fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Criminosos atiram em família na frente de residência em Rio Branco

Publicado

em

Quatro pessoas da mesma família foram vítimas de disparos de arma de fogo, na estrada da Transacreana, km 25, no Ramal Samaúma, na zona rural de Rio Branco, na noite desta sexta-feira, 14.

O crime tem duas versões relatadas. A primeira seria que as vítimas, Henrique Moura de Souza, 20 anos, Tiago Moura de Souza, de 17 anos, Ana Cristina Moura Magalhães, de 22 anos e Victor Manoel Moura de Souza, de 21, estariam retornando de uma pescaria quando foram abordados por quatro homens armados, que estava em um gol branco e começaram a atirar em direção ao veículo que eles estavam.

Já a segunda versão seria que os jovens teria indo ate um ponto de ônibus para buscar a mãe, e quando retornaram, em frente a residência da família foram surpreendidos por homens armados em um gol, que logo começaram a disparar vários tiros nas vítimas.

Após a ação criminosa, os bandidos fugiram tomando rumo ignorado. Outras pessoas da família que não foram atingidos, correram e se esconderam dentro da residência, com medo dos criminosos voltarem para terminar o “serviço”.

Feridos, os jovens foram socorridos por populares que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e em seguida, colocaram as vítimas em uma caminhonete de cor branca, e seguiram em direção ao Pronto Socorro de Rio Branco. Na metade do caminho, as viaturas de suporte básico e avançando interceptou o veículo e fez os primeiros atendimentos no local. Após todos com quadro clínico estabilizado, a ambulância encaminhou os jovens ao PS.

De acordo com o SAMU, Henrique foi atingido com um tiro no nariz de raspão, Tiago foi atingido com um tiro também de raspão na cabeça. Já Ana Cristina foi atingida no braço esquerdo e por último Victor Manoel, que foi alvejado por dois disparos, sendo um no abdômen e outro nos testículos. O jovem é a vítima mais grave do ataque.

A Polícia Militar esteve no local, buscou algumas informações sobre os acusados e em seguida saiu em buscas dos criminosos, mas até o momento ninguém foi preso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Comissão de Segurança Pública da Aleac acompanha denúncias de assédio moral contra servidoras do Iapen

Publicado

em

Por

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) está atuando firmemente para investigar denúncias de assédio moral envolvendo policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). O presidente da comissão, deputado Arlenilson Cunha (PL), confirmou a formalização das denúncias e destacou os próximos passos que serão seguidos.

“Nós vamos acompanhar a denúncia. Hoje, ouviremos as policiais penais envolvidas no caso no âmbito da comissão”, disse o deputado, enfatizando a seriedade com que estão tratando os relatos de assédio moral. O deputado reforçou o compromisso de acompanhar a atuação dos órgãos fiscalizadores para garantir uma resposta adequada.

“Confiamos na atuação do Ministério Público, da Polícia Civil, ” afirmou o parlamentar, sublinhando a confiança depositada nas instituições responsáveis pela investigação. A comissão vai fazer uma denúncia formal e se compromete a monitorar de perto o desenrolar dos eventos.

Além das investigações, a comissão está tomando medidas adicionais para assegurar que todas as partes envolvidas sejam ouvidas. “Vamos formalizar também já o convite ao presidente para que seja garantido a autoridade dele também ser ouvido da comissão, ” destacou o deputado, referindo-se à importância de incluir a liderança do Iapen no processo de esclarecimento.

Para Arlenilson Cunha, as denúncias são consideradas graves e exigem uma resposta rápida e eficaz do governo. “São denúncias graves e que nós precisamos que o governo adote uma providência, uma postura e traga resposta à sociedade. Esclarecendo os fatos e adotando as providências cabíveis que o caso requer, que é um caso grave, ” declarou o presidente da comissão, apelando para a responsabilidade governamental em tratar o caso com a devida atenção.

Carlos Leopoldo, presidente da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário, acompanhou as servidoras na entrega da denúncia. De acordo com ele, a situação veio à tona na semana passada, quando policiais penais procuraram as servidoras para relatar os abusos.

“As servidoras foram alvo de um abuso de poder e possível assédio moral por parte do presidente do Iapen”, afirmou Leopoldo. Ele ressaltou que, diante da gravidade da situação, foi emitida uma nota de repúdio contra o presidente da instituição e oferecido apoio e amparo jurídico às servidoras. Elas decidiram vir até a Assembleia para relatar aos demais deputados a horrorosa situação vivida por elas dentro do presídio”, explicou Leopoldo.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza monitoramento periódico da qualidade da água em Epitaciolândia

Publicado

em

Por intermédio da secretaria saúde setor de vigilância em saúde ambiental, a prefeitura de Epitaciolândia dá prosseguimento aos cuidados que visam à conservação da qualidade da água fornecida pela Saneacre aos setores públicos e residências, a técnica Silvia efetua periodicamente a coleta de amostras para análise e verificação de aspectos que ajudam a averiguar se água está dentro dos padrões de consumo humano.

Segundo a Técnica essa averiguação é de grande importância na prevenção de diversas doenças hídricas que podem afetar as pessoas que consomem essa agua diariamente.

O  programa vigiágua da vigilância ambiental faz rotineiramente essas coletas de águas em diversos pontos do  municípios para monitoramento da qualidade da água que é fornecida para nossa população, escolas, postos de saúdem residência etc. Então é feito esse monitoramento e essas análises, são através dessas análises que se dá a  prevenção das doenças de veiculação hídrica que são: As diarreias, febre tifoide, leptospirose dentre outras que a gente monitora na rede que possa afetar a saúde da nossa população.”

As analises são feitas em parceria com a Saneacre, diariamente é feito as coletas que são levadas para o laboratório para analisar os aspectos físico e química bacteriológica, então esse controle de qualidade da água é feito diariamente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Alunos do curso de fotografia do Ieptec conhecem fluxo de trabalho da Comunicação do Estado

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover o conhecimento e agregar experiência ao currículo, alunos da Qualificação Profissional em Fotografia da Usina de Artes João Donato, ofertada pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), visitaram a redação da Agência de Notícias do Acre nesta terça-feira, 21, para entender o fluxo e as metodologias de trabalho dos fotojornalistas da instituição.

O renomado fotojornalista e servidor da Agência de Notícias, Marcos Vicentti, que há 28 anos trabalha na área, demonstrou aos jovens o dia a dia da profissão e as ferramentas de trabalho utilizadas para realizar as fotografias.

Vicentti atua na área desde 1996 e iniciou no jornal impresso ainda na época da fotografia analógica. Foto: Pedro Devani/Secom

“A fotografia é uma área muito ampla, e hoje temos a facilidade de ter todas as ferramentas desse trabalho na palma da mão, que é o celular, onde podemos dar os primeiros passos, fotografando e editando, para, posteriormente, conseguir um equipamento melhor e mais especializado”, disse.

Vicentti já venceu diversos prêmios estaduais, nacionais e internacionais. Entre eles, ganhou em 2021 o Grande Prêmio Fotografe, que tem grande importância na América Latina.

Secretária de Comunicação participou da apresentação. Foto: Pedro Devani/Secom

A secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, explica que a contribuição dos profissionais da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) vai auxiliar a formação de novos talentos.

“É sempre um prazer receber alunos para visitar as instalações da Secretaria de Comunicação. Hoje o estado conta com os excelentes profissionais de comunicação, então é importante contribuir com a formação desses jovens, mostrar os caminhos da profissão, para que possamos ter bons profissionais”.

Professora Lane Santos considera a visita importante para a formação dos alunos. Foto: Pedro Devani/Secom

A professora do curso, Lane Santos, considera importante e positiva a visita, pois mostra como a prática é importante para o aprendizado.

“É muito importante [a visita], pois além da teoria eles [os alunos] conseguem entender na prática como funciona um registro fotográfico, o registro da imagem, e o que vai ser transmitido por meio daquela foto, porque na prática você desenvolve, de fato, essa habilidade”, afirmou.

Natália afirma que adquiriu conhecimentos importantes. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Natália Ávila é aluna do curso, e acredita que a contribuição de um profissional da área agrega conhecimentos profundos e importantes para quem deseja entrar no mercado de trabalho.

“Vai aprimorar o conhecimento. É uma área fértil, pois posso fotografar em diversos segmentos. Foi muito bom conhecer um profissional da área, e futuramente até podemos vir a ser colegas de trabalho”, explicou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo