serem resolvidos, mostrar transparência é o meu compromisso. Convido as autoridades e os órgãos de fiscalização que venham visitar as obras e vejam os trabalhos serem desenvolvidos, para que juntos consigamos melhorar a vida da nossa população”, acrescentou o chefe de Estado.

Governador agradeceu o compromisso de todos os envolvidos nos projetos e obras que estão em andamento no estado. Foto: Jose Caminha/Secom

“O governador vem nos auxiliando, guiando em todo esse processo. A empresa vem dando resposta e em janeiro já teremos a assinatura da ordem de serviço para a segunda etapa da obra. As etapas estão vindo, o governo federal já sinalizou para a terceira etapa, o que demostra a confiança no serviço que está sendo desenvolvido pelo Estado, que avança para cumprir a sua missão que é cuidar das pessoas”, ressaltou o secretário.

Sobre a construção e apoio político no projeto da nova Maternidade da capital, Ítalo Lopes acrescentou que: “Estão todos participando, os parlamentares buscando junto conosco a liberação de recursos, então é um momento muito gratificante para mim, não só como servidor do Estado, mas também como acreano que precisa utilizar os serviços públicos de saúde”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Alto Acre encerra ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam) Alto Acre, deu continuidade às atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Brasileia.

Ao longo da última semana, foram realizadas ações no município, com o intuito de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres e propor medidas de prevenção e combate à violência.

O Ceam Alto Acre realizou uma roda de conversa com as mulheres da Casa de Passagem dos Imigrantes. Foto: Geisiane Rolim/Ceam Alto Acre

Na segunda-feira, 4, o Ceam Alto Acre realizou uma roda de conversa com as mulheres da Casa de Passagem dos Imigrantes, muitas em situação de vulnerabilidade, principalmente devido à condição de estar em fluxo migratório.

“Por se tratar de mulheres de outros países, que vivenciam outra realidade, com leis diferentes das brasileiras, este trabalho é de extrema importância, para que elas conheçam seus direitos e a lei que protege contra a violência doméstica no nosso país”, explicou a coordenadora da instituição, Geisiane Rolim.

Já na terça-feira, 5, o Ceam realizou roda de conversa com profissionais da Unidade Básica de Saúde Tufic Misael Saad. “Abordamos os tipos de violência, como identificá-los e, principalmente, como devem ser encaminhados”, informou a coordenadora.

Na quinta-feira, 7, a equipe realizou o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher em Brasileia. Foto: Geisiane Rolim/Ceam Alto Acre

Na quinta-feira, 7, a equipe realizou o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher em Brasileia. “Dialogamos sobre a importância da Rede e o quanto ela é fundamental no combate e na prevenção da violência, como também na assistência às mulheres vítimas”, relatou Geisiane, acrescentando que, na ocasião, foram discutidas as ações da Semulher. “Abordamos as várias campanhas desenvolvidas em nossa secretaria, levando para as mulheres do interior todo o trabalho realizado na capital”, disse.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 500 atendimentos: Deputada Dra. Michelle Melo promove ação do Gabinete Itinerante Mais Saúde na Vila Campinas

Publicado

em

Buscando proporcionar acolhimento e atendimentos na área da saúde e cidadania a Deputada Dra. Michelle Melo, promoveu na manhã deste sábado, 09, na Vila Campinas no município de Plácido de Castro, a ação Gabinete Itinerante Gente Cuidando de Gente Mais Saúde.

Durante toda manhã de atividades além de atendimentos médicos, também foram realizados testes rápidos, vacinação, ouvidoria e atividades recreativas com crianças e adolescentes.

Para a senhora Maria da Conceição, moradora da Vila Campinas, a iniciativa da deputada é muito importante para os moradores tanto da Vila como de Plácido de Castro.

“São vários atendimentos médicos que estão sendo realizados. Hoje fui atendida pela ginecologista e pelo clínico geral e quero deixar os meus agradecimentos e falar da importância dessa ação para a nossa Vila,” declarou a moradora.

Durante todo evento foram oferecidos cortes de cabelo, atendimentos pediátricos e psicológicos, ginecológicos, ortopédicos, clínico geral, ontológicos, vacinação entre outros.

A ação também contou com a parceria da patrulha do DETRAN, promovendo atividades educativas com crianças e adolescentes.

Francisco Mendonsa que é produtor rural e foi um dos primeiros a chegar na ação, também reafirmou a importância da iniciativa que busca promover saúde e cidadania.

“Tentei por várias vezes no serviço público, mas não consegui. Aqui na ação estou feliz com o atendimento, passei pela triagem e fui atendido muito rápido mesmo com o grande número de pessoas na ação, meu sentimento é de acolhimento e quero parabenizar a Dra. Michelle Melo, por se preocupar com a população de Plácido de Castro e moradores aqui da Vila Campinas. Quero agradecer essa nobre iniciativa,” disse o produtor rural.

Durante todo evento aconteceram ouvidorias, promovidas pelos advogados do gabinete da Deputada Dra. Michelle Melo.

O motorista e comerciante Jucelino Guimarães aproveitou a ação para utilizar o serviço oferecido pela assessoria jurídica.

“Estou aproveitando essa oportunidade para agradecer a deputada Dra. Michelle Melo e pedir que ela fortaleça ações que contribuam com o comércio local e com a infraestrutura das nossas ruas e ramais,” solicitou Jucelino, formalmente por meio da ouvidoria do gabinete da parlamentar.

A deputada Michelle Melo, agradeceu aos apoiadores do evento e a cada um dos médicos, enfermeiros e voluntários presentes e falou ainda sobre a iniciativa em prol da população de Plácido de Castro e principalmente da Vila Campinas.

“Inicialmente quero agradecer aos nossos parceiros e apoiadores voluntários que são de fundamental importância para o sucesso desse evento. A Jeanny Cunha conselheira tutelar, Eli Soares, José Hilton, Carlinhos Bandeira, Roselina Estácio que é a coordenadora da escola que está nos recebendo e a cada um dos médicos e profissionais da saúde deixo meus agradecimentos de todo coração.

A parlamentar detalhou ainda a ação e sua continuidade.

“ Esse é um projeto que surgiu dentro do meu gabinete quando ainda era vereadora e agora como deputada, estou fortalecendo essa ação em prol do povo acreano”, finalizou a deputada.

O evento foi sucesso de público e somou mais de 500 atendimentos lotando a quadra e as dependências da escola São Luiz Gonzaga.

A ação “ Gabinete Itinerante Gente Cuidando de Gente Mais Saúde”, promovida diretamente pelo gabinete da deputada Dra. Michelle Melo é contínua e voltará em breve a ser realizada em outras regionais tanto da capital acreana como do interior do Estado.

Comentários

Continue lendo








Em alta