fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Criança Feliz: Estado realiza capacitação sobre desenvolvimento infantil para supervisores de 21 municípios do Acre

Publicado

em

Desenvolvimento humano, estímulos e vínculos entre família, escola e sociedade. Esses assuntos foram destacados na capacitação organizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), sobre o Programa Criança Feliz, do governo federal. O treinamento, que contemplará 21 municípios do estado, foi realizado na Escola de Música, em Rio Branco, nesta terça-feira, 10.

Treinamento enfatiza os cuidados para o desenvolvimento da criança. Foto: José Caminha/Secom

O treinamento foi planejado para transcorrer em dois momentos, e reuniu supervisores da área educacional do Acre, que fazem parte das ações de políticas públicas formuladas pelo Ministério da Cidadania, desenvolvidas por meio da SEASDHM. O treinamento continuará até sexta-feira, 13. A mesma capacitação também será realizada no Juruá, de segunda, 23, a sexta, 27.

“Esse treinamento é mais voltado para a prática, por isso é importante para os supervisores e visitadores”, disse a coordenadora do programa em Rio Branco, Mircleide Mota.

Supervisores e visitadores participam da capacitação. Foto: José Caminha/Secom

“O Programa Criança Feliz trabalha com as dimensões da fase infantil de 0 a 6 anos, tendo em vista o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo, a linguagem e a motricidade; além disso, há o acompanhamento de gestantes”, explicou a coordenadora estadual do programa, Nair Mamed.

Coordenadora do programa, Nair Mamed. Foto: José Caminha/Secom

O Criança Feliz tem atribuições administrativas quem visam à prestação de apoio técnico aos municípios, com orientações definidas, a fim de que sejam executadas. Contempla, também, a categoria dos visitadores, que são profissionais com a função de acompanhar in loco as famílias que estão inclusas no programa. Somente no município de Porto Acre, são mais de cem famílias.

Coordenadora do Programa Criança Feliz em Rio Branco, Mircleide Mota. Foto: José Caminha/Secom

“A capacitação traz evidências do nosso trabalho prático e o programa tende a aumentar e fortalecer os vínculos entre família, escola e sociedade, de forma que ajudamos as mães com orientações práticas sobre o desenvolvimento dos seus bebês e crianças”, destacou a supervisora de Porto Acre, Dejanira Nunes.

Dejanira Nunes, supervisora de Porto Acre: “Fortalecer vínculos entre família, escola e sociedade”. Foto: José Caminha/Secom

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil e prefeita de Brasileia dialogam sobre a construção da nova delegacia e inauguração do Núcleo Técnico na cidade

Publicado

em

Por

Na última terça-feira, 30, o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, juntamente com diretores e delegados da Regional do Alto Acre, realizaram uma visita institucional à prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, para informar sobre os importantes projetos do governo do Estado, referentes à Polícia Civil, para a região. O foco principal da reunião foi a construção da nova delegacia da cidade e a proximidade da inauguração do núcleo do Departamento de Polícia Técnica, englobando o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML).

Autoridades da Polícia Civil do Acre e prefeita de Brasileia discutem avanços na segurança pública durante visita institucional. Foto: cedida

A necessidade da construção de uma nova delegacia em Brasileia surgiu após a antiga unidade ser atingida pelas águas do rio Acre durante as recentes enchentes, tornando inviável a retomada das atividades no local.

“O governo do Estado decidiu construir uma nova delegacia em um local mais seguro e digno para o atendimento da população e também para os nossos policiais, em razão das condições atuais do prédio e das seguidas enchentes”, disse o delegado-geral, Henrique Maciel.

Durante o encontro com a prefeita Fernanda Hassem, as autoridades da Polícia Civil foram recebidas com uma recepção calorosa e demonstração de apoio irrestrito à construção da nova delegacia e à implantação do núcleo da Polícia Técnica-Científica, que funcionará anexo ao Hospital-Geral de Brasiléia.

Presentes na reunião estavam o agente de polícia Vanderlei Ribeiro, o chefe da Divisão de Obras da Polícia Civil, engenheiro civil Ivo Wiciuk, o diretor do IML, Ítalo Maia, o perito criminal e diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica Científica, Sandro Martins, a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, e o delegado coordenador da regional do Alto Acre, Erick Maciel.

Diretor do Hospital-Geral de Brasileia junta-se às autoridades policiais para inspecionar obra do novo núcleo técnico, reforçando parceria entre saúde e PCAC. Foto: cedida

As autoridades também visitaram a obra do núcleo do Departamento de Polícia Técnica. O diretor do Hospital-Geral de Brasileia, Janildo Bezerra, esteve presente na visita, reforçando a importância da parceria entre as instituições de saúde e segurança pública para garantir um atendimento eficiente à população.

Henrique Maciel ressalta que essa iniciativa demonstra o compromisso das autoridades locais e estaduais com a segurança da população de Brasileia e região, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da PCAC e um atendimento mais eficiente à comunidade. “A construção da nova delegacia e a implantação do núcleo técnico representam um avanço significativo no fortalecimento da infraestrutura da Polícia Civil do Acre”, enalteceu.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Educadores que atuam em classes hospitalares e atendimento pedagógico domiciliar participam de formação continuada

Publicado

em

Por

Professores que atuam em classes hospitalares e atendimento pedagógico domiciliar, gestores e coordenadores de representações da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) nos municípios participaram de uma formação continuada com intuito de aprimorar a organização dos serviços, definir  dias de atendimento e esclarecer o público-alvo. 

A formação ocorreu nesta terça, 30, nas dependências do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação e reuniu cerca de 45 educadores da rede estadual e municipal de Rio Branco, além de profissionais da rede estadual das cidades de Bujari, Senador de Guiomard, Plácido de Castro e Acrelândia. 

Formação reuniu educadores da rede estadual e municipal de Rio Branco. Foto: Dayana Soares/SEE

Atualmente, a rede estadual possui três classes hospitalares localizadas no Hospital da Criança, no Hospital do Câncer e no Hospital de Saúde Mental do Acre. No primeiro bimestre, aproximadamente 36 estudantes pacientes tiveram acesso a essas classes. 

Adicionalmente, cerca de 45 escolas contam com alunos matriculados em classes de atendimento pedagógico domiciliar, somando um total de 80 alunos beneficiados por este serviço. 

Educadores posam para foto durante formação continuada. Foto: Dayana Soares/SEE

Para ter acesso ao atendimento, o pai ou responsável deve apresentar na escola um pedido ou atestado médico que justifique a ausência do aluno. A escola, por sua vez, encaminha a solicitação à SEE, que cuida de todos os trâmites internos necessários.

A assessora pedagógica das classes hospitalares e do atendimento pedagógico domiciliar, Maria Clarisse Oliveira, esclarece que laudos médicos de deficiência ou transtornos não são aceitos. “É mediante pedido ou atestado médico, especificando ou não o período de atendimento e justificando a impossibilidade do aluno ir à escola”, afirma. 

Para a assessora pedagógica da representação da SEE em Bujari, Antônia Martins, os atendimentos pedagógicos domiciliares são fundamentais: “Esse ano temos dois alunos na área urbana e um na rural e esses acompanhamentos são muito importantes porque a gente está levando algo que eles tem direito como alunos”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota de esclarecimento sobre o caso de invasão na UTI do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem a público esclarecer sobre o incidente no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), na noite desta terça-feira, 30, onde um indivíduo tentou acessar uma área restrita da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os profissionais médicos prontamente agiram conforme os protocolos estabelecidos, impedindo o acesso do indivíduo e encaminhando-o para fora da área restrita, onde foi contido pelos seguranças da instituição.

Por questões de segurança, a Polícia Civil foi acionada para garantir a integridade dos pacientes, funcionários e das instalações do hospital. Ressaltamos que todas as medidas foram tomadas, seguindo os procedimentos padrões e visando o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos.

Reiteramos o compromisso do governo do Acre com a qualidade do atendimento e a segurança de seus pacientes e colaboradores.

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo