fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Corpos de avó e criança que morreram em naufrágio no interior do Acre são encontrados

Publicado

em

Acidente aconteceu na última sexta-feira, 1º, no Igarapé Paraná do Ouro, na zona rural de Feijó.

Os corpos de uma idosa e de uma criança de dois anos, que estavam desaparecidos desde a última sexta-feira, 1º, após naufrágio na zona rural de Feijó, no Acre, já foram encontrados. O acidente aconteceu no Igarapé Paraná do Ouro, na zona rural do município.

Segundo informações, o barco em que as vítimas estavam bateu em um tronco dentro do igarapé. Neste domingo, 3, o Corpo de Bombeiros da cidade conseguiu resgatar o corpo da criança. Porém, os restos mortais da avó só foram encontrados nesta segunda, 4, por um ribeirinho.

O homem entregue às autoridades e os corpos foram levados à zona urbana de Feijó para os devidos procedimentos legistas. A distância do local do acidente para a cidade é de cerca de três horas pelo rio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson Cameli determina a recuperação de ramais de sete municípios do Acre, considerados polos agrícolas

Publicado

em

Regional do alto acre, as cidades e ramais contempladas, são: Capixaba (ramal Limeira), Xapuri (ramal Polo Recanto do Equador), Brasiléia (ramal Km 59)

Dos 10 ramais beneficiados, Brasileia teve o Ramal do 59 contemplados, sendo o maior do município, além de Brasileia da regional do alto acre, estão Xapuri e capixaba. Foto: arquivo

O governador Gladson Cameli, nesta quinta-feira determinou a abertura de licitação para a recuperação de ramais em sete municípios do Acre. O edital foi publicado no Diário Oficial da União.

São sete lotes ao todo, beneficiando 10 ramais.

As cidades são Acrelândia (ramal Bengala e Progresso), Porto Acre (ramal Linha 7 e Mutum), Manoel Urbano (ramal Conquista e Extrema) e Tarauacá (ramal Socó).

Na regional do alto acre, as cidades contempladas, são: Capixaba (ramal Limeira), Xapuri (ramal Polo Recanto do Equador), Brasiléia (ramal Km 59)

O edital já está disponível por meio dos sites www.licitacao.ac.gov.br e www.comprasnet.gov.br. As propostas serão recebidas até às 09h15min (horário de Brasília) do dia 07/06/2024, quando terá início a disputa de preços no sistema eletrônico: www.comprasnet.gov.br.

Comentários

Continue lendo

Acre

Equipe de bombeiros do Acre integra missões de resgates de famílias alagadas no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Nos dois primeiros dias de trabalho da equipe de quatro militares do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), enviados pelo Estado para integrar as operações de resgate das famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS), foi contabilizado o resgate de 20 pessoas e 3 animais.

Equipe de bombeiros militares do Acre é especialista em desastres, buscas em áreas colapsadas, operações náuticas e salvamento terrestre. Foto: cedida

Além de iniciar as missões de retirada de pessoas de áreas alagadas, logo após a chegada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, na madrugada de terça-feira, 14, a equipe do CBMAC também prestou apoio à Polícia Federal no transporte de tropas e equipamentos, bem como apoio à imprensa no transporte aquático pelas áreas inundadas.

A equipe do CBMAC, que integra as missões de resgate de pessoas e animais junto ao Corpo de Bombeiros do Rio Grande Sul, é composta pelo capitão Marcos de Castro Corrêa, o 3º sargento BM Zinho Silva Galvão, o 3º sargento BM Ismael Barbosa da Silva Medeiros e o 3º sargento BM Genilvan Apolinário de Moura.

Em Porto Alegre, desde a madrugada do dia 14 de maio, bombeiros militares do Acre operam junto aos bombeiros do Rio Grande Sul, no resgate de pessoas e animais na capital. Foto: cedida

O deslocamento de Rio Branco ocorreu na última quinta-feira, 9, para o percurso de cerca de 4.400 quilômetros, passando por seis estados. A equipe dispõe de uma caminhonete e um barco equipados com materiais de salvamento.

O capitão Marcos Correia enfatizou o comprometimento da equipe em iniciar as missões logo após as primeiras horas da chegada de um longo percurso terrestre, integrando, portanto, as ações de resgate em andamento no RS. “Viemos para as missões de busca e salvamento e o nosso comprometimento será cem por cento”.

A viagem por um longo percurso terrestre na caminhonete do Corpo de Bombeiros do Acre e embarcação com equipamentos de salvamento. Foto: cedida

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre adere à campanha 24 horas pelo Glaucoma

Publicado

em

Por

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), uniu-se, nesta quarta-feira, 15, à campanha nacional “24 horas pelo Glaucoma”, visando conscientizar a população sobre essa doença ocular silenciosa, que pode levar à cegueira irreversível se não diagnosticada e tratada precocemente.

Recomendação é realizar consultas oftalmológicas regulares. Foto: Arquivo Sesacre

O glaucoma, uma das principais causas de cegueira no mundo, muitas vezes não apresenta sintomas perceptíveis até que a visão já esteja comprometida. Por isso, é essencial realizar consultas oftalmológicas regulares, pois somente um especialista pode diagnosticar a doença, indicar o tratamento adequado e monitorar sua progressão.

Para ampliar a conscientização, prédios, monumentos e pontos turísticos sob a administração do governo serão iluminados de verde durante todo o período da campanha, que vai de 15 a 31 de maio.

O incentivo ao diagnóstico precoce da doença é promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Assim, a mobilização faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio, instituído pela Lei n° 10.456/2002.

Fatores de risco e importância do diagnóstico precoce

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do glaucoma incluem histórico familiar da doença, etnia africana ou asiática, idade acima de 40 anos e presença de miopia em graus elevados. É fundamental que pessoas com essas características realizem acompanhamento oftalmológico regular.

“Quanto antes diagnosticar o glaucoma, menores as chances de problemas na visão”, disse o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, ressaltou a importância do diagnóstico precoce: “Quanto antes diagnosticar o glaucoma, menores as chances de problemas na visão. Como a doença evolui de forma assintomática, as visitas regulares ao oftalmologista são fundamentais, especialmente para pessoas que fazem parte do grupo de risco”.

A adesão do governo do Acre à campanha “24 horas pelo Glaucoma” reforça o compromisso com a saúde ocular da população, incentivando a busca por diagnóstico e tratamento precoces para preservar a visão e a qualidade de vida.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo