Coronel Gundim assume Defesa Civil Estadual

Eles se dedicam a salvar vidas alheias, desconhecidas, mas nem por isso menos importantes. Anônimos, não fazem distinção entre classes sociais, cor de pele ou religião. E, em caso de algum desastre nacional, estarão prontos a ser acionados e dispostos a fazer o melhor possível dentro de condições adversas. Os heróis que cumprem esse papel são chamados de bombeiros e parte da corporação, a Defesa Civil Estadual, está agora sob novo comando.

O coronel Carlos Gundim, a convite do governador Tião Viana, assumiu a coordenação da Defesa Civil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O coronel Carlos Gundim, a convite do governador Tião Viana, assumiu a coordenação da Defesa Civil, cargo antes ocupado pelo coronel João de Jesus Oliveira, que foi para a reserva. “Recebi este convite com muita alegria, me senti honrado e espero corresponder à altura a todas as responsabilidades do cargo”, disse.

Coronel Gundim é instrutor militar e traz no currículo 21 cursos de mergulho, além de resgate em montanha, salvamento em altura, paraquedismo e sobrevivência na selva.

A Defesa Civil trabalha para amenizar os danos causados por desastres naturais – alagações e queimadas, por exemplo. Ela se antecipa aos fatos, em alguns casos, e elabora, como medida de segurança, planos de contingência em casos de cheias dos rios, prevendo que ações devem ser adotadas e quais instituições serão acionadas. Cabe à Defesa Civil Estadual articular os núcleos municipais.

Por: Tatiana Campos – Agência Acre

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima